Roxo ou Violeta I Moda “cantada” na cor do perdão

Carolina Herrera

Carolina Herrera

Georges Hobeika

Georges Hobeika

Zuhair Murad

Zuhair Murad

Valentino

Conta-se que outrora, o perdão intimamente ligado à piedade, se traduzia através do roxo claro ou escuro, próximo ou distante das cores das violetas e dos lilases (para os poetas) e das beringelas, couves e beterrabas (para os agricultores).

Hoje, a moda escolheu para estes tempos que decorrem entre a descrença e a falta de valores, uma gama de tons que é quase um milagre a celebrar. Com efeito, se as violetas escasseiam nas mãos das vendedeiras do Chiado lisboeta, se ninguém vê a flor da genciana em nenhum florista por mais luxuoso que seja, existem em todo o país, trepando por muros e valados, aquelas flores que abrem de dia e fecham à noite e dão, entre nós, pelo nome de campainhas. Não são muito amadas porque sufocam as árvores onde se enrolam. Vamos, pois, esquecer as campainhas e saudar as anémonas que na sua curta floração nos oferecem entre outras cores, o lilás mais claro e mais escuro, recordando, também, os amores-perfeitos.

Para quem já se esqueceu, lembramos que as anémonas, também conhecidas por flor do vento, cujo nome deriva do grego “anémos” ou seja vento, inspiraram os gregos da Antiguidade clássica tal como muito mais tarde, vieram a entusiasmar os ingleses da época vitoriana com o mesmo sentimento poético e efémero. Os amores-perfeitos representam o que cada um de nós desejaria encontrar até ao fim dos seus dias…

Outra flor, em vários tons de lilás ou roxo, que nos transporta para os modelos que os costureiros capricharam em criar, é a chamada “aster”. A “aster” foi enviada para Paris pelo jesuíta Pierre d’ Incarville, missionário na China, que enviou no séc.XVIII as sementes desta flor ao botânico Jussieu, o qual, por sua parte, as fez despontar nos jardins de Versalhes no tempo de Luís XV. Hoje, ninguém tem dúvidas que as asteráceas, que actualmente se cultivam nos jardins europeus, chegaram até nós vindas do Oriente. Mas, aquelas que brotam, espontaneamente, em Itália e outras regiões da Europa, embora mais pequenas e menos vivas já eram conhecidas desde o tempo da civilização romana, então sob a designação de “amellus”. Virgílio no livro IV, cita-as por duas vezes, referindo-se que as mesmas serviam para ornar os deuses. No entanto, o seu nome deve-se a Lineu que preferiu escolher uma palavra grega que significa estrela, para classificar esta flor tão delicada. Aliás, a sua corola lembra uma estrelinha na terra.

Mas, se alguns costureiros usaram o roxo para criar os seus modelos, parece-nos importante que, ao termos citado atrás, que esta cor que significa o perdão, ressuscitemos a flor que deve o seu nome a Gencius, último soberano da Ilíria, de 180 a 167 a.C., por ser quem descobriu as propriedades medicinais desta planta.

E, para os mais novos, que vivem na época da ciência tecnológica, aqui fica um registo: por volta de 1950 o roxo de genciana ainda era uma espécie de elixir que se vendia nas farmácias até para tratar casos de muita gravidade. Porém, aqui nesta revista sempre fomos pela positiva e falamos da genciana porque ela simboliza a determinação. E quem lhe atribuiu esta simbologia sabia muito bem que esta planta que cresce na montanha por entre pedras e pedregulhos, onde o frio da noite é intenso e os raios do Sol queimam durante o dia, onde sopra o vento e a água resvala pelas terras sem lhes reter a humidade, desafia a adversidade. É isso que pretendemos com a nossa escolha: contribuir para que as nossas leitoras saibam viver em beleza e em moda, a luta contínua do quotidiano. É importante protagonizar a moda cuja cor vem dos jardins para a rua num passe de magia único. Para quem souber cantar o fado das Violetas, da rapariga das lindas tranças pretas, do nosso saudoso D. Vicente da Câmara, estes vestidos serão usados e interpretados com sentimento e musicalidade.

Marionela Gusmão

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon