Que importância tem um laço? É o que vamos ver no vestuário escolhido entre os melhores mestres da Alta-Costura francesa, os mesmos que têm vindo a continuar a moda no fenómeno cultural mais difundido apesar de ser o mais efémero da nossa época. Trazemos a este espaço modelos de grandes mestres da costura, tais como: Alexandre Vauthier, Alexis Mabile, Armani Privé, Balmain, Dior, Giambattista Valli, Givenchy, Guo Pei, Jean Paul Gaultier, Ralph Russo, Schiapparelli e Zuhair Murad, por resultarem na nossa criteriosa escolha dos laços no vestuário, uns mais pequenos, outros quase gigantes, mas sempre de uma impressionante feminilidade.

Usando os mais variados tecidos e modelos, esta moda feita de nós com pontas simples, e/ ou duplas, pode ser entendida de várias maneiras se quisermos ler o seu simbolismo e valor alegórico.

Evidentemente que a moda dos laços não vem de hoje, nem de ontem pois não esquecemos as influências de Yves Saint Laurent - um mestre da costura que muito amámos e que usava repetidamente os laços  agarrado ao simbolismo que “bebia” em Marraquexe sobre a influencia que exerciam como protectores. Caprichos? Desconhecemos.

Para nós, os laços dão um toque especial de feminilidade a cada modelo. Isso, sem dúvida. Mas, uma mulher de estatura mediana não pode usar vestidos com laços. Atenção, a este pequeno pormenor.

A moda dos laços tem uma longa história e são excelente exemplo, os modelos que avultam na pintura renascentista, principalmente nas grandes figuras da corte europeia. Recordamos as pinturas que representam a Rainha Isabel I de Inglaterra e Eleonora Gonzaga, duquesa de Urbino, cujo vestido com laços ficou imortalizado no seu retrato da autoria de Ticiano.

Analisados em linguagem moderna, os modelos em tecido preto/branco, negro total, verde, vermelho, azul, beringela, rosa schoking, que apresentamos, todos eles com laços, representam na perfeição o mundo que o vestuário quer abarcar em todos os quadrantes, num sincretismo universal que se prende com espiritualidade e mensagens ambivalentes de poesia, estética e elegância.

 

Marionela Gusmão

Laços I Uma moda secular

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon