Nas muitas propostas de moda que vos podemos apresentar, pois estivémos presentes em todos os grandes desfiles internacionais, escolhemos o verde na expectativa que os modelos desta cor contribuam para vivermos com mais esperança em dias melhores para toda a Humanidade.  

Apesar de nenhum estilista ou o mais sábio costureiro imaginar a hecatombe que viria por aí com o COVID 19, há um facto marcante que parece um fenómeno, pois quase todos os estilistas e costureiros incluiram o verde nas suas colecções da actual temporada.

Pautado pelos tons pastel de grande serenidade, pelos tons vivos da tendência exótica e os agressivos da tendência psicadélica que nos remete para o verde de 1989, garantimos que após uma visualização cuidada e atenta dos melhores desfiles de Alta Costura e de Pronto a Vestir dos mais conceituados estilistas de Nova Iorque, Miláo e Paris, o verde é a cor mais marcante da Primavera/Verão 2020. E aqui está ele 

no verde que apela ao reino mineral (esmeraldas, jacintos, jades em todas as suas variantes, berilos e peridotos); ao reino vegetal (folhagens e searas); ao reino animal, aves exóticas). 

 

Na nossa selecção sempre atenta à cor de pele das nossas leitoras, garantimos que os modelos escolhidos não só irão valorizar os seus corpos como os rostos das peles mais brancas, das morenas e até as de raça negra. Uma cor generosa! A cor que apela à esperança que todos tanto necessitamos nestas horas de angústia e de incertezas. 

Como se pode observar, em verde se interpretam, pois, os mais variados estilos de moda. Em verde ternura cor das amêndoas da Páscoa, em verde espectacular cor de esmeralda, em verde sóbrio cor da folhagem perene das palmeiras, em vários verdes se encontram as propostas mais sofisticadas ou as mais desportivas desta temporada – a pior de sempre desde que escrevemos sobre moda (desde 1973)  há cerca de 43 anos!

Atenção! Quarenta e três anos é muito tempo! Na TeleSemana assinava sob o pseudónimo de Maria Elisa, mas tive o cuidado de o alterar quando a conhecida figura da RTP, de seu nome Maria Elisa, entrou para a ínica estação televisiva que então existia (para a qual também trabalhava e muito! através de um Concurso com provas no Teatro Maria Matos e em que a autora destas linhas fez parte do Júri para a sua admissão. As voltas que o tempo dá!

E como estou a escrever no período quaresmal vem a propósito dizer que a roupagem de alguns santos também era e continua, num verde vivo como se pode ver em muitas procissões da Semana Santa, que infelizmente este ano, talvez não se realizem.

Ai, o que eu gostava de assitir em várias cidades algarvias à Procissão nocturna da Semana Santa que passava em Faro, no largo principal, junto ao velho Hospital; em Tavira saía da igreja de Santa Maria e consta-me que agora sai da igreja da Misericórdia, (talvez por ser mais central). Lá ia o Senhor Jesus num esquife e atrás a sua Santa Mãe com um lencinho na mão, a chorar. Comovo-me sempre! Ainda fui com o meu marido, um católico q.b., pois não tinha sido educado no seio de uma família de preceitos católicos e ele próprio nunca sentiu um grande apelo interior. Era inteligente e bom homem e isso bastava-me.

Faltam árvores e flores nas cidades que vão crescendo. Oxalá que esta crise provocada por um virus, nascido ou criado algures na China, não destrua mais o nosso planeta. Já chega a ganância de alguns figurões das Câmaras Municipais, já chega! Que este maldito vírus que ceifa vidas sem dó nem piedade, sirva de lição. Viva o Verde, Viva a natureza!

 

 

Marionela Gusmão 

Verde I A cor da esperança?

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon