D'ALMA I Alexandra Matias

MULHER DINÂMICA I JOALHEIRA CONHECEDORA I MÃE EXTREMOSA

Alexandra Matias é uma mulher dinâmica, do seu tempo, que trabalhou em áreas da consultoria informática para grandes empresas nacionais e multinacionais. O Mestrado em Gestão (MBA), fez nascer em si um enorme desejo de empreender a sua capacidade numa área que gostasse e lhe permitisse a liberdade de decisões próprias. Nessa sequência tirou o Curso de Gemologia, apaixonando-se por jóias e pedras preciosas, levando-a a deixar o rumo da sua vida profissional, ligada a vertentes mais em voga, como a informática. Após concluir o Curso de Gemologia fez o Curso da Casa da Moeda sobre contrastaria e avaliação oficial.

Casacos

Com esse objectivo, Alexandra Matias fundou a d’ ALMA JEWELRY, numa localização privilegiada, na zona nobre de Lisboa – a Rua Castilho – um dos locais de compras mais elegantes, concebido para clientes exigentes que sabem o que procuram.

 

A D'Alma Jewelry é conhecida por vender e comprar pérolas, jóias assinadas (Cartier, Bulgari, Van Cleef & Arpels, Tiffany & Co, Boucheron, Chopard, Chaumet, de Grisogono, Piaget,….), ou com pedras preciosas excepcionais e relógios de luxo.

 

M&M - Qual é, no seu entendimento, a mais-valia da D´ALMA?

Alexandra Matias – A Ética absoluta aplicada a todas as interacções, (compra ou venda), o sigilo total e a dedicação ao serviço que presto aos meus clientes.

 

M&M – Consta que a sua clientela se insere na classe A, o que tem a dizer-nos sobre isso. São mais exigentes?

 

A.M. -Tendo a D’ Alma, jóias de grandes marcas, que adquire a clientes de classes altas, que por uma razão ou outra deixaram de lhes interessar, é natural que a clientela compradora seja igualmente elitista. Nós aqui, costumamos dizer que vendemos jóias com história. Imaginemos que uma senhora de 70 anos oferece à neta uma jóia excepcional mas que a jovem prefere, por exemplo, uns brincos mais modernos, ora estamos perante uma boa hipótese de compra e de venda. Por outro lado, se eu sei que tenho uma cliente que anda à procura de uma esmeralda, de uma safira, de um rubi ou de uma brilhante de primeira qualidade, ao comprar à neta da senhora de 70 anos, penso de imediato, na cliente que não está preocupada com a moda mas com a beleza de uma pedra preciosa. É mais ou menos assim…

 

M&M – Onde adquire jóias de marcas tão famosas como a Chaumet ou a Van Cleef & Arpels?

 

A.M. – Aqui, no meu espaço ou em avaliações para partilhas, por exemplo.

 

M&M – Como tem conseguido em tão curto espaço de tempo obter tanta informação e conhecimento de jóias como há muito não se via na cidade de Lisboa?

 

A.M. – Desdobro-me o mais que posso. Tenho um filho pequeno que necessita de mim e dos meus cuidados, mas apesar disso, vou muito ao estrangeiro a feiras de alta joalharia onde aprendo sempre um pouco mais. Não é estando aqui, todos os dias, repetindo os mesmos gestos que se aumentam os conhecimentos. A Joalharia é um mundo fascinante. Tenho aberto horizontes em Feiras Internacionais nos E.U.A., na Suiça, em França e também já fui ao Oriente.

 

M&M – Entre a sua clientela há muitos coleccionadores do joalheiro A ou B?

 

A.M. Sim. Tenho clientes que me estimam porque têm confiança em mim. Alguns pedem-se o que querem e eu procuro. Se encontro o que desejam é só telefonar e já está.

 

M&M – A nossa directora desde há muitos anos que tem uma grande vocação pela joalharia e trabalhou muito com o Sr. Américo Barreto em investigação de pedras e de estilos. Sabe disso?

 

A.M. – Sim, sei. A sobrinha do Sr. Américo Barreto tem muita consideração pela Drª. Marionela Gusmão e foi a primeira que me falou nesse trabalho dos dois. A Joana Barreto até transferiu muitos dos seus afectos para a sua directora, que bem conheço e aprecio. Não conheci o Sr. Barreto e tenho pena. Contudo, ele dedicava-se mais à joalharia dos séc. XVII, XVIII e XIX, tal como ela e eu estou mais virada para jóias contemporâneas. No entanto, se me aparecerem para eu comprar também estou interessada. Negócio é negócio. Desde que tudo seja verdadeiro, eu estou aqui, na dianteira.

Como sabe foi na Festa do 32º. Aniversário da Moda & Moda que se realizou no T Club, (onde é difícil juntar tantos Reitores e Professores catedráticos das nossas Universidades, além de figuras destacadas do nosso meio social), que a D´Alma Jewelry participou no desfile do João Rolo ao ceder pulseiras, colares e anéis que se viram nos braços, pescoço e dedos das manequins. A colecção do nosso grande costureiro português era feérica. Além disso, como sabe, ofereci uma jóia para a Tômbola - um pendente com uma bonita pérola rodeada de brilhantes que saíu à Srª. Drª. Isabel da Silveira Godinho, uma personalidade destacada da museologia que fez do Palácio Nacional da Ajuda um monumento que pode ser visitado, sem nos envergonharmos da degradação em que se encontrava quando para lá entrou. Eu e a minha família somos fãs da Moda&Moda, do seu site onde suponho que esta nossa entrevista vai ter lugar e do Blog Marionelíssima, ainda na fase de arranque.

 

M&M – Como faz as avaliações? Usa a parafernália toda que foi sendo criada?

 

A.M. - Evidentemente que sim. Tenho todos os aparelhos para examinar as pedras e uso todas as técnicas actuais para avaliar os metais preciosos.

 

Conclusão

Alexandra Matias é uma personalidade do nosso tempo. Domina a língua inglesa na perfeição e não deixa nada ao acaso, pois até as suas novidades poderão ser comodamente acompanhadas através das redes Sociais (Facebook e Instagram) e do site www.dalmajewelry.com.

O tempo passou rapidamente. Alexandra é uma mulher calma, atenta que explicou toda a sua actividade, sem nos deixar dúvidas. A confiança e o bom gosto, no mundo da joalharia, são 100% do sucesso de uma casa. Parabéns!

 

Josefina de Aragão

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