Stefano Ricci I O luxo masculino italiano

Quando falamos na marca Stefano Ricci, os nossos leitores mais viajados sabem que nos referimos a vestuário luxuoso no masculino.

Os habituais visitantes de Nova York que frequentam a Park Avenue sabem de olhos fechados onde fica a loja STEFANO RICCI, assim como os apaixonados de Florença conhecem o espaço da marca do Palácio Tornabuoni, na Via del Pescioni nº. 1.

E nº. 1 é toda a família Ricci que começa em Stefano Ricci, natural de Florença, o guru do negócio, tal como afirma o seu filho Filippo Ricci, actual director criativo da marca que se orgulha de ter toda a colecção confeccionada em Itália.

Há mais de 30 anos que não víamos nenhum desfile de Stefano Ricci onde cada colecção é um hino à Alta-Costura Masculina. Abandonámos Florença porque o Pronto-a-Vestir feminino passou para Milão e tínhamos pouca motivação a não ser visitarmos a cidade onde aprendemos durante 2.000 horas de aulas na Accademia di Belle Arti di Firenze a amar a cidade, os encantos do Renascimento e muito sobre pintura e história de arte em geral.

Hoje, quando se ultrapassa a porta de entrada de uma loja Stefano Ricci tudo o que se vê faz parte de um universo sofisticado, feito para dândis modernos. Basta explicar que as gravatas de seda são confeccionadas artesanalmente e até existe uma secção de joalharia onde um par de abotoaduras custa mais ou menos 100 mil dólares.

A família Ricci conta entre os seus clientes com milionários, celebridades como Andrea Bocelli e Tom Cruise, políticos influentes e os magnatas do petróleo do Médio Oiente.

Não temos conhecimento que algum português vista esta marca, mas divulgar que existe é uma obrigação que há muito se impõe.

Negócio de família, o pai é quem manda, a mãe controla a produção e o irmão de Filippo (o criativo) é o homem dos números.

E assim se faz um império onde além da inspiradora Florença é a própria família quem cedeu a base e a referência a este universo sofisticado.

Marionela Gusmão 

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