Micro-Shorts, Uma Moda? 

O regresso dos “hot pants” ou “micro-shorts” das pin-ups dos Anos 50, estão aí, em força, nas propostas para o Verão 2016.

Mas o que é um hot pant? Pois bem, é uma peça de vestuário intermédia entre o short e a calcinha (vulgo cueca feminina), tipo cinta curta.

Porém, nós que somos pouco de conselhos por entendermos que cada um tem a obrigação de ser responsável, atrevemo-nos a dizer às leitoras que façam uma análise ao vosso peso e às vossas coxas, porque há casos em que as mulheres que se atrevam a usar esta moda saem mesmo desfavorecidas.

Já tínhamos visto a dupla Dolce & Gabanna, há tempos atrás, ter incluído estes “micro-shorts” com casacos e blusas de quem vai a uma festa, mas pensámos que tal proposta ficaria por ali e não se alargaria. Enganámo-nos. Este ano há muitíssimas colecções dos EUA, da Europa e, principalmente do Brasil, onde esta moda está em alta.

O dinheiro está, pelo menos, em Portugal, cada vez mais caro. O decoro é sempre necessário e quem trabalha numa fábrica, num escritório, num centro comercial e o melhor, mesmo, é pensar duas vezes, antes de ceder à tentação da compra.

Porém, se a sua carreira está ligada a certo tipo de artes e sente que tem arcaboiço para, no mínimo, suportar as baboseiras que eventualmente lhe sejam dirigidas pelos mais conservadores, faça o que entender, mas pense que aqui lhe estamos a deixar um aviso honesto.

As actrizes dos Anos 50 foram as primeiras a usar “hot pants”, à sua vontade, e embora já tenham passado mais de 60 anos, elas tinham guarda-costas…

Nos Anos 70, Lynda Cartner foi a vedeta da série de televisão norte americana (Wonder Woman (Mulher Maravilha) baseada nas histórias aos quadradinhos e produzida entre 1975 e 1979. Ficou célebre nesse desempenho, mas também pela sua imagem dos “shorts” cavados, de cor azul com estrelas brancas. Foi a primeira figura desta notável com esta moda.

As peças, em vários materiais, denominadas “hot-pants” (parte de baixo dos biquínis que cobrem as nádegas e destapam as frentes das coxas) conferem um look realmente muito atrevido e “sexy”, mas o que nos começa a causar receio é o que pode acontecer a quem se vista com esta moda (que de interior, passa para o exterior urbano). Existe a roupa interior e a exterior. Existem vestuários de praia, urbanos vulgares, de manhã, de trabalho, de cocktail e de noite.

A nós, cabe-nos informar quais são as tendências propostas pelos estilistas e pelos costureiros.

Os exageros dão complicações.

Mas que esta moda é sensual, se a mulher que a usar for elegante, não duvidamos.

M.G.

Os Shorts do Nosso Quotidiano Dia e Noite 

O revivalismo que a moda do vestuário vem impondo, muitas vezes por imperativos comerciais, traz os “shorts” de regresso.

É evidente que há os “shorts que se destinam a várias categorias desportivas, mas não é desses que a Moda & Moda agora se ocupa.

Passamos a escrever sobre os “shorts” do vestuário feminino que, desde os Anos 20 do séc. XX, não param de surpreender.

Este ano da graça de Deus de 2016, pode considerar-se o tempo dos “SHORTS”. Começam nos “Hot Pants” ousados que nos mereceu um artigo em separado e continuam nos shorts para usar com casacos compridos, com casacos a formarem conjuntos, com conjuntos de tecidos diferenciados, com blusas, enfim, conforme nos apetecer e a bolsa permitir.

Dedicamo-nos à História da Moda há mais de cinquenta anos. Começámos com os acessórios que coleccionávamos e coleccionamos, onde avultam os botões, as fivelas, os pregos de chapéu e outros pequenos nadas como as luvas, as malas, as “vanity-cases”, enfim um mundo infinito que nos interessa aprofundar. Até chegar ao vestuário levámos algum tempo, mas depois, com os nossos guarda-roupas cheios, verificámos que já tínhamos uma colecção de traje que tem algumas décadas interessantes.

Nunca coleccionámos “shorts” muito embora, quando vestimos os primeiros, nos Anos 50, ainda fossemos uma rapariga de liceu. Mas, nem esses possuímos… Eram de caqui. Para memória, resta-nos uma fotografia que exemplifica a nossa figura de muita modernidade. Quem os terá deitado fora?

Intimamente ligados ao conceito de liberdade, na forma de estar e de vestir, os “shorts” foram “decretados” como as peças indispensáveis no guarda-roupa da juventude, atravessando todas as rebeldias dos Anos 60 sob a forma de “hot pants”.

Nos Anos 70, com a onda “maxi”, os “shorts” desceram-se as bainhas e quase se transformaram em bermudas. Depois ficaram esquecidos até aos finais dos Anos 80, data em que nunca mais saíram do “top” destapando as pernas da juventude feminina e masculina.

Em 2016, a história é outra, os shorts invadem as vilas e cidades, a qualquer hora do dia, quer de manhã, tarde e noite.

Usam-se com casacos compridos, a formar conjunto tipo casacos-shorts, shorts-blusas, isto é, até onde nos der a inspiração.

Artesãos do mundo novo, estilistas e costureiros de griffes como a Dior, Hermès, Bottega Veneta, Marni, Philosophy, Armani, Gucci, Versace, Elie Saab, Diane Von Furstenberg, Carven, Alberta Ferretti, BCBG, Tommy Hilfiger, Fendi, Etro, Louis Vuitton e Valentino aderiram no Verão-2016 a este fenómeno da moda. Em relação à quantidade de vezes que o nome de Giorgio Armani aparece, informamos os nossos leitores que este mestre da moda italiana apresenta três colecções a saber: Emporio Armani, Giorgio Armani e Armani Privé. Daí, apresentarmos tantas shorts deste famoso mestre da costura.

Há cerca de 20 anos esta onda não foi além das mulheres de 40 anos, mas as propostas são mais vastas e cobrem as faixas etárias que incluem as “princesas” até às 60 primaveras. Quem diria?

O que vale é que a cosmética tem evoluído muito e também há excelentes produtos de tratamento para combater a celulite.

A esperança é muita, mas o Verão parece não gostar de nos ver com a alegria que o Sol transmite à alma dos portugueses.

Será que temos que fazer uma prece colectiva para o Sol chegar como os calendários indicam?

 

Marionela Gusmão

Valentino
Armani
EmporioArmani
EmporioArmani
GiorgioArmani
Armani
AlbertaFerretti
DianeVonFurstenberg
GiorgioArmani
ChristianDior
Hermes
ChristianDior
BottegaVeneta
Marni
Philosophy
GiorgioArmani
Gucci
Versace

DIA

NOITE

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon