Veludo I Um Tecido Sempre Nobre

O veludo, é um tecido cuja superfície é coberta de anelado ou de felpa saindo do cruzamento de fundo. Há vários tipos de veludo. Mas, hoje só nos ocupamos do veludo liso de algodão e/ou de seda, assim como de veludo lavrado, isto é, produzido por várias teias de lavor, por ser o que apresentamos.

O fascínio do veludo perdura há séculos. Das cortes bizantinas aos faustos renascentistas, dos trajes de Luís XIV a Napoleão Bonaparte, dos mantos reais portugueses aos cortinados dos altares e dos salões, o veludo “revestiu” os corpos esbeltos da senhoras da nobreza às cortesãs e, posteriormente, as divas da ópera e do cinema. É o tecido que mais agrada ao tacto e à vista. Uma boa razão para marcar a sua presença, todos os anos nas colecções dos melhores costureiros.

Na temporada Outono/Inverno 2017/2018, Giorgio Armani homenageou-o, uma vez mais, incluindo-o em vários modelos da sua colecção; Óscar de la Renta cuja memória continua fiél aos veludos, também os incluiu; Blugirl – uma marca italiana que muito apreciamos adoptou-os em vestidos juvenis - e a nossa adorada Schiaparelli que regressou com o mesmo direito que a sua rival Chanel, fez furor.

Com uma origem muito polémica (entre os estudiosos de têxteis de todas as nações), o veludo de seda chegou a Itália no séc. XII, trazido por árabes que vinham do Oriente. Mas, de que ponto do Oriente, perguntamos nós? Tenha vindo de onde quer que seja, o veludo é um tecido que se mantém, há séculos, na moda do vestuário, continuando a possibilitar a execução de modelos surpreendentes, dentro do gosto e das tendências que as inovações dos novos tempos exigem. Vejam-nos!

 

Marionela Gusmão

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon