CEO  Dra. Inês Caldeira

L'Oréal I Mercado da Beleza Natural

Quem diria que num dia cinzento de finais de Março deste ano de 2017, iríamos a Monsanto ao espaço do já conhecido restaurante de Montes Claros onde, habitualmente, há cocktails de congressos, bailes, jantares festivos, e nos depararíamos com um Mercado Especial com uma rara animações de intervenientes e produtos naturais.

Esta nossa ida a Monsanto, a convite da L´Oréal do nosso país, permitiu-nos participar no “Mercado de Beleza Natural” – uma espécie de feira animada por muitas flores, pequenas árvores, abóboras, pimentos, couves, alfaces de varadíssimas qualidades e até tubos de ensaio gigantes com frutos e, naturalmente, por produtos de Beleza, cada um com direito a uma banca onde os responsáveis da marca davam à imprensa as informações pretendidas. Foi útil e divertido.

A sessão foi aberta pela CEO da L´Oréal Portugal, Dra. Inês Caldeira que, no seu jeito inteligente de se expressar, nos abriu as portas para um melhor entendimento da sessão que se iria desenrolar, sempre sob a bandeira do respeito pelo nosso planeta, pela promoção da inovação sustentável com modelo de negócio ecológico, responsável e inclusivo.

A Moda & Moda tem o maior respeito pela L´Oréal, não só porque esteve na génese do nascimento da nossa revista como porque se dedica à beleza, uma área que abraçámos e continuamos a respeitar e, principalmente, porque já soma 105 anos ao serviço da beleza.

Com um “portefólio” internacional de 32 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou 25,3 mil milhões de euros em 2015 e emprega 82.900 pessoas em todo o mundo, segundo dados da própria L´Oréal.

Como empresa líder mundial na cosmética, a L ´Oréal está presente em todas as áreas de distribuição: mercado de grande consumo, grandes armazéns, farmácias e parafarmácias, salões de cabeleireiro, perfumarias e “travel retail”. No centro da estratégia da L´ Oréal estão a investigação e a inovação e, ainda, uma equipa de investigação composta por 3.700 investigadores que trabalham para satisfazer as aspirações de beleza de todo o mundo e para atrair mil milhões de consumidores nos próximos anos.     

 

As marcas presentes no Mercado de Beleza Natural tiveram intervenções muito úteis, através das e dos seus responsáveis, o que deu um invulgar dinamismo a este evento.

 

Cada bancada do “Mercado” teve à nossa disposição, responsáveis pelas marcas e demonstradoras, o que se tornou no momento lúdico desta “festa”.

 

Os oradores foram a CEO da L´Oréal, Drª. Inês Caldeira e cinco responsáveis da Área do Grande Consumo, da Sustentabilidade, entre outras.

Com um “portefólio” internacional de 32 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou 25,3 mil milhões de euros em 2015 e emprega 82.900 pessoas em todo o mundo, segundo dados da própria L´Oréal.

Como empresa líder mundial na cosmética, a L ´Oréal está presente em todas as áreas de distribuição: mercado de grande consumo, grandes armazéns, farmácias e parafarmácias, salões de cabeleireiro, perfumarias e “travel retail”. No centro da estratégia da L´ Oréal estão a investigação e a inovação e, ainda, uma equipa de investigação composta por 3.700 investigadores que trabalham para satisfazer as aspirações de beleza de todo o mundo e para atrair mil milhões de consumidores nos próximos anos.     

 

As marcas presentes no Mercado de Beleza Natural tiveram intervenções muito úteis, através das e dos seus responsáveis, o que deu um invulgar dinamismo a este evento.

 

Cada bancada do “Mercado” teve à nossa disposição, responsáveis pelas marcas e demonstradoras, o que se tornou no momento lúdico desta “festa”.

 

Os oradores foram a CEO da L´Oréal, Drª. Inês Caldeira e cinco responsáveis da Área do Grande Consumo, da Sustentabilidade, entre outras.

 

 

 

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE AS MARCAS EXPOSTAS NO MERCADO DE BELEZA NATURAL

Botanicals – Fresh Care

 

I.         Botanicals Fresh Care - A ciência botânica para a mais pura beleza natural

 

Botanicals é uma nova gama de cuidado capilar nascida do encontro entre a ciência botânica e do conhecimento dos laboratórios L’Oréal Paris. Agricultores, botânicos, químicos e especialistas capilares trabalharam em conjunto para selecionar plantas de excepção. Químicos elaboraram fórmulas eficazes que aliam uma sensorialidade única de texturas a perfumes aromáticos inéditos. Utiliza ingredientes improváveis de elevada qualidade especificamente selecionados pelas suas propriedades benéficas, destiladas em preparações de cuidado com notas aromáticas e com o mais puro respeito pelo ambiente. No intuito de preservar o ambiente, a L’Oréal Paris optou, nesta nova gama, por embalagens optimizadas e inspiradas em frascos tradicionais de botânicos. Assim, os frascos dos shampoos e tratamentos sem passar por água são compostos por PET 100% reciclado e reciclável.

 

Os compromissos de Botanicals:

•       Matérias-primas de origem natural de elevada qualidade, como o Gerânio, o Açafrão, o Coentro ou a Camelina.

•       Uma seleção rigorosa dos fornecedores sustentáveis.

•       Fórmulas “clean beauty”: sem silicones, sem parabenos e sem corantes.

•       Uma experiência sensorial “premium”. Perfumes aromáticos surpreendentes e texturas inéditas.

A Camelina é um exemplo concreto de uma matéria-prima de elevada qualidade colhida da agricultura tradicional local. Os produtores, envolvidos e agrupados em cooperativas especializadas, praticam uma agricultura sustentável. A Camelina é colhida perfeitamente madura e, depois, peneirada para uma seleção extrema. De seguida, a camelina é pressionada mecanicamente e depurada a vapor.

Garnier – Skin Active – Naturals

 

Em linha com os valores da marca, Garnier lança a gama Naturals - Uma gama que respeita a pele das mulheres com base no poder da natureza, oferecendo fórmulas simples, eficazes e, pela 1ª vez na marca, com 96% de ingredientes de origem natural, sem silicones, parabenos e corantes sintéticos.

Com a gama Naturals, Garnier compromete-se a comunicar de forma transparente com os seus consumidores capacitando a natureza para substituir substâncias não naturais e criar fórmulas com ingredientes derivados da natureza sem sacrificar a eficácia ou performance das mesmas. A gama naturals foca-se em 4 ingredientes principais: rosa, chá verde, mel e aloé vera, todos eles renováveis, extraídos da natureza de forma sustentável e com uma história por trás.

Tendo em conta o impacto ambiental das embalagens, houve uma preocupação na sua melhoria:

•       Os frascos e os boiões são feitos com 20 a 30% de plástico reciclado.

•       Os frascos são 100% recicláveis desde que colocadas no ecoponto correto.

•       Ao utilizar cartão com certificado FSC, a Garnier apoia uma gestão da floresta que respeita o homem e a natureza.

Roger & Gallet – Aqua Mirabilis

 

A AURA MIRABILIS marca um virar de página da Roger & Gallet, com o primeiro lançamento de uma gama de 6 cuidados para o rosto. Trata-se de uma gama com 18 plantas oficinais e destiladas para revelar a aura de uma pele perfeita e amiga do ambiente.

RESPEITO PELO AMBIENTE

Os nossos métodos de produção são implementados de forma a minimizar o impacto ambiental.

Tanto quanto possível, os nossos ingredientes são provenientes de fontes solidárias.

O vidro que usamos é reciclável até 25%.

Usamos um cartão com certificado FSC em todas as embalagens.

Kérastase - Aura Botanica

 

Kérastase coloca toda a sua experiência capilar numa gama em média com pelo menos 97% de ingredientes de origem natural. A sensorialidade das texturas, a integração de activos naturais e a embalagem responsável, a juntar à eficácia comprovada das fórmulas fazem com que o sustentável se torne desejável. O poder em bruto da natureza é finalmente revelado numa experiência requintada.

No coração da fórmula de Aura Botanica, estão 2 óleos únicos com poderes excecionais para nutrir e hidratar a fibra capilar. Com o propósito de obter a quintessência sem pesar, o óleo de Argão de Marrocos e o óleo de Coco de Samoa foram seleccionados para responder aos compromissos de performance, sensorialidade e sustentabilidade da marca.

O óleo de Argão, colhido e prensado à mão de modo artesanal pelas comunidades locais, é proveniente de um comércio justo, estabelecido com uma comunidade de mulheres, em Marrocos. Rico em ácidos gordos polinsaturados (ómega 6) e monoinsaturados (ómega 9), óleo de argão é bastante utilizado por mulheres marroquinas para o cuidado da pele, dos cabelos e das unhas, e tem sido utilizado como tal durante séculos. Muitos segredos de beleza tradicional são baseados em óleo de argão e é conhecido por reforçar o cabelo enquanto o torna suave, brilhante e sedoso. Este óleo assegura o brilho dos cabelos e a sua nutrição intensa.

Resultado de um fornecimento justo no Arquipélago de Samoa no Sul do Pacífico, o óleo extra virgem de coco é utilizado pela sua grande afinidade com a fibra capilar. Este óleo confere nutrição e suavidade ao cabelo. A sua recolha é também resultado de um programa de apoio a mais de 200 mulheres e respectivas famílias, que beneficiam deste comércio sustentável.

Este comércio justo permite que as mulheres empregadas ganhem a sua independência e garantam uma fonte de rendimentos estável, complementar, para o agregado familiar, preservando os seus costumes e tradições locais.

Produtos com uma percentagem elevada de ingredientes de origem natural:

•       Bain Micellaire – 96% de ingredientes de origem natural. Sem silicones – sem parabenos – sem sulfatos

•       Soin Fundamental – 97% de ingredientes de origem natural. Sem silicones – sem parabenos.

•       Concentré Essentiel – 99% de ingredientes de origem natural. Sem silicones.

•       Essence d´Eclat – 99% de ingredientes de origem natural. Sem silicones – sem parabenos.

 

Sem alterar o posicionamento “premium” de Kérastase, a alteração na tampa das embalagens da marca permite poupar 24 toneladas de plástico ao ano e a fábrica de Burgos, onde são produzidas grande parte dos acondicionantes, tem uma pegada de carbono neutra desde 2015. Os frascos de 80 ml e de 250 ml de Bain Micellaire são compostos por plástico PET 100% reciclável. As embalalagens de cartão de Concentré Essentiel e Essence d´Eclat possuem certificação FSC (Forrest Stewardship Council).

Biolage Raw – Real. Authentic, Wholesome. That´s RAW

I.       BIOLAGE RAW - Real. Authentic, Wholesome. That’s RAW

No centro do ADN da marca de Biolage estão a naturalidade e a transparência. A nova gama BIOLAGE RAW responde a estes 2 princípios e inscreve-se na perfeição na iniciativa sustentável.

As fórmulas da gama foram desenvolvidas com uma lista de ingredientes minimalistas, mas extremamente eficazes. Com uma elevada percentagem de ingredientes biodegradáveis (as fórmulas do shampoo e condicionador atingem uma taxa de biodegradabilidade de pelo menos 98%), e ingredientes recolhidos por um fornecimento sustentável e justo, cuja rastreabilidade está verificada.

•       Casca de Quinoa proveniente da Bolívia.

•       Yucca colhida em plantações locais nos Estados Unidos.

•       Coentros da Bulgária.

•       Cera branca de abelhas provenientes de comunidades africanas.

•       Argila vulcânica proveniente de Marrocos.

 

Todos os produtos RAW não contêm parabenos.

 

A química verde

 

Biolage R.A.W. leva o tema da natureza ainda mais longe ao garantir não só que as fórmulas são desenvolvidas a partir de ingredientes de origem natural, mas que também são concebidas segundo os princípios da química verde.

Uma abordagem respeitadora do ambiente para desenvolver fórmulas tão eficazes como sustentáveis. O ciclo de vida de uma fórmula é examinado desde a concepção até ao enxaguar de modo a minimizar a utilização dos recursos para a produzir.

Os ingredientes de origem natural provêm de plantas e minerais, mas também podem provir de cogumelos e mel.

Para além das fórmulas, as embalagens foram estudadas para ter um impacto positivo sobre o ambiente.

•       Os frascos de shampoo, condicionador e Mist Oil são produzidos a partir de plástico 100% reciclado.

•       Os boiões das máscaras são produzidos a partir de plástico 50% reciclado.

 

Uma embalagem de salão baseada na sustentabilidade

 

Este lançamento é acompanhado por um extenso programa educativo com a finalidade de induzir nos cabeleireiros as boas práticas ambientais. Assim, e a partir deste momento, todos os Salões RAW podem fazer a sua parte pelo ambiente graças ao programa RAW.

Décleor – Aromessence Neroli Amara – O produto sustentável 100% natural

O programa Sharing Beauty With All da L’Oréal é um meio de controlo da qualidade dos nossos Óleos Essenciais e da nossa pegada ambiental. Os índices de naturalidade e Water Footprint são indicadores da nossa vontade em integrar progressivamente cada vez mais sustentabilidade nas nossas práticas e nos nossos produtos.

 

Índice de naturalidade

É um grau de avaliação entre 0 (mais baixo) e 5 (mais elevado) que combina a origem das matérias-primas com o índice de naturalidade dos ingredientes: quanto menos a matéria-prima é transformada, maior é o índice de naturalidade.

No caso do Aromessence Néroli Amara, os sete óleos que fazem parte do mesmo possuem uma classificação perfeita neste índice!

 

Water Footprint

Water Footprint representa o volume de água necessário para diluir uma fórmula quando esta é libertada para a natureza, até que a fórmula atinja uma concentração sem impacto ambiental previsível. Quanto maior o Water Footprint, mais água está a ser usada na sua diluição. Por exemplo, no caso do processo de diluição de um dos óleos da nossa fórmula - Clary Sage - este requer uma baixa quantidade de água, o que demonstra o quão favorável é o seu perfil ambiental.

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Pure Vitality - Kiehl's

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Kiehl´s Since 1891 – Naturalidade com zero cedências de eficácia

 

Pela primeira vez nos cuidados de pele dois dos ingredientes tradicionais mais conhecidos no mundo pelo seu poder são combinados num creme 99,6% de origem natural. Sem parabenos, óleo mineral, corantes sintéticos nem perfume.

A Kiehl’s apresenta o Pure Vitality Skin Renewing Cream, uma fórmula com 99,6% de ingredientes de origem natural que é a primeira do seu tipo a alavancar a eficácia combinada de dois ingredientes de bem-estar mundialmente reconhecidos – Mel Manuka da Nova Zelândia e Raiz de Ginseng Vermelho da Coreia.

Enquanto envolve a pele numa textura nutritiva, este hidratante inovador ajuda a pele a resistir à perda de hidratação ao mesmo tempo que ajuda a recuperar os danos cutâneos existentes. Num teste clínico em 40 mulheres e após 56 dias de utilização, a luminosidade da pele melhorou 41,8%, a textura 39,7% e suavidade 51,2%.

Pure Vitality Skin Renewing Cream da Kiehl’s foi formulado com o objetivo de ajudar a pele a funcionar de modo óptimo, a ter uma aparência mais saudável. Uma pele de aparência saudável caracteriza-se pela luminosidade, uma textura suave e flexível e pode ser definida por uma capacidade de resistir e recuperar dos danos. Com o tempo, a pele torna-se naturalmente menos capaz de resistir e recuperar, e a sua vitalidade juvenil diminui.

Com o objetivo de ajudar a pele a comportar-se de modo óptimo – como uma pele saudável – os especialistas da Kiehl’s focaram-se em ingredientes com uma conhecida capacidade de aumentar a resistência da pele e a sua recuperação dos danos.

Isto levou-os a encontrar dois ingredientes tradicionais reconhecidos pelo seu poder, diretamente na Natureza – Mel Manuka da Nova Zelândia e Raiz de Ginseng Vermelho da Coreia.

 

 

MEL MANUKA DA NOVA ZELÂNDIA

A pele com uma aparência saudável é mais resistente aos danos e aos factores ambientais pois a sua barreira cutânea, sistema de defesa natural da pele, está equilibrada. À medida que a pele envelhece, a sua imunidade natural diminui e torna-se menos capaz de reconhecer ingredientes irritantes e de os neutralizar. A barreira da pele pode ficar enfraquecida, mais permeável e a sua sensibilidade pode aumentar.

O Mel Manuka é um mel escuro, cremoso e de flor única valorizado pelas suas propriedades apaziguantes e purificantes. Comparado com qualquer outra forma de mel, possui o mais elevado nível de polifenóis e de actividade antioxidante, o que ajuda a proteger a pele dos danos oxidantes como a poluição e os UV. Também é conhecido por ajudar reparar os danos e a manter a hidratação da barreira da pele devido ao seu conteúdo elevado de açúcar e de possuir quatro vezes mais minerais do que qualquer outro mel.

Biotherm – Inovação sustentável

 

A Biotherm criou um leite solar respeitador da biodiversidade aquática, Waterlover Sun Milk, a primeira gama Biotherm eco-concebida, sem cedências na sensorialidade.

Com filtros FPS eco-testados e uma fórmula base 96% biodegradável para um impacto mais reduzido no ambiente aquático.

 

Biotherm, amantes da água

 

Em homenagem à sua herança aquática, a Biotherm apoia a proteção dos oceanos à escala global através do seu programa Water Lovers, lançado em 2012.

Nos últimos cinco anos, para além de financiar campanhas sobre o oceano, a Biotherm tem trabalhado na redução do impacto dos seus produtos no ambiente aquático. Ao focar-se na embalagem e na fórmula, a Biotherm está a criar uma nova geração de produtos com perfis ambientais melhorados, com uma biodegradabilidade superior e pegada aquática reduzida.

 

2017, a levar os amantes da água ao próximo nível

 

O verão de 2017 marca o próximo passo do progresso na protecção solar com o desenvolvimento de uma nova fórmula eco-testada e um produto eco-concebido.

 

 

Waterlover Sun Milk é um protector solar com um perfil ambiental optimizado, a mesma eficácia de protecção (FPS 15, 30, 50) e o mesmo nível de sensorialidade dos produtos Biotherm. Este novo produto implicou um processo extenso de formulação e o desenvolvimento de um novo protocolo de testes ambiental pelos Laboratórios Biotherm, a Plataforma Ocean 5 Testing Plataform.

 

A plataforma Ocean 5 Testing Plataform

 

7 anos, 200 ensaios, 20 investigadores e a análise de mais de 150 matérias-primas.

Para desenvolver estas novas fórmulas de cuidado solar, os Laboratórios Biotherm conceberam uma plataforma de testes denominada Ocean 5 Testing Plataform. Esta plataforma recorreu a espécies planctónicas que representavam cientificamente a biodiversidade aquática. Uma equipa que envolveu 20 investigadores conduziu cerca de 200 ensaios para avaliar cada impacto potencial das fórmulas na biodiversidade aquática.

 

Perfil ambiental otimizado

 

•       Filtros de proteção solar eco-testados através da nossa Plataforma Ocean 5 TP;

•       Fórmula base 96% biodegradável;

•       Uma nova e leve embalagem eco-concebida para reduzir a quantidade de plástico usado em 14% comparativamente ao frasco padrão. Tanto a garrafa como o doseador são 100% recicláveis.

 

Os compromissos da BIOTHERM

•       Expedição Water Lovers Biotherm

 

A Biotherm irá patrocinar uma nova missão de investigação de leitos de ervas marinhas, de áreas de nidação de tartarugas e dos efeitos de micro-plásticos em torno da ilha de Formentera durante o verão de 2017. A Dra. Sylvia Earle irá liderar a expedição acompanhada pela sua Equipa de Expedição Mission Blue e por um grupo de cientistas da União Internacional da Conservação da Natureza (UICN) e de instituições locais. Sendo que as antigas pradarias de ervas marinhas de Formentera estão sob ameaça dos iates ancorados, um dos objetivos centrais desta expedição será trabalhar com parceiros locais de modo a abordar estes impactos e criar mais consciencialização pública através de uma campanha em redes sociais

O projeto foi apresentado durante a primeira Expedição Water Lovers Biotherm em Maiorca, Espanha em setembro de 2016. O evento também marcou a apresentação do Water Lovers Sun Milk de Biotherm na presença da embaixadora Elsa Hosk.

 

  

Sobre a L’Oréal

 

A L'Oréal dedica-se à beleza há mais de 105 anos. Com um portefólio internacional de 32 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 25,3 mil milhões de euros em 2015 e emprega 82.900 pessoas em todo o mundo. Como empresa líder mundial na cosmética, a L'Oréal está presente em todas as redes de distribuição: mercado de grande consumo, grandes armazéns, farmácias e parafarmácias, salões de cabeleireiro, perfumarias e travel retail. No centro da estratégia da L'Oréal estão a investigação e a inovação e uma equipa de investigação dedicada composta por 3700 pessoas que trabalham para satisfazer as aspirações de beleza de todo o mundo e para atrair mil milhões de novos consumidores nos próximos anos.

Destacamos a intervenção de Monsieur Olivier que falou, entusiasticamente, sobre a inovação no luxo.

 

Tornar a Beleza sustentável

(Quatro áreas com objectivos concretos e metas atingíveis)

Resultados já alcançados

 

Quais são as 5 grandes vitórias ao nível da evolução sustentável, a primeira é que 74% dos produtos novos ou renovados pelo Grupo desde 2015 tem um perfil ambiental ou social que foi melhorado e o nosso alvo é que 100% em inovação, até 2020, cumpra estes requisitos.

 

A segunda é que 43% dos produtos novos ou renovados tenham um perfil ambiental e social melhorado graças, muito concretamente, a embalagens com uma menor pegada ambiental. Estes 43% representam então o que é possível graças a fontes alternativas de materiais, substituir as fontes convencionais. Mais de 4.900 Toneladas de materiais reciclados substituíram os materiais convencionais em 2015, representando um aumento de mais 20% em relação a 2014.

 

Terceira vitória alcançada pelo Grupo de 2015 até 2017, 99,8% do cartão utilizado nas caixas dos produtos do Grupo L’Oréal é certificado, 100% do papel utilizado para as instruções incluídas nos produtos, também já é certificada.

 

Quarta grande meta atingida ao nível da Inovação: 14% dos produtos novos ou renovados sem perfil social melhorado devido à incorporação de matérias primas provenientes de programas de “solidarity in sourcing”, a L’Oréal garante a rastreabilidade das matérias primas que utilizam, sabemos o país de origem bem como se o fornecedor cumpre os regulamentos ambientais e sociais, se respeitam a biodiversidade, se promovem o impacto positivo na comunidade local.

 

Quinta meta já alcançada na área da inovação sustentável. A própria L’Oréal apenas utiliza 0.1% da produção mundial de óleo de palma e do seu derivado, quer garantir que 100% desse ingrediente é certificado pela RSTO garantindo uma produção responsável em desflorestamento. Este império da cosmética foi ainda mais além implementando a rastreabilidade, em 2016, de todos os fornecedores, assumindo-se como pioneiros da criação do “Sustainable power índex”.

 

O nível da produção sustentável, é a segunda área deste programa de “sharing leader”. Qual é a meta? Até 2020 a L´Oréal promete reduzir a sua presença  ambiental em 60% com base em valores de 2005 aos mesmo tempo que leva a beleza a mil milhões de novos consumidores, produzindo mais e melhor. A título de exemplo, muito concretamente na Bélgica, a fábrica de Liberalon utiliza 100% de energia verde (biomassa) e é neutra em emissão de dióxido de carbono. Em Burgos, em Espanha, em 2014, também foi inaugurada uma fábrica de biomassa onde são elaborados todos os produtos da “divisão profissionais” que são vendidos em Portugal.

 

A segunda meta até 2020, é a redução de 70% das emissões de dióxido de carbono na produção, até se atingir estes objectivos ao nível da produção sustentável.

Com os resultados obtidos em termos da emissão de dióxido de carbono -56%, é caso para dizer que o objectivo de 2020 já foi alcançado e que, provavelmente, a L´Oréal o irá superar, já que a produção aumentou em mais de 26%. E, é aqui que gostávamos que os leitores se detivessem um pouco para dizer que é possível em concreto, pois facilmente se deduz os compromissos ambiciosos em relação ao clima e ao mesmo tempo no desenvolvimento económico que permitam funcionar em conjunto e crescer.

 

Outra grande vitória já alcançada neste âmbito, á a diminuição de 45% de consumo de água nas fábricas e centros de distribuição, todos estes dados são auditados por fontes independentes.

 

Terceiro, menos 31% de produção de resíduos de plantas e centros de destruição desde 2015, 93% dos resíduos já processados pelos centros de distribuição foi recuperado. É provavelmente, para quem trabalha no Grupo e a imprensa que comunica estes resultados, uma grande vitória e um grande motivo de orgulho.

 

Terceira área que tem a ver com o bem-estar e viver sustentávelmente. Qual é o objectivo?  É que todas as marcas L’Oréal avaliem onde reside o maior impacto social e ambiental e definir compromissos para melhorar o seu papel na sociedade.

 

Esperamos que a esta hora os nossos leitores estejam tão divertidos como nós durante a estadia na Mercado da Beleza Natural.

Chegámos a casa para almoçar e apetecia-nos comer saladas, beringelas grelhadas, morangos…

E… também ficámos fascinados com o compromisso da sustentabilidade da L´Oréal Portugal, a qual promove formação e emprego. O projecto “Embeleza o teu futuro”, um programa de formação e empregabilidade, lançado em Julho de 2016, dirigido a jovens desempregados, contou na sua primeira temporada com a participação de 71 jovens, sem trabalho, há mais de um ano, em condição socio-económica vulnerável, da zona da grande Lisboa. Em apenas 5 meses, o projecto potenciou a sustentabilidade financeira de 42 participantes, quer por via de um contrato de trabalho para outrem, quer por via da criação do seu próprio negócio. A segunda edição do programa já está em marcha.

Boas notícias!

 

J.L. Teixeira

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