Moda I há muito tempo

Perspectivando a minha vida a escrever sobre Moda do Vestuário, reconheço que há mesmo muito tempo que o faço.

Em 1973 e até 25 de Abril de 1974, escrevi sobre Moda para a revista TeleSemana, a título gratuito.  como uma ajuda para o Grupo de Empresas para as quais trabalhava, nomeadamente a Movierecord que detinha a publicidade da R.T.P. Aliás, entre mim e a RTP há muitos anos que existe um relacionamento especial: dei cursos de História de Moda aos realizadores, escrevi 29 guiões para filmes, sendo que os primeiros foram para um trabalho conjunto com o José Manuel Tudela (exposição do túmulo da Rainha Nofretari do Egipto, alusivo a uma importantíssima exposição na Gulbenkian; Pintura da obra “Panorama de Jerusalém” - o mais notável quadro existente no Museu do Azulejo. O último foi o filme que encantou o Afonso Rato e que tratava da nossa história de séculos. Foi feito para anunciar a Expo 98 - “Encontro de Culturas” - assim o baptizei.

Regressando à história, do meu trabalho sobre moda é imperioso escrever que ainda nos Anos 70 continuei sempre a publicar artigos sobre vários temas de arte, mas sem me esquecer da vertente da moda do vestuário – uma das minhas paixões, talvez por ser coleccionadora de botões, leques, chapéus, fivelas, cintos, luvas e  diversas peças de uso quotidiano e de festa do mundo feminino, masculino e de criança.. Ficou notável a minha colecção de trajes de baptizado, pela sua alta qualidade, incluídos na Exposição do Museu Nacional do Traje nos finais dos Anos 70. De salientar que esta exposição foi premiada pelo Conselho da Europa. E quanto tempo dei eu de mim? Mas, tudo o que fiz foi com muito amor, em especial as “Casinhas das Bonecas” em que tive a ajuda da minha querida Catarina Gomes Ferreira, filha da grande figura da museologia portuguesa – a Drª. Teresa Gomes Ferreira, fundadora do Museu da Fundação Calouste Gulbenkian.

Quando a TV Guia foi fundada lá estava o meu trabalho ligado ao mundo feminino e lá permaneceu muitos e muitos anos. Como nota curiosa destaco aqui que as minhas páginas tinham um valor muito acrescentado porque os clientes da publicidade exigiam que os anúncios ficassem juntos do meu texto e isso custava-lhes 30% de taxa de colocação o que era dizer 300$00 por cada página. Nada mau! Até gostava de saber se hoje alguma revista recebe taxa de colocação para algum artigo das revistas que circulam no mercado. (Risos)!

 

HÁ MUITO TEMPO!

Comecei este texto por escrever que há muito tempo escrevo sobre moda e é uma verdade indesmentível, pois só a Moda & Moda vai fazer no próximo mês de Junho a bonita idade de 36 anos. No jornalismo escrevi sempre de tudo menos de política. Seria fatal para mim, Vejo o que se passa, às vezes apetece-me escrever sobre os disparates que tenho lido e ouvido na Assembleia da República, mas não quero sujar as minhas mãos. Prefiro contemplar o mundo sempre o lado belo.

Para ser justa, mesmo no mundo da moda já me apeteceu muitas vezes desancar os copistas, os que se julgam costureiros e não sabem onde têm as mãos dtªs. e esquerdas. Aliás, coitados nem sabem distinguir tecidos, baralham tudo, Enfim, uma miséria.

 

A MODA INTERNACIONAL

Não é novidade para ninguém que a Moda & Moda nas suas décadas de existência não deixa de estar atenta ao que se passa em Portugal, mas quando temos diamantes lapidados não os podemos comparar com vidros.

O que está a passar em Itália, França e E.U.A., as nossas habituais fontes de material que escolhemos serve para oferecer aos nossos leitores a possibilidade de ao irem às compras em Lisboa, Porto, Coimbra ou Faro terem uma ideia mais bem informada do que é que realmente está na moda.

Sei que o nosso poder de compra não permite a compra de vestidos de Alta Costura francesa. Se existir alguém, nunca chegará a uma dezena. E, provavelmente essa dezena nem lê o que se escreve na Moda & Moda. Mas, fica a informação.

 

A MINHA MÁGOA NA ALTA-COSTURA

 

Quando comecei a fazer a cobertura da Alta Costura italiana e francesa, os costureiros eram imensos. A pouco e pouco, foram havendo baixas ou por morte ou por abandono.

Quantas casas fizeram a minha paixão e hoje já não existem? 

Já faleceram 15 costureiros que apresentavam Alta Costura só em Paris. E alguns estão vivos mas não apresentam colecções. Vão-nos valendo os que sobejaram da revoada de libaneses que invadiram Paris, mas desses, os que merecem ser mencionados são o Elie Saab e o Zuhair Murad.

A minha mágoa vai de encontro à falta de poder de compra que existe no nosso país. Os modelos que apresento podem inspirar modistas com mais jeito, abrir os olhos aos que pensam que conhecem tudo, oferecer às minhas leitoras uma lufada de frescura e dar a esperança de que amanhã Portugal pode estar melhor, embora dentro do meu coração sinta que isso é um sonho impossível.

Somos um país pobre. Pobre de tudo. Até de ideias. E lá surge um João Rolo a dar lugar aos sonhos e outros como o Carlos Gil que se esforça por trazer ao Pronto a Vestir o muito do seu talento. Mas, há um lugar aparte nesta pequena panóplia e esse lugar é o do mestre Toni Miranda que sabe mais de costura que a grande maioria acordada.

Conheci o Toni Miranda a fazer a colecção de Alta Costura que foi apresentada no Cercle Interaliés, uma associação muito chique de Paris, e desse desfile publiquei no nº. 1 da revista Moda & Moda o seu vestido de noiva. Posteriormente visitei a sua loja mesmo em frente à Chanel, na Rue Cambon, até que ele decidiu instalar-se em Portugal. A sua chegada foi algo controversa, a “bacocada” do costume, não percebeu nada, mas o Toni Miranda vai dando lições…

Porém, a minha mágoa com a Alta Costura também vai para o fomento do mau gosto que vai corroendo a paciência dos que sabem separar o trigo do joio.

Quanto a Itália e a sua Alta Moda, limito-me a não comentar. E foi tão espectacular, tão boa, que até dói, recordar aquela fantástica mestria.

 

MAUS TEMPOS E UM PEDIDO

Nos tempos de ansiedade em que vivemos com esta Pandemia inclassificável, saturados das informações mumificadas de criaturas que nem sei dizer para que nasceram, telefonar para Espanha e procurar alento na irmã mais nova que tenho e ouvi-la a chorar amaldiçoando o seu governo que não sabe o que faz, deixa-me ainda mais pesarosa. Ela insiste que o pior é o da “coleta” (rabo de cavalo.

 Confesso que não sou ave de gaiola e muito menos ave de arribação.

Por isso, deixo aqui um pedido os meus leitores: rezem a Deus, ao Nosso Santo António para que poupe Portugal – a sua pátria – deste mau tempo que nos assola, despedaça a alma e nos obriga a uma prisão sem qualquer julgamento.

 

Marionela Gusmão

Christian Dior

Christian Dior

Christian Dior

Christian Dior

Christian Dior

Christian Dior

Christian Dior

Christian Dior

Christian Dior

Christian Dior

Christian Dior

Christian Dior

Elie Saab

Elie Saab

Elie Saab

Elie Saab

Elie Saab

Elie Saab

Elie Saab

Elie Saab

Elie Saab

Elie Saab

Elie Saab

Elie Saab

Elie Saab

Elie Saab

Elie Saab

Farhad Re

Farhad Re

Farhad Re

Farhad Re

Farhad Re

Farhad Re

Farhad Re

Farhad Re

Farhad Re

Farhad Re

Georges Chakra

Georges Chakra

Georges Chakra

Georges Chakra

Georges Chakra

Georges Chakra

Georges Chakra

Georges Chakra

Georges Chakra

Georges Hobeika_HC026_0

Georges Hobeika

Georges Hobeika

Georges Hobeika

Georges Hobeika

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Jean Paul Gaultier

Jean Paul Gaultier

Schiaparelli

Schiaparelli

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Stephane Rolland

Stephane Rolland

Stephane Rolland

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Tony Ward

Tony Ward

Ulyana Sergeenko

Ulyana Sergeenko

Ulyana Sergeenko

Ulyana Sergeenko

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Valentino

Valentino

Valentino

Valentino

Valentino

Zuhair Murad

Zuhair Murad

Zuhair Murad

Zuhair Murad

Zuhair Murad

Zuhair Murad

Zuhair Murad

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