Peles I Moda e Conforto

Azzaro

Ulyana Seergenko

Oscar De LaRenta

Oscar De LaRenta

Versace

Gucci

Gucci

Fendi

Versace

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Sobre a moda das peles tem-se dito tudo. Uns criticam o seu uso, outros incensam a sua moda, mas nessa forma de dizer muito, poucos acertam. Na actualidade há os que falam em crueldade rentável por desconhecerem o trabalho árduo dos que têm lutado pela salvação das espécies e apontam heroicamente o trabalho dos “Green Peace” por não terem a menor ideia da selvajaria a que foram submetidos os desgraçados dos esquimós.

Fendi

Fendi

Fendi

Jean Paul Gaultier

Fendi

Hoje, graças aos comerciantes honestos, de peles, há empresas que se dedicam à criação de diversos animais em cativeiro, colaborando fortemente para manter algumas espécies de visons, raposas, martas e outras. Entretanto, quando começou a onda de salvar as focas, esqueceram-se da alimentação e do agasalho dos esquimós. Alguns fanfarrões diziam alegremente: usem peles sintéticas que aquecem o mesmo. E, não era verdade!

Ora, a desgraça já tinha começado na Sibéria e no Alaska com as zibelinas, mas não serviu de lição.

A mais recente história abusiva contra o homem foi com a proibição de apanhar focas e de chegarmos à actualidade com as populações atingidas por estes devaneios terem que nos seus “iglos,” serem alimentados com o mesmo que comem as populações de outras regiões totalmente diferentes.

Fendi

E o que aconteceu?

Infelizmente, os esquimós não suportaram a comida dos ocidentais e muito menos os agasalhos sintéticos, os quais lhes causaram doenças graves.

Entretanto, a rapaziada do Green Peace, viu-se a braços com o problema que criaram, isto é, as focas desenvolveram-se, foram-se alimentando com os bacalhaus que por ali abundavam. Com este desregramento acabaram por trazer as focas para reservas de aquacultura e até os bacalhaus já estão nessa série de asneiras. Ninguém respeitou o eco-sistema e agora?

Os esquimós têm doenças do foro neurológico e da dermatologia, enquanto alguns andam a tapar o Sol com uma peneira como se todos não soubéssemos já, que a maioria dos bacalhaus que se vendem para nosso consumo são criados em viveiros.  

Porém, não vamos escrever sobre focas, apenas fizemos esta introdução para calar a boca dos que censuram quem usa peles, todas criadas em cativeiro, sem prejuízo da conservação das espécies.

Azzaro

Azzaro

Elie Saab

No Outono/Inverno 2017/2018 a elegância e o “glamour” trazem novas linhas e novas cores.

Na nossa escolha há a intenção de fazer um desfile de casacos compridos, de casacos curtos, um vestido e alguns agasalhos para saídas de festas.

Dos inícios da Moda & Moda à actualidade, já alguns excelentes peleiros ou faleceram ou não apresentam colecções, mas, por exemplo, a Casa Fendi continua nos caminhos da fama com a criatividade de Karl Lagerfeld que apresentou alguns modelos a fazerem-nos recordar o célebre Frédéric Castet quando trabalhava para a Dior.

No desfile que se segue, as leitoras da Moda & Moda vão poder apreciar modelos em raposa, em vison e em Breitschwanz.

Que saudades de Christian Lacroix e dos lindos casacos de peles que esse grande costureiro apresentava… Que saudades de Yves Saint Laurent… Homens de grande valor que nunca tiveram esses pruridos dos defensores dos animais… Curiosamente, há muitos animais que vivem à custa da defesa de um pseudo-ideal como se vivêssemos todos no tempo dos bárbaros. Se alguém maltratar um animal, eu estou na linha da frente para o defender e para isso não preciso de militar em nenhum partido…

Todos os modelos que apresentamos são executados com peles de animais criados em cativeiro, tal como os frangos, as vacas, os coelhos, etc. Quem não come bifes? Talvez os que não os podem comprar. Admito essa hipótese e a de pessoas que seguem regimes vegetarianos.

Quando falamos em conforto nunca podemos deixar de lado a utilização das peles.

Além do mais, há uma linha que começa na criação em cativeiro, no tratamento das peles (tinturaria), no trabalho dos “designers”, na comercialização… Enfim há muitas profissões envolvidas que não podem ser travadas por aqueles que se julgam donos do mundo e melhores do que os outros.

Aqui vos deixamos o melhor desta temporada em peles nobres, em modelos projectados num contexto mais real, aliando elegância, luxo (porque não?) em novidades que exprimem o triunfo das peles, hoje e sempre.

Marionela Gusmão

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon