Casacos Compridos e Longos ... nas horas de Festa​​

Aqueles casacos muito compridos, (conhecidos por saídas de ópera) com caudas a arrastar pelos tapetes persas ou outros, usados nas grandes solenidades, têm ido desaparecendo, pelo menos em Portugal.

As noites do Teatro Nacional de S. Carlos que, até 25 de Abril de 1974, ombreavam com as das grandes salas de espectáculos do mundo, acabaram, acreditamos que para sempre. Lisboa não é Paris, que foi ocupada durante a 2ª. Guerra Mundial e soube ressuscitar-se, fazendo do seu teatro de Ópera, um lugar especial no mundo.

Dos faustos antigos, em Portugal, o que resta?

Respondemos a esta interrogação com a maior simplicidade: ficaram um ou outro acontecimento, alguma visita de Chefes de Estado a Portugal e que exijam “traje de gala”, as Bodas de Ouro de algum milionário (raridade) e, com grande ênfase: algumas festas de casamentos.

Os casacos compridos que apresentamos, escolhidos entre o melhor do melhor das colecções de Alta-Costura francesa e italiana e de um outro costureiro que, nesta temporada Outono/Inverno 2016/2017 decidiu mostrar do que é capaz, destinam-se em especial aos casamentos que vão ter lugar até Março de 2017.

Abrimos esta selecção com casacos curtos, de grande “toilette”, com um modelo da celebérrima costureira chinesa, de seu nome GUO PEI, exactamente aquela que só trabalha para milionários - a senhora que deixou o ano passado os americanos boquiabertos com o modelo amarelo que criou para a Beyoncé desfilar no MET de Nova Iorque. Continuamos com as obras-primas de dois libaneses (Georges Chakra e Georges Hobeika), incluímos o italiano Giambattista Valli que foi para Paris substituir o insubstituível Emmanuel Ungaro e, posteriormente, criou a sua marca usando o seu nome.

A Giambattista Valli, juntamos a marca do nosso muito amado e saudoso Gianni Versace; a etiqueta de Roberto Cavalli que subiu muitos degraus com o novo mestre que está à frente do “atelier”; do nosso muito amado Valentino que ainda mantém nesta colecção a dupla que o acompanhava nos últimos anos; a marca criada pelo Sr. Nicola Trussardi que tivemos o privilégio de entrevistar em Milão, (cuja morte lamentámos amargamente); um apontamento do francês mais excêntrico e criativo – o eterno “enfant terrible” Jean Paul Gaultier e um outro do talentoso, Franck Sorbier, a quem tem faltado a visão dos grandes investidores da alta finança para elevar a marca ao lugar que merece; outro ainda de Alexis Mabile que dedica o seu talento à juventude sofisticada que existe no nosso universo. Por fim, incluímos modelos de Rani Zakhem – um libanês que apresenta as suas deslumbrantes colecções, em Roma, por ocasião da Semana da Alta Moda em Itália e do mais estrondoso costureiro, de origem libanesa, Zuhair Murad, o qual juntamente com Elie Saab, é um dos costureiros com mais aceitação nos desfiles de Alta-Costura, em Paris.

Obviamente que não é nossa intenção fazer deslocar as leitoras deste do site da Moda & Moda a Paris ou a Roma para adquirirem os modelos que agora lhes apresentamos. O nosso intuito é trazer até às mulheres de várias faixas etárias que vão ser muito observadas nos casamentos das filhas, belíssimos casacos que mais se prestem para deslumbrar os convidados dos noivos.

Para terminar, somos ainda forçados a fazer uma recomendação protocolar. Que nenhuma senhora se lembre de ir a uma festa a partir das 17.00 horas com chapéu, seja de que modelo for, semelhante ou não ao de Zuhair Murad que ilustra este texto. A um jantar, de certeza, que ninguém vai de chapéu e a um casamento que não seja por volta da hora do almoço o procedimento é igual. Em situações deste cariz, o melhor é esquecer que o chapéu existe.

Marionela Gusmão 

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon