Ovos da Páscoa Chocolate e Amêndoas

Os ovos de chocolate e as amêndoas “confeitas” fazem parte dos hábitos das famílias portuguesas. Quem resiste a oferecer aos familiares e aos amigos uma caixinha de amêndoas ou um ovo de chocolate? Mais que uma carga comercial esses presentes já entraram na tradição e, com efeito, a Páscoa é uma época festiva comemorada por duas das maiores religiões monoteístas da Humanidade: A Cristã e a Judaica. Os judeus, através do “PESSACH, ou Páscoa Judaica, comemoram a libertação da escravidão do Egipto e os cristãos a Ressurreição de Cristo. Em resumo, o renascimento para uma nova vida e uma oportunidade de promover a comunhão e a fraternidade entre os homens, a qual anda cada vez mais comprometida pela perda de valores morais e de respeito pelos outros.

 

Curiosamente, as populações que não têm qualquer relacionamento com o judaísmo e o cristianismo, também aderiram a esta tradição, provavelmente sem saberem porquê. Mas, isso já se tornou tão vulgar que nem nos impressiona.

 

É sabido que o costume de presentear com ovos surgiu na Idade Média quando a Igreja proibiu que durante a Quaresma se comessem ovos, carne e doces. Os ovos da Páscoa representavam o fim desse período de jejum e o início das festividades.

O chocolate, obviamente terá entrado muito mais tarde. Os europeus nem sequer o conheciam. E não nos admira que os espanhóis tenham o hábito de beber tanto chocolate, principalmente na Andaluzia, pois foi Hernán Cortez que o trouxe, em 1519, para Sevilha.

 

O chocolate já deu muitas voltas e hoje poucas serão as pessoas que desconheçam que o chocolate veio da América Latina para a Europa e, posteriormente, do Brasil para todos os continentes. No séc. XVIII o cacau era o principal produto brasileiro, exportado para Portugal (1.200 toneladas).

 

A este tema interessante, voltaremos dentro de outro âmbito mais histórico.

 

Defensora da religião católica, considero que este é o momento certo para unir a tradição, com carinho e sabores, procurando, em conjunto, que o nosso mundo se torne muito melhor. Boa vontade, precisa-se. Urgentemente!

 

Catarina Bacelar

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon