Quem diria que os shorts já são uma moda secular? Pois é! Nasceram nos Anos 20 do séc. XX e regressaram nesta temporada, sorrateiramente, quiçá a comemorar o seu 1º. Centenário, já que nos encontramos nos Anos 20 do séc. XXI.

Componente fundamental da cultura da sociedade em que vivemos, a moda acompanha a evolução dos costumes, permitindo uma leitura que, embora complexa, não deixa de ser ambivalente.

Nestes tempos em que tudo quanto se refere à moda regista um notável interesse, os “shorts” são peças do vestuário que todos associam à liberdade e à ousadia da forma de estar e de vestir.

 

O confronto entre a moda e a sua estreita conexão com a história social e cultural de vários períodos do passado séc. XX, leva-nos a conclusões interessantíssimas no que se refere ao revivalismo. Estão neste caso os shorts, que fizeram a sua aparição nos Anos 20 do séc. XX e que, agora na temporada Primavera/Verão 2020 são uma das peças mais destacadas dos que fazem da moda do vestuário o seu “métier”. Cem anos depois? É obra!

A autora deste texto vocacionada para a História da Moda (não foi por acaso que trabalhou no Museu do Traje nos Anos 70 de século passado), sente-se reviver os “shorts” dos Anos 50 que usou (contrariando a avó com quem cresceu) , nos Anos 60, 70 e por aí fora, já que os shorts foram ganhando terreno e nunca saíram completamente da moda, especialmente no Verão.

Porém, dos alvores da moda dos shorts até à actualidade, muitas histórias cabem no capítulo da Moda do Vestuário Feminino. Indiferentes ao parece mal, os shorts entraram para o séc. XXI, ora mais curtos, ora quase a roçar os joelhos. Questão de gosto! Questão de maior liberdade? Responda quem souber!

Neste pouco abençoado ano de 2020, há uma coisa que vai ser certa. Nos milhares de ruas do nosso Portugal, tal como nos milhões de milhões das ruas e avenidas de outros países do mundo, os shorts vão destapar as pernas de todas as mulheres que os adoptarem com excentricidade ou discreção, sempre no caminho comum da liberdade. Vivam os shorts!

 

Marionela Gusmão

Cristiano Burani

Alberta Ferrett

Alexandre Vauthier

Alberta Ferretti

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Fendi

Frankie Morello

Georges Chakra

Ralph Russo

Sabrina Persechino

Salvatore Ferragamo

Salvatore Ferragamo

Sylvio Giardina

Shorts I Um século de moda

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon