Casacos compridos I ​​Um indispensável abafo de Inverno​​

Sobre os casacos compridos já se escreveu tudo. Desde os tempos, entre os finais do séc. XIX e os inícios do séc. XX, em que as senhoras começaram a usar esta peça de vestuário e nunca mais a deixaram, passando pela História do Traje onde alguns autores afirmam que estes casacos são legítimos descendentes das “clâmides” gregas e dos “peplos” romanos.

Evoluindo aos sabores dos tempos, os casacos compridos já foram muito compridos, muito curtos, já gastaram todos os tipos de tecidos (sedas de verão e lãs no inverno) e consumiram variadíssimas peles, as quais passam pelos modestos coelhos aos deslumbrantes visons, entre outras  peles, que há já muitos anos são criados em cativeiro para esse efeito.

Agora, vamos apenas cingirmo-nos aos casacos em lã, caxemiras e outras matérias-primas que aquecem.

As tendências são numerosas e nós escolhemos modelos com origem nas Colecções de Pronto-a-Vestir apresentadas em Milão e Nova Iorque, assim como em alguns modelos de Alta-Costura que desfilaram em Roma e Paris. Como resultado desta escolha, a panóplia que apresentamos abarca alguns modelos cingidos e outros soltos, sendo que as alturas das bainhas saltam das mini, para as médias, acabando por demonstrar que as “maxi” , são as mais preferidas por quem propõe a moda. A última palavra, como é natural, cabe a quem escolhe – as consumidoras.

Nestes tempos que vivemos em que os valores morais e éticos estão cada vez mais degradados, apreciamos o gosto de alguns estilistas e costureiros em trazer para a moda do quotidiano feminino, a inspiração no traje militar roubado ao Exército e à Marinha. Nós por aqui, ficámos a sorrir…

Nem as condecorações foram poupadas para adornar o vestuário. Grande ideia! Na verdade, hoje existem condecorações a granel e o conceito do grande herói começa a desaparecer.

Caras leitoras, um casaco comprido é um “passe-partout” que faz economizar nas compras das blusas, camisolas, saias e vestidos de 2016/17.

Casaco comprido. Apoiado!

 

Marionela Gusmão

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon