TECIDOS PORTUGUESES  NO MUNDO

41º Munich Fabric Start

Entre 30 de Agosto e 1 de setembro realizou-se o 41º Munich Fabric Start o salão de tecidos alemão onde ao longo de 42.500 m2 de exposição se apresentaram cerca de 1700 coleções, oriundas de 37 países, onde estiveram presentes 18 empresas portuguesas que responderam ao mote deste evento, “Realise”. Com este sopro inspirador foram concebidas as colecções Outono/Inverno 2017/2018 que no salão se apresentaram diante um público com elevado grau de escrutínio crítico. A presença dos tecidos portugueses num evento com este nível de exigência e competividade é um motivo de grande orgulho e oportunidade de afirmação nacional. Conquistar novos clientes e identificar oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos foram objectivos transversais da presença portuguesa.

As empresas A.Sampaio & Filhos Têxteis, Albano Morgado, Heliotextil, Lemar  M.M.R.A.,  Sanmartin, Sidónios Malhas Texser Têxtil Serzedelo receberam  o apoio da Associação Selectiva Moda (ASM) para apresentar ao mundo as suas principais novidades e inovações na área dos tecidos e acessórios made-in Portugal. Este apoio surgiu na sequência de uma acção do From Portugal 2015-2016. Trata-se de uma iniciativa promovida pela ASM e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da moda. O projecto From Portugal 2015-2016 é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização.

Estiveram ainda presentes neste certame mais 10 empresas portuguesas: Adalberto Estampados – Gierlings Velpor – Paulo de Oliveira – Penteadora – QuickCode – Riopele Têxteis – Somelos Tecidos – Tessimax Lanificio – Teviz by Polopique – TMG Textiles.

Quanto às novidades portuguesas há a destacar a colecção apresentada por A. Sampaio & Filhos – Têxteis, presença habitual neste certame, que privilegiou as misturas com lã e cachemira, bem como outras fibras nobres de origem natural e onde surgem as fantasias subtis e os toques confortáveis invernosos.

 

Sanmartin, outra presença habitual, destacou nas suas propostas as gamas de Alta-Costura, Noiva, Casual Chic / Sport Chic. «Esperamos obter uma reacção positiva dos nossos clientes face à nossa nova colecção de Inverno.” Afirmou Alexandre Leitão, “marketing manager” da empresa.

A Texser – Têxtil Serzedelo optou pelas flanelas, com especial destaque para as de lavagens “Fade Out”. «A Alemanha é uma das maiores referências mundiais no sector da moda/vestuário, daí a nossa presença assídua neste certame” indicou José António Ferreira, director de exportação da empresa.

A exposição a cargo da Heliotextil, sublinhou os «produtos Eco, desenvolvidos com fibras orgânicas (algodão, linho…), e, a realçar, Transferes Técnicos para aplicação a quente, personalizáveis. Certificação ISO 9001; Oeko-Tex Standard 100

- Class I…».

Também uma presença assídua neste mercado, a Albano Morgado continua a considerar muito importante a sua comparência neste certame tendo em consideração o aumento de 25% de exportações para o mercado alemão como sublinhou Baltazar Lopes, responsável pelo mercado alemão. «Tecidos 100%lã, aliados a misturas de cores mescladas presentes nos mais variados desenhos, continuam a ser a principal aposta para esta estação», acrescentou.

«Conhecer novos clientes, aumentar o volume de negócios e aumentar o número de contactos» eram os objectivos da Lemar. Tecidos em diversas composições e acabamentos para sportswear, cordura para sacos, mochilas e uma pré-colecção de banho 2018 em riscas, estampados e quadrados, foram os principais destaques em exposição.

Especialista em malhas, a Sidónios apresentou-se com excelentes perspectivas visto já terem uma boa carteira de clientes além do natural objectivo em captar novos potenciais interessados, como explicou John Gomes. Malhas com misturas de fibras ricas, tais como lás, tencel, caxemiras, com várias gramagens, assim como malhas com fios técnicos funcionais, são as principais novidades para a próxima estação fria do ano que vem, ou seja de Outono Inverno 2017/2018.

A moda tem obrigatoriamente que viver à frente do tempo. Para a nossa revista, esse é um dos seus encantos.

 

Ana Paula Timóteo

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