A L´Oréal está pela sétima vez de Parabéns, pois, foi recentemente reconhecida, como a empresa mais ética do mundo, pelo Instituto Ethispère, que lhe atribuíu o Prémio 2016 World’s Most Ethical Company.

Sobre este notável acontecimento, a L’ Oréal Portugal realizou, no passado mês de Junho, uma Conferência – “Ethics Conference” na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, um espaço que se ficou a dever ao contributo monetário do Sr. António Champalimaud – uma personalidade ímpar que legou uma Fundação onde a ética é imprescindível.

A Ethics Conference foi uma iniciativa organizada pela L´Oréal, em parceria com a Nova Information Management School da Universidade Nova de Lisboa, onde se debateram a importância e os desafios da ética na condução do negócio, um tema que assume extrema relevância na gestão das sociedades e na sociedade actual.

Mulher ligada à ética médica por razões familiares, já que sou sobrinha do famoso Dr. João de Alcoutim, o verdadeiro “João Semana” para quem a felicidade (eudemonia) levada à letra nas virtudes de Aristóteles, não eram nem os prazeres, nem as riquezas, nem as honras, mas uma vida virtuosa baseada na jura de Hipócrates, que tinha feito e cumpria.

Por ter uma formação académica na Área de Letras estudei a fundo, tal como era minha obrigação, o que a filosofia clássica exigia que soubéssemos, isto é, a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, ou seja a procura do melhor estilo de vida, tanto no mundo privado como no público. A ética que estudei abrangia os campos que actualmente são denominados por antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, às vezes política, entre outros campos, directa ou indirectamente ligados ao que influi na maneira de estar no mundo.

 

Estudei Filosofia pré-socrática, Ética sofística, Ética Socrática, Platão e Aristóteles. Aqui e em Itália estudei a Ética na Idade Média, no Renascimento e no Iluminismo. E fui adquirindo outros conhecimentos com especial incidência na Bioética, na Ética Empresarial, na Ética jornalística, na Ética na educação e vou aprendendo todos os dias a Ética na Internet.

Quero com isto dizer que estou atenta do princípio até agora.

 

Conferência

 

A sessão de abertura iniciou-se com as boas vindas pelo Prof. Pedro Simões Coelho, Director da NOVA IMS que disse uma breves palavras de incentivo ; A Drª. Inês Caldeira, CEO da L´Oréal Portugal abriu a sessão dizendo que a ética lidera os padrões empresariais e que graças aos colaboradores da empresa que dirige cujas componentes se pontuam por coragem, transparência, sustento na sua representação, Portugal é um excelente porto de partida. Salientou a acção da L’ Oréal no papel activo nos Direitos Humanos, na defesa da excelência ambiental, dando temas para que o debate fosse vivo e interessante. E foi. Reafirmou o compromisso muito forte da sua empresa com as questões éticas.

 

“ÉTICA - OS PRINCIPAIS DESAFIOS”

O Prof. Dr. João Valente Cordeiro da Universidade Nova de Lisboa, debruçou-se sobre os principais desafios da Ética na Escola Nacional de Saúde Pública, na Bioquímica, na Medicina molecular.

Foi um orador rápido, (frenético, diríamos), que não se esqueceu de realçar a importância da ciência na sociedade e citou a revolução da queda dos custos da sequência genómica, estimando que dentro de pouco tempo o genoma humano não será o quebra-cabeças da actualidade.

Gostei verdadeiramente dos desafios éticos que o Prof. Dr. João Valente Cordeiro enumerou, tendo em conta, obviamente, a Sociedade: Decisões; Políticos; Governo. E não se esqueceu dos Pagadores e das Seguradoras e, muito menos, dos Pacientes.

Nesta Conferência nem a Elizabeth Holmes, a jovem ex-bilionária que foi proibida de trabalhar em laboratórios, precisamente pela falta de ética, não deixou de ser citada como um mau exemplo.

Nesse momento veio-me, naturalmente à memória a minha empresa de saúde – Metra Instituto Particular de Medicina do Trabalho, Ldª. da qual sou a Gerente, sociedade que o meu marido, o Dr. Firmino dos Santos Fernandes fundou, em 1968, e que dei continuidade após a sua morte com os mesmos princípios de ética que muito me honram defender. As fichas dos trabalhadores estão fechadas com toda a segurança e as entidades patronais não têm qualquer acesso aos dados dos seus funcionários a quem prestamos os cuidados de saúde. A ética tem sido aplicada na minha empresa de saúde e na minha empresa de comunicação, quer como directora da revista MODA & MODA, quer como directora da revista do LLOYDS BANK e outros meios, com o mais profundo rigor.

O que seria a estigmatização e a discriminação que o Prof. Dr. Dr. João Valente Cordeiro enumerou, senão fosse a ética?

Gostámos de escutar um cientista tão avançado que até levou à Conferência a Robótica, um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robots e computação, mas que em alguns casos quando aplicada às empresas como a Toyota, no Japão, pode gerar crises económicas entre os trabalhadores. A perfeição só Deus a pode dar!

O Professor deixou muitas pistas para colocarmos a ética no cimo do mundo. Realmente é preciso ter em conta a desumanização, a relação com o tempo e a esperança média de vida. É imperioso evitar o sofrimento e a solidão que a vida traz a quem não tem família. É preciso incentivar a ética em todos os azimutes. Com optimismo. Com amor ao próximo.

COMO A L’ORÉAL SE POSICIONOU COMO A EMPRESA MAIS ÉTICA DO MUNDO?

Emmanuel Lulin, Senior Vice-President, Chief Ethics Officer da L´Oréal  falou sobre as éticas em cada negócio, na discrição, nas decisões, e pôs grande ênfase quando se referiu à integridade, ao respeito, à coragem e à transparência.

O seu discurso confirmou-nos a grande evolução que o sentido da ética foi sofrendo ao longo dos tempos e como foi conduzida a campos de ética aplicada, incluindo, naturalmente, a ética nos negócios. É evidente que uma empresa com a dimensão da L´Oréal tem que levar a ética a muitas frentes de batalha. Visitei há alguns anos o seu Centro de Investigação, situado nos arredores de Paris, e fiquei fascinada com o trabalho de tantos investigadores na procura da manutenção da juventude, nos cuidados capilares, em suma, em tudo o que diz respeito aos cuidados de beleza feminina e masculina, sem esquecer os bébés e as crianças.

Fiél como sou a Espinoza, um filósofo que nasceu em Amesterdão, na Holanda, em 1632, descendente de uma abastada família de comerciantes originários de Espanha, cujos antepassados haviam sido expulsos de Portugal, imaginei as suas formas de conhecimento e alguns conceitos perfeitamente encaixados na L’Oréal.

Mitigar os riscos, três palavras-chave do Sr. Emmanuel Lulin para uma empresa que ganhou este ano, pela 7ª. vez consecutiva, o World´s Most Ethical Company para a L’ Oréal – uma empresa que conta com nove biliões de consumidores. Bravo!

 

PAINEL DE DISCUSSÃO “DIGITAL E ÉTICA” Big Data – Privacidade – Inteligência Artificial!

Neste painel foi moderador Ricardo Costa, Director Geral de informação do Grupo Impresa e vários oradores, tal como a seguir descriminamos: Fernando Bação, Professor de Gestão de Informação, PhdNova Information Management School da Universidade Nova de Lisboa; Sofia Tenreiro, Country Manager, Cisco; Paulo Barreto, Country Manager Facebook; Luís Pereira Santos, Country Manager da McCan.

Encerrou a sessão o Sr. Mário Parra da Silva, fundador e presidente da Associação Portuguesa de Ética Empresarial e representante do Global Compact Network em Portugal.

A Ética no Digital mereceu muitas opiniões, nomeadamente na privacidade dos dados, na segurança cibernética, entre outros temas relacionados com a visão descritiva da ética moderna definida como uma afirmativa normativa.

Parabéns à L´Oréal na pessoa da Drª. Inês Caldeira (CEO em Portugal) e da sua assistente Dra. Ana Martinez, assim como a todos quantos nesta empresa, trabalham em Portugal e no mundo.

 

Marionela Gusmão 

 

L´ORÉAL PREMIADA COM O 

2016 WORLD´S MOST ETHICAL COMPANY

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon