MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

SEMPRE EM ALTA  - ACÇÃO DE MECENATO

Desde os finais dos Anos 50 que temos o Museu Nacional de Arte Antiga no nosso coração.

Contudo, nem sempre o Museu primou pela sua Direcção. Teve altos e baixos independentemente das medidas dos seus directores.

Na actualidade, o “nosso” Museu tem ao seu leme o melhor comandante que se poderia arranjar. A conservação está um primor, a apresentação das peças é de tal modo excelente que, de repente, ficaram mais atraentes. E, isto, graças ao Dr. Serpa Pimentel, o homem firme com alma de artista, no lugar certo.

Ontem, dia 29 de Novembro, a Moda & Moda esteve presente na conferência de imprensa para ouvir o Director do M.N.A.A. e a Professora Teresa Leonor Vale onde cada um dos dois oradores falou sobre uma miniatura de marfim (16,2 x11,4 cm) representando D. Frei José Maria da Fonseca Évora (1690-1752), cuja aquisição custa 10.000 euros, uma verba pequena por aquilo que representa, sendo um custo que com a boa vontade de todos, em poucos dias, se alcança.

O repto do MNAA é simples: Todos somos MECENAS.

Com efeito, os nossos leitores que colaborarem na aquisição da pintura do eminente franciscano, embaixador em Portugal junto da Santa Sé, agente artístico, coleccionador, ele próprio mecenas e bispo do Porto - uma das mais prestigiadas figuras da cultura portuguesa no reinado de D. João V - estarão a fazer uma acção de mecenato.

Segundo o exaustivo estudo da Professora Teresa Leonor Vale, D. Frei José Maria da Fonseca Évora, esteve em Roma desde 1712, ano em que acompanhou o marquês de Fontes na célebre embaixada do Rei de Portugal ao Papa Clemente XI, tendo sido um privilegiado interlocutor no processo de aquisição de obras de arte para a corte portuguesa, ao tempo elevadamente faustosa, salientado-se o seu desempenho na encomenda do importante conjunto escultórico destinado à Real Basílica de Mafra, a qual foi edificada por voto a Santo António, sendo a mais monumental, no mundo, de todas as edificações em louvor do nosso Santo.

Os portugueses podem orgulhar-se desta obra de D. João V.

O testemunho de gratidão do monarca, ficou expresso na lápide ali afixada que diz:

 

“A Deus Óptimo e Supremo e a Santo António Lusitano,

Este templo foi dedicado

Por D. João V rei de Portugal

Em cumprimento de um voto

Para ter filhos.

Lançou a primeira pedra

E D. Tomás I Patriarca de Lisboa

Ocidental a sagrou em rito solene

No ano de 1717, no dia 17 de Novembro”.

 

O retrato de D. Frei José Maria da Fonseca Évora, merece estar no MNAA.

Dotado de um gosto requintado e do seu tempo, são conhecidas as suas encomendas aos principais artistas do momento. Além disso também foi um homem muito letrado.

Em Roma, no convento de Santa Maria de Aracoeli, mandou construir a chamada Biblioteca Eborense (considerada a primeira a seguir à Vaticana).

Repare-se na pintura como Frei José Maria da Fonseca de Évora, tem o hábito franciscano e segura um grande volume, num ambiente cuidadosamente encenado.

A campanha de angariação de fundos para a compra do retrato de Frei José, teve início no dia 29 de Novembro de 2016 e termina no dia 30 de Maio de 2017. Não espere, porque dentro de pouco tempo já é tarde para a sua colaboração.

As modalidades de pagamento são várias. Por nós, o mais fácil é ir visitar o Museu, descansar no restaurante, fazer uma pausa, tomar uma refeição e doar o que entender, até um euro é aceite, nas caixas do GAMNAA. Mas, os mais modernos podem fazê-lo por transferência bancária para:

Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga

IBAN:PT50.0036.0458.99106001472.91

BIC/SWIFT:MPIOPTPL

Vamos! Força! D. Frei José Maria da Fonseca Évora, até talvez seja uma figura da corte celestial.

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon