Os Solares e o Ecossistema

Como escolher protetores solares seguros para os ecossistemas e para a sua saúde?
Os químicos presentes na composição dos protetores solares podem ter impactos nocivos para a vida marinha e para a saúde humana. Alguns dos problemas associados aos protetores solares são o branqueamento, deformação e morte dos corais - os corais são extremamente raros (ocupam 1% dos fundos oceânicos) e suportam 25% da vida marinha; problemas de disrupção endócrina em peixes e mamíferos (tornam-se inférteis, deixam de se reproduzir); problemas de saúde em humanos (substâncias encontradas no corpo humano, incluindo nas placentas em grávidas)[1,2].
É importante saber que nenhum protetor solar é 100% seguro para a vida marinha. O melhor será escolher os protetores mais naturais possível. Os protetores solares que não têm na sua composição nenhum dos seguintes compostos são neste momento considerados como os mais seguros[3]:
-
Nenhuma forma de microplásticos (esferas/grânulos)
-
Nenhumas nanopartículas como "zinc oxide" ou "titanium dioxide”
-
Oxybenzone
-
Octinoxate
-
4-methylbenzylidene camphor
-
Octocrylene
-
Parabenos: Para-aminobenzoic acid (PABA); Methyl Paraben; Ethyl Paraben; Propyl Paraben; Butyl Paraben; Benzyl Paraben
-
Triclosan (protetores com adição de repelente de insectos)
Ao escolher um protetor solar deve ter em consideração:
-
Os ingredientes, para evitar que tenham estes compostos (em qualquer das formas que surgem). Os protetores minerais usam geralmente os compostos “zinc oxide” e/ou “titanium dioxide”, que são seguros caso diga que são “non-nano” (>100 nanómetros), pois as partículas maiores não são ingeridas pelos corais. Os protetores que usam óleos vegetais são uma alternativa mais segura (ex: Camellia sinensis (chá verde), de Coffea arábica e C. canephora (café), Rosmarinus officinalis (alecrim), Aloe vera (babosa), Viola tricolor (amor-perfeito), Matricaria recutita (camomila), Arachis hypogaea L. (amendoim), Cocos nucífera (coqueiro) e de Sesamum indicum (gergelim)).
-
Escolher um protetor biodegradável, pois parte dele vai sempre parar ao mar e é importante que se degrade facilmente.
-
Escolher um protetor sem microplásticos na sua composição.
-
Escolher um protetor sem adição de repelente de insectos.
-
Escolher um protetor que garanta ser resistente à água, pois também evita que saia da nossa pele facilmente.
-
Evitar protetores em spray, pois acabam por espalhar o produto pelo ar e areia, e depois é transportado para o mar. Também se deve evitar por uma questão de saúde pública, pois há inalação de químicos por parte do utilizador e das pessoas que estão à volta.
-
Prestar atenção às certificações do produto. Já existem várias marcas que garantem ser “reef-safe” ou “coral-safe”, o que embora não garanta que sejam 100% seguros para os corais (pois ainda não é globalmente aceite qual a definição desses termos), acaba por ajudar na escolha do consumidor.
Outros produtos cosméticos também têm estes ingredientes e são também transportados para o mar de diversas formas (ex: já foram encontrados na urina, e não são atualmente retirados nas estações de tratamento de água antes de serem descarregados no mar). Alguns destes produtos: aftershave, shampoos de bebé, óleos de banho, gel duche, diversos produtos de maquilhagem, verniz para as unhas, cremes para a pele, etc.
Visto que nenhum protetor solar é completamente seguro para os ecossistemas e para a saúde humana, deve-se também evitar colocar protetor solar muitas vezes. Se optar por usar roupa com proteção solar (ex: chapéus, tshirts) pode reduzir a necessidade de usar protetor solar em 90%[4]. Pode também escolher chapéus de sol ou tendas de praia com proteção solar no seu tecido, de modo a ter um local onde se abrigar do sol.
Todos os anos a organização sem fins lucrativos EWG – Environmental Working Group lança uma lista de quais os melhores protetores solares relativamente a vários critérios. Pode encontrar o guia disponível aqui: https://www.ewg.org/sunscreen/
Referências:
[1] https://oceanservice.noaa.gov/news/sunscreen-corals.html
[2] https://www.youtube.com/watch?time_continue=303&v=28qWIPeOkvI
[3] http://haereticus-lab.org/protect-land-sea-certification/
PCT