Met Gala 2019 I Camp: Notas sobre Moda

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Lady Gaga com um modelo rosa “fuchsia” de Brandon Maxwell e jóias do Blue Book Collection da Tiffany & Co. jewelry

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Lady Gaga com um vestido preto de Brandon Maxwell e jóias do Blue Book Collection Tiffany & Co. jewelry.

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Lady Gaga com um vestido rosa “fuchsia” preto de Brandon Maxwell, jóias do Blue Book Collection Tiffany & Co. jewelry, óculos de sol de Linda Farrow e uma clutch de Judith Leiber Couture.

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Lady Gaga com lingerie preta de Brandon Maxwell e jóias do Blue Book Collection da Tiffany & Co. jewelry.

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Serena Williamsa com um vestido do Atelier Versace com folhas aplicadas e com sapatos amarelos da Nikes e jóias Grisogono.

7.

Billy Porter com um modelo dourado inspirado no Egípto Antigo com asas “Sun God,” conjunto desenhado por The Blonds, sapatos de Giuseppe Zanotti e jóias de John Hardy, Oscar Heyman, Andreoli and Mordekai.

8.

Celine Dion com um modelo com franjas de Oscar de la Renta, sapatos Chloe Gosselin, adorno do cabelo de Noel Stewart e jóias Fred Leighton.

9.

Cara Delevingne com um fato de risca em arco-íris de Dior Haute Couture com sapatos iguais e jóias de Harry Kotlar and Maxior.

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Deepika Padukone com um vestido de Zac Posen e jóias Lorraine Schwartz jewelry.

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Irina Shayk com um vestido comprido de veludo Burberry com uma aplicação na cintura

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Penélope Cruz com um vestido branco e preto vintage da Chanel Haute Couture, sapatos Christian Louboutin e jóias Atelier Swarovski.

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Josephine Skriver com um modelo Jonathan Simkhai e jóias Bulgari e Wendy Yue.

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Joe Jonas e Sophie Turner com modelos Louis Vuitton e jóias Narcisa Pheres.

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Emma Roberts com um vestido tule rosa de Giambattista Valli Haute Couture, adorno de cabeça com flores e jóias de Irene Neuwirth.

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Naomi Campbell com um modelo Valentino Haute Couture e jóias Bulgari.

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Zendaya com um vestido inspirado no da Cinderella da stylist, Law Roach e do Tommy Hilfiger e uma clutch Judith Leiber Couture.

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Lupita Nyong'o com um vestido Versace e jóias Bulgari.

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Bella Hadid com um vestido de Moschino por Jeremy Scott e jóias Lorraine Schwartz e Jeremy Scott.

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Juliannne Moore com um vestido de Valentino Haute Couture e jóias Chopard.

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Tom Brady e Gisele Bündchen com um modelo sustentável de Dior Haute Couture e jóias de Âme and Lynn Ban

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Cardi B com um modelo de Thom Browne.

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Salma Hayek com um vestido dourado com mangas de penas da Gucci e jóias Fred Leighton.

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Alex Rodriguez e Jennifer Lopez com um modelo Versace, com o adorno de cabelo estilo Cleópatra, clutch de Judith Leiber Couture e jóias Harry Winston.

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Tracee Ellis Ross com um look em forma de moldura sobre um modelo de Moschino por Jeremy Scott, sapatos Jimmy Choo e jóias Tiffany & Co. jewelry.

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Gwyneth Paltrow com um vestido amarelo pálido inspirado no tema “Valley of the Dolls”-de Chloé, sapatos Jimmy Choo jóias G by Glenn Spiro jewelry.

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Katy Perry com um modelo em forma de candeeiro desenhado por Jeremy Scott. Da Moschino.

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Kanye West e Kim Kardashian West com vestido de Manfred Thierry Mugler.

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Gigi Hadid com um modelo Michael Kors Collection com uma capa de Stephen Jones e jóias Lorraine Schwartz.

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Sara Sampaio com um vestido comprido de August Getty Atelier, clutch Jimmy Choo e jóias Lorraine Schwartz.

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Bee Shaffer Carrozzini, filha de Anna Wintour com um fato preto com uma rosa enorme vermelha de Sarah Burton para Alexander McQueen e Anna Wintour com modelo da Chanel.

A revista Moda & Moda todos os anos, em Maio, está presente no Met Gala, um dos acontecimentos importantes num dos museus mais notáveis, onde esta instituição de arte se transforma numa noite de chuva de estrelas. O Baile de Gala Anual do Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, um dos eventos com mais sucesso no Mundo da Moda, reúne Celebridades, Estrelas de Hollywood, Jornalistas e Estilistas, num cenário extravagante de glamour e de brilho, que marca a inauguração de uma mostra de moda. Este ano o ponto principal da exposição é “Camp: Notes on Fashion”, inspirado num ensaio de 1964 da escritora norte-americana Susan Sontag. Um tema e uma estética que nos proporcionaram uma série de momentos de estilo que dificilmente se esquece.

Sem surpresa, e numa referência clara a uma das frases de Sontag nesse ensaio (“Camp é uma mulher que usa um vestido feito de três milhões de penas”), houve penas, muitas penas: Naomi Campbell apresentou um manto cheio delas, Kendall Jenner rodeou-se delas e Cardi B definiu com elas o seu enorme vestido de cor Bordeaux. Houve um brilho impossível de ignorar, como aconteceu nas escolhas de Céline Dion, Gigi Hadid e Jennifer Lopez. E ainda se destacaram os modelos arco-íris de Cara Delevingne e Lupita Nyong’o.

Seguindo as palavras de Susan Sontag, que também define o Camp como algo que é tão "demasiado fantástico", que "não dá para acreditar", Lady Gaga, mudou de roupa quatro vezes; Kim Kardashian, usou um vestido desenhado pelo próprio Thierry Mugler, a primeira criação do designer há 20 anos; e Katy Perry escolheu um vestido Moschino decorado com candeeiros.

Inspirado no ensaio "Notes on ‘Camp", de Susan Sontag, onde a escritora e activista diz que a "essência do camp é o seu amor pelo não-natural: o artifício e o exagero", o tema desta edição encheu-se de ironia, humor, teatralidade e extravagância. Para Andrew Bolton, curador principal do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art, a premissa da exposição "inclui referências pop, queer e até políticas", e por isso cria a "perfeita ressonância cultural", acrescenta.

Um evento, que é presidido por Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana. Desde 1995, que Anna Wintour actua como chair da Gala e elege personalidades de destaque, como Lady Gaga, Harry Styles, Serena Williams e Alessandro Michele, director criativo da Gucci, que neste ano surgem como co-chairs do Met Gala. A Gucci, é uma das marcas patrocinadoras da Met Gala de 2019.

A festa destaca-se pelos vestidos exuberantes que as celebridades usam, como se fosse uma passagem de modelos. Nesta gala, só se regista a Elegância, a Extravagância, o Charme e a Sensualidade Estonteante das Estrelas.

“O camp” reaparece em momentos de instabilidade social, política e económica, como nos anos 60 ou na era actual, quando a sociedade está polarizada, porque é por natureza subversiva e confronta e desafia o status quo”, disse Andrew Bolton, o curador do Costume Institute.

 

Bolton, justificou ainda a escolha do tema da seguinte forma: “estamos a passar por um momento extremo de Camp, e pareceu-nos bastante relevante para o diálogo cultural, se olharmos para aquilo que, muitas vezes, é descartado como se fosse uma frivolidade, mas que na verdade pode ser algo bastante sofisticado, bem como uma arma política poderosa, especialmente para as culturas que são marginalizadas (…). “

Susan Sontag foi a primeira e reflectir seriamente sobre o “Camp” cedendo uma gramática própria e fazendo o termo ultrapassar os limites da sociedade para a cultura dominante.

“Camp é um local de debate mais do que um consenso, mas no final, o propósito do camp é colocar um sorriso nos nossos rostos e um brilho quente nos nossos corações”, disse Bolton.

Como já dissémos, o Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque desde 1995, que realiza uma das mais importantes galas da indústria da moda que reúne personagens da moda, modelos, designers, actores, empreendedores e este ano foi comemorado no dia 6 de Maio.

Há 20 anos que, Anna Wintour, a editora-chefe da Vogue Norte-Americana, é a anfitriã e organizadora do evento que marca a abertura da exposição de moda que vai acolher o MET, e este ano relaciona-o com o artificialismo e exagero na moda. O evento também serve para angariar fundos para o museu. Todos os anos o tapete vermelho é diferente, uma vez que a cada ano os convidados são seduzidos a vestirem-se de acordo com o tema da exposição. Este ano, a exposição “Camp: Notes on Fashion”, explorou a relação da moda com a ironia, o humor, a paródia, o fetiche, o artifício, a teatralidade e o exagero.

O Met Gala é um dos eventos mais prestigiados da indústria de Moda. Todos os convidados são aprovados, pessoalmente, por Anna Wintour, directora da versão norte-americana da Vogue. Modelos, designers e celebridades preparam-se minuciosamente para esta noite. Tem funcionado assim nas duas últimas décadas e promete continuar por mais alguns anos. 

Na passadeira vermelha do evento há presenças assíduas, entre elas Katty Perry, Madonna, Sarah Jessica Parker, Blake Lively ou Kim Kardashian. Não há quem fique indiferente aos coordenados que escolhem, fazendo deles o alvo da noite: tudo é escrutinado até ao mais ínfimo pormenor. Afinal, é a Moda que impera nesta passadeira vermelha, que este ano foi cor-de-rosa. 

Este evento, é uma gala tão exclusiva que os bilhetes chegam a custar cerca de 39 mil dólares para aqueles que não foram convidados. Antes de receber o nome pelo qual hoje a conhecemos, a Met Gala era conhecida como The Costume Institute Gala e é nesta festa que se revela a exposição anual do museu.

A exposição “Camp: Notas sobre Moda” estará patente de 9 de Maio a 8 de Setembro de 2019, no Metropolitan Musuem of Art, em Nova Iorque.

A passadeira vermelha mais cobiçada do mundo da Moda recebe convidados que lutam pelo título de mais bem vestidos da noite e trazem os melhores looks inspirados no tema. Os modelos deste ano eram extremamente extravagantes e muito controversos, especialmente os das estrelas de Hollywoood.

O MET Gala 2019 é uma festa quase como um Super Bowl da moda ou a cerimónia de óscares que consegue reunir numa passadeira vermelha algumas das celebridades mais icónicas, de áreas como o cinema e a moda.

O evento apresenta um código de vestuário diferente em cada ano e, por isso, os convidados devem vestir-se de acordo com o tema do evento.

Katy Perry em Moschino e Lady Gaga em Brandon Maxwell foram as rainhas da passarela.

 A gala do Metropolitan Museum de Nova Iorque – que anualmente reúne na primeira segunda-feira de maio dezenas de celebridades – dá sempre que falar! Com uma temática concreta, há quem lhe chame Óscares da Moda, e quem nela participa segue geralmente o tema estabelecido, deslumbrando ou chocando, com as maiores excentricidades possíveis.

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Susan Sontag, 1975. Fotografia: Peter Hujar (Americano, Trenton 1934-1987). Adquirido por Alfred Stieglitz Society Gifts, 2006. Créditos da Imagem: Image courtesy of The Metropolitan Museum of Art, Photograph by Peter Hujar © 1987 The Peter Hujar Archive LLC; Courtesy Pace/MacGill Gallery, New York and Fraenkel Gallery, San Francisco. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vista da Entrada da Galeria e Título da Exposição. Cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, BFA.com/Zach Hilty. Créditos da Imagem: The Metropolitan Museum of Art, New York. Colecção Metropolitan Museum of Art, Rogers Fund, 1993, New York. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vista da Galeria: Camp Beau Ideal. Cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, BFA.com/Zach Hilty Créditos da Imagem: cortesia do Metropolitan Museum of Art, Digital Composite Scan por Katerina Jebb. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York

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. Vista da Galeria: Camp (v.) Cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, BFA.com/Zach Hilty Créditos da Imagem: Metropolitan Museum of Art, New York. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vista da Galeria: Camp (v.) Cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, BFA.com/Zach Hilty Créditos de Imagem: cortesia de Metropolitan Museum of Art, Digital Composite Scan por Katerina Jebb. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vista da Galeria: Camp (adj.) Cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, BFA.com/Zach Hilty Créditos da Imagem: cortesia do Metropolitan Museum of Art, Digital Composite Scan por Katerina Jebb. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vista da Galeria: Sontagian Camp Cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, BFA.com/Zach Hilty Créditos da Imagem: cortesia do Metropolitan Museum of Art, Digital Composite Scan por Katerina Jebb. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vista da Galeria: Sontagian Camp Cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, BFA.com/Zach Hilty Créditos da Imagem: cortesia do Metropolitan Museum of Art, Digital Composite Scan por Katerina Jebb. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vista da Galeria: Failed Seriousness. Créditos da Imagem: cortesia da imagem do The Metropolitan Museum of Art, BFA.com/Zach Hilty. Cortesia do The Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vista da Galeria: Part 2. Créditos da Imagem: cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, BFA.com/Zach Hilty. Cortesia do The Metropolitan Museum of Art, New York

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Vista da Galeria: The Psychopathology of Affluence. Créditos da Imagem: cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, BFA.com/Zach Hilty. Cortesia do The Metropolitan Museum of Art, New York

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Vista da Galeria: Dandyism in the Age of Mass Culture. Cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, BFA.com/Zach Hilty. Créditos da Imagem: Metropolitan Museum of Art, New York. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vista da Galeria: Gallery View, Being-as-Playing-a-Role. Créditos da Imagem: cortesia da imagem do The Metropolitan Museum of Art, BFA.com/Zach Hilty. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vista da Galeria: Outrageous Aestheticism. Créditos da Imagem: cortesia da Image do The Metropolitan Museum of Art, BFA.com/Zach Hilty. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vista da Galeria: Accessories Case. Créditos da Imagem: Image courtesy of The Metropolitan Museum of Art, BFA.com/Zach Hilty Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vista da Galeria: Bob Mackie Ensemble, 2008. Créditos da Imagem: cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, BFA.com/Zach Hilty Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Modelo, Colecção Moschino, Primavera/Verão 2018. Jeremy Scott (Americano,1975) for House of Moschino (Italiano, fundado em 1983). Cortesia Moschino. Créditos da Imagem: cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, Photo © Johnny Dufort, 2019. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Modelo Alta Costura, Outono/Inverno 2018/19 Bertrand Guyon (Francês,1965) e Adorno do Cabelo por Stephen Jones (Inglês 1957) para Casa de Alta Costura Schiaparelli (Francesa, fundada 1927), Cortesia Schiaparelli. Créditos da Imagem: cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, Photo © Johnny Dufort, 2019. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vestido, Colecção Moschino, Primavera/Verão 2017. Jeremy Scott (Americano, 1975) para Moschino (Italiano, fundado 1983. Cortesia Moschino. Créditos da Imagem: cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, Photo © Johnny Dufort, 2019. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Modelo, Colecção Gucci Outono/Inverno 2016/17. Alessandro Michele (Italiano, 1972) para Gucci (Italiana, fundada 1921), fall/winter 2016–17. Cortesia Gucci Historical Archive. Créditos da Imagem: cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, Photo © Johnny Dufort, 2018. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York

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Modelo, Colecção Off-White, Outono 2018 Virgil Abloh (Americano, 1980) para Off-White pelo Virgil Abloh (Italiana, fundada 2013). Créditos da Imagem: cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, Photo © Johnny Dufort, 2018. Colecção The Metropolitan Museum of Art, oferta de Virgil Abloh para Off- WhiteTM, 2018. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vestido de Casamento, Colecção Palomo Spain, Primavera/Verão 2018. Alejandro Gómez Palomo (Espanhol 1992) para Palomo Spain (Espanhol, fundada 2015), Cortesia Palomo Spain. Créditos da Imagem: cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, Photo © Johnny Dufort, 2019. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vestido, Colecção Marjan Pejoski, Outono/Inverno 2000/2001. Marjan Pejoski (Inglês, 1968). Cortesia Marjan Pejoski. Créditos da Imagem: cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, Photo © Johnny Dufort, 2019. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Modelo de Calções e Colete, Colecção Jeremy Scott, Primavera/Verão 2012. Jeremy Scott (Americano, 1975). Cortesia Jeremy Scott. Créditos da Imagem: cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, Photo © Johnny Dufort, 2019. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Modelos: (Esquerda) Walter Van Beirendonck (Belga,1957), Colecção Primavera/Verão 2009. (Direita) Vivienne Westwood (Inglesa, 1941), Outono/Inverno 1989/1990. Cortesia Walter Van Beirendonck e Cortesia Vivienne Westwood Archive. Créditos da Imagem: cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, Photo © Johnny Dufort, 2019. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York

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Camisa, Colecção Moschino, Primavera/Verão 1991. Franco Moschino (Italiano, 1950–1994) para Moschino (Italiano, fundado em 1983). Cortesia Moschino. Créditos da Imagem: cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, Photo © Johnny Dufort, 2018. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Modelos, Colecção Thom Browne, Primavera/Verão 2017. Thom Browne (Americano, 1965), Créditos da Imagem: cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, Photo © Johnny Dufort, 2018. Colecção The Metropolitan Museum of Art, Oferta de Thom Browne, 2018. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vestido, Colecção Moschino, Outono/Inverno 1989. Franco Moschino (Italiano, 1950–1994) para Moschino (Italiano, fundado em 1983). Cortesia Moschino. Créditos da Imagem: Image courtesy of The Metropolitan Museum of Art, Photo © Johnny Dufort, 2018 Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Modelos, Colecção Marc Jacobs, Primavera/Verão 2016. Marc Jacobs (Americano, 1963). Cortesia Marc Jacobs. Créditos da Imagem: Image courtesy of The Metropolitan Museum of Art, Photo © Johnny Dufort, 2018 Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

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Vestido, Colecção Moschino, Primavera/Verão 1998. Rossella Jardini (Italiana,1952) para Moschino (Italiano, fundado 1983. Cortesia Moschino. Créditos da Imagem: cortesia da Imagem do The Metropolitan Museum of Art, Photo © Johnny Dufort, 2019. Cortesia Metropolitan Museum of Art, New York.

A Exposição

A mostra apresenta cerca 250 modelos, entre peças de roupa, acessórios, obras de arte e objectos, que remontam às origens do conceito no século XVII, mais especificamente nos costumes da corte de Versalhes, em França, até à actualidade, incluindo a figura do “dândi” e as subculturas europeias e americanas de finais do século XIX e princípios do XX.

Entre as roupas cedidas pelos designers para a mostra, estão peças da colecção de inverno 2016/17 da Gucci –marca parceira desta edição, do verão 2017 de Moschino e do outono 2018 da Off-White, assim como o vestido de cisne de Marjan Pejoski usado por Björk na entrega dos Oscars em 2001, que é exposto ao lado de um de Schiaparelli inspirado em flamingos, e marcas em ascensão, como a Palomo Spain.

A exposição foi dividida em duas partes: passado e presente/futuro.

O passado- apresenta as origens históricas do conceito e, na segunda, a sua influência na moda actual.

Foi na opulência da França de Luís XIV que esta sensibilidade se fez notar na plenitude, ou não tivesse sido este um período histórico marcado pela estética e a superficialidade (Palácio de Versalhes.) Camp, aliás “surge do francês 'se camper', traduzindo-se em apresentar-se de uma forma exagerada, no contexto da corte de Luís XIV.

De destacar no início da exposição, o retrato do Rei Sol, pintado por Hyacinthe Rigaud, em 1701, no qual Luís XIV surge com trajes exuberantes e sumptuosos da sua coroação - um manto em tons de azul com apontamentos dourados com uma gola e mangas imponentes, uns sapatos com tacão para parecer mais alto e uns longos cabelos encaracolados, numa postura altiva, como sempre.

É em Inglaterra na época Vitoriana que se encontra o primeiro registo escrito de Camp com data do ano de 1869, numa carta enviada por Frederick Park, um cross-dresser conhecido como Fanny, ao seu amor Lord Arthur Clinton.

O acontecimento, que muitos veem como o primeiro grande momento “queer” da história “Muito além do entusiasmo compreendido pelo transformismo, eles eram indivíduos com coragem para explorar o poder da auto-expressão,” escreveu o designer nas notas de imprensa.

Um livro de gíria vitoriana de 1909 descreve explicitamente o Camp como "acções e gestos de ênfase exagerada, usados ​​principalmente por pessoas de carácter excepcional". A palavra ganhou força nos mundos de moda do início do século XX e no mundo queer marginalizado de cada vez quando a homossexualidade era uma ofensa criminosa e sinais subtis e uma gíria codificada chamada Polari, em que eram todos significantes discretos de estranheza, juntamente com detalhes de alfaiataria como um cravo verde numa botoeira, sapatos de camurça castanha, roupas excessivamente justas.

Para Andrew Bolton, o pequeno vestido preto de Virgil Abloh impresso com a legenda “Little Black Dress” entre aspas é ”Camp”, e segue na tradição do “Camp” de designers como Franco Moschino (e Jeremy Scott para Moschino), Jean Paul Gaultier, Jean-Charles de Castelbajac, John Galliano e Thom Browne. Designers da nova geração como Molly Goddard, Richard Quinn, Matty Bovan, de Londres, Palomo Spain, de Madrid, e Vaquera, de Nova Iorque e Rio Uribe, da Gypsy Sport, também trocam ideias sobre “Camp”.

Bolton acerca do Camp afirmou o seguinte:  “Chanel era um Camp como pessoa, mas os seus modelos não eram de Camp”, explica ele: “enquanto Schiaparelli era o Camp como pessoa e as suas roupas também. Através desta exposição pode-se ver “Camp em todos os lugares”.

A exposição “Camp: Notas sobre Moda” apresenta um tema possivelmente mais controverso e ambicioso do que os anos anteriores, mas que prova que a Moda e Camp, quando juntas, podem elevar-se à categoria de Arte e Cultura.

 

Theresa Bêco de Lobo

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