Plumas de Avestruz  I Seduções Ondulantes

Não é de agora, na recta final da 2ª. década do séc. XXI, que persiste uma certa onda de apelo à exuberância do movimento do corpo feminino. Uma boa razão para que os costureiros, artesãos da moda actual, escolham as plumas de avestruz para criar os seus modelos.

A utilização das plumas de avestruz não é de hoje.

Desde sempre usadas como adorno, as plumas foram difundidas na Europa a partir do séc. XVI, através dos mercadores genoveses que as adquiriam em alguns portos dos estados bárbaros. Nos finais do séc. XVIII, a África do Sul e o Senegal eram os principais fornecedores das plumas que ornamentavam os capacetes militares e os chapéus da nobreza europeia.

No séc. XIX, as avestruzes eram animais quase em extinção. Foi então que, na Argélia, se levaram a cabo, com êxito, ensaios de criação de avestruzes.

Depois, em 1865, colonos ingleses e holandeses da África do Sul lançaram-se na criação de avestruzes por incubação artificial naquele país, e hoje são os maiores produtores do mundo, apesar das querelas raciais que reinam com poucas tréguas.

Até há pouco, as plumas e as peles de avestruz vinham daquele território, em quantidades abundantes, para os grandes mercados, onde o luxo é palavra de ordem.

Não é por acaso que o vestuário com plumas de avestruz apenas aparece nos mercados de luxo, daí que onde mais se encontrem seja na Alta Costura Francesa – o top da riqueza.

Com estas plumas, os modelos tornam-se ondulantes e, naturalmente provocantes.

Apaixonada por história, tentamos sempre uma razão para a causa das paixões. Neste caso, apesar de sabermos que no antigo Egipto as plumas constituíram um símbolo de justiça e verdade, não conseguimos descodificar a mensagem que os grandes costureiros pretendem transmitir nos seus modelos. Será que ficam apenas por aquilo que nos parece? Isto é, que a vida é uma aventura para viver em beleza e ousadia?

 

 

Marionela Gusmão

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon