Plissados I ​​Uma Moda sempre actual​

A Moda da actual temporada, que só termina na Primavera de 2017, deu um enorme destaque às pregas dos vestidos e das saias, algumas abrindo-se como se fossem um guarda-sol ou um tecido dotado de energia.

Valor inato dos povos primitivos e também uma herança da costura, as pregas, tecido sobreposto que abre em leque ou a direito, são uma moda que quase todos os estilistas e costureiros, mesmo inconscientemente, têm sempre em consideração.

Contudo, foi o desenvolvimento das indústrias do vestuário e o pregueado mecânico que contribuíram para a popularidade das pregas, principalmente a partir de 1870.

Na sua história, sobressaem, no século XX, as pregas à Fortuny, um plissado miúdo, em harmónio (tipo elástico) que inspiraram posteriormente, muitas colecções da americana Donna Karan e do japonês Issei Miyake. Porém, muitas senhoras, que hoje estão na ronda dos 70 anos de idade, tiveram na moda das saias brancas de pregas, o “must” da sua juventude.

Nos Anos 90 do séc. passado muitas pregas vimos nós nas passarelas de Paris, Milão, Roma, Florença, Londres e Nova Iorque. Aqui nesta Moda & Moda já vimos pregas mais largas e mais calmas que as ondas dos mares serenos, mas todas flutuaram ao som das músicas actuais, mostrando a sua grande beleza e feminilidade.

Mas, atenção, uma mulher com peso a mais não pode abusar dos pregueados porque ainda aparenta mais peso do que aquele que transporta.

Para este final da temporada Outono/Inverno 2016/2017, é com muito gosto que revivemos as pregas em chapéu-de-Sol, direitas, estreitas, largas ou em folhos, com toda a sua carga poética, provando que a contemporaneidade também se baseia nos valores positivos do passado.

Luísa de Mendonça Pessanha

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon