A 92ª Cerimónia dos Óscares

 

Dolby Theatre em Hollywood, Califórnia

 

9 de Fevereiro de 2020

Na noite de 9 de Fevereiro de 2020, realizou-se a 92ª. Cerimonia dos Óscares 2020, o maior espectáculo do cinema mundial, enchendo o Dolby Theater, na Hollywood Boulevard, em Los Angeles.

Na grande noite de domingo o Dolby Theatre, parecia seguir o guião que muitos vaticinavam, dando a vitória ao muito elogiado filme de guerra "1917", ou então optar por surpreender toda a gente com uma das três novidades revolucionárias: atribuir a vitória pela primeira vez a um filme da Netflix, entregar a estatueta principal a uma adaptação da BD, ou premiar pela primeira vez como Melhor Filme uma produção em língua estrangeira e não em inglês.

O filme sul-coreano "Parasite", realizado por Bong Joon-ho, fez história nesta Edição dos Óscares, tornando-se a primeira produção a conquistar os prémios de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional (melhor filme estrangeiro), Melhor Guião Original e Melhor Realização.

É que apesar dos muitos prémios já conquistados pelo filme de guerra de Sam Mendes, incluindo o Globo de Ouro e o Bafta, a sua vitória não parecia estar longe de ser completamente garantida a sua nomeação para o Melhor Filme, mas conseguiu ainda os Óscares pela Melhor Mistura de Som e Melhores Efeitos Visuais. Por um lado, o sul-coreano "Parasite" conquistou uma série invulgar de distinções, incluindo o troféu para Melhor Elenco nos prémios do Sindicato dos Actores da América, especialmente relevante tendo em conta que os actores estavam em maioria entre os membros votantes da Academia.

Por outro lado, "Joker" é um sucesso esmagador em todo o mundo e, amado ou odiado, parece ser de longe o título que mais agarrou o “espírito” do nosso tempo no último ano, pelo que, além do Óscar de Melhor Actor para Joaquin Phoenix, o filme só conseguiu obter o Óscar pela Melhor Banda Sonora.

 

E cada vez menos podemos deixar a Netflix de fora e se é verdade que se diluiu a sensação que todos tinham no início da temporada a ideia de que  o Óscar de Melhor Filme iria ou para "O Irlandês" ou para "Marriage Story", a verdade é que a plataforma conseguiu arrebatar mais nomeações que qualquer outro estúdio, nada menos que 24, mais nove do que no ano passado, e foram repartidas por uma enorme diversidade de categorias, incluindo animação e documentário.

Entre as novidades deste ano, a categoria popularmente chamada “Melhor Filme Estrangeiro” mudou de nome para Melhor Filme Internacional e a de Melhor Caracterização passou a contar com cinco nomeados.

Com uma qualidade excepcional no conjunto dos filmes nomeados, a noite foi tudo menos previsível, com muitas surpresas para juntar às histórias das 92 edições dos Óscares.

 

A Passadeira Vermelha apresentou-nos personalidades elegantes, com vestidos vaporosos e, na sua maioria, repletos de cor, com apontamentos de excentricidade pelo meio.

Embora a gala dos Óscares seja uma grande noite de cinema, também é  uma oportunidade para mostrar o melhor da moda e da Alta Costura.

Este ano, na Passadeira Vermelha, possivelmente uma das que teve as melhores propostas, venceu a sustentabilidade, com cada vez mais actrizes a optarem por soluções “vintage”.

A sustentabilidade, um vocábulo há muito inerente no nosso dia a dia, esteve presente. Com efeito, sendo a indústria da Moda uma das mais poluentes, optar por uma criação “vintage” é um contributo importante para com o planeta. Com essa preocupação, Margot Robbie, nomeada para Melhor Actriz Secundária por “Bombshell”, optou por se apresentar num Chanel de outros tempos. Outra presença deslumbrante na passadeira vermelha foi Penélope Cruz. A actriz espanhola desfilou num elegante modelo “vintage” da Chanel Haute Couture.

Porém, a sustentabilidade da moda não se ficou por modelos mais antigos, abrindo assim caminho a silhuetas contemporâneas. Saoirse Ronan, nomeada para melhor actriz por “Little Women”, surgiu num vestido Gucci, cuja parte de cima foi realizada a partir do tecido do vestido que a actriz levou aos BAFTA, pondo assim em prática a reutilização das matérias-primas.

Já Scarlett Johansson. nomeada em duas categorias: Melhores Actriz Principal por “Marriage Story “e Actriz Secundária por “Jojo Rabbit”, apareceu com um lindo vestido de Oscar de la Renta. Um modelo comprido e sem alças, destacou-se quer pelo tom metálico quer pelos fios que compunham o corpete.

Já Natalie Portman aproveitou a sua passagem pela passadeira vermelha para apoiar as realizadoras esquecidas pela Academia. Na lapela esquerda da capa que completa o seu conjunto Dior, Maria Grazia Chiuri bordou os nomes de Greta Gerwig (Little Women), Lorena Scafaria (Hustlers), Lulu Wang (The Farewell), Mati Diop (Atlantics), Marielle Heller (A Beautiful Day in the Neighborhood), Melina Matsoukas (Queen & Slim), Alma Har’el (Honey Boy) e Céline Sciamma (Portrait of a Lady on Fire), as realizadoras esquecidas pela Academia. 

Outros modelos fascinantes foram os de Florence Pugh, nomeada para Melhor Actriz Secundária por “Little Women”, com um Louis Vuitton cheio de folhos; da australiana Rebel Wilson (Jojo Rabbit), que conseguiu as atenções num magnífico Jason Wu; ou de Regina King, que se evidenciou à chegada num esculpido Versace.

Timothée Chalamet, também conhecido como o actor de Hollywood da nova geração, surgiu na passadeira vermelha com um “bomber” e um par de calças em cetim, com assinatura Prada, deixando assim para trás o tradicional smoking, que nomes como Brad Pitt, Leonardo DiCaprio e Joaquin Phoenix não deixaram de parte.

E assim, a revista Moda & Moda mais uma vez, visualizou o ambiente de moda e de outras vertentes que são apanágio da nossa/vossa revista.

 

Theresa Bêco de Lobo

A Passadeira Vermelha

Entrega de Prémios

Sala de Imprensa

Entrega de Prémios

Governors Ball

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon