Alexandra Matias Jewelery I Uma Marca a Memorizar

Alexandra Matias é uma mulher notável com um percurso de trabalho verdadeiramente fascinante.

Juntando a todos os predicados onde, sem favor, lhe damos nota 20, Alexandra é a mãe que todas as crianças gostavam e deviam ter, sempre atenta aos cuidados com o filho, apesar de viver inteiramente absorvida com a sua profissão, actualizando-se a cada instante, procurando conhecer a fundo o “métier” de joalheira, com a particularidade de procurar as melhores marcas do mercado mundial.

Alexandra Matias, licenciada pela Universidade Católica em Engenharia Informática, área que desenvolveu através do trabalho que realizou para empresas, fez um Mestrado de Gestão, na mesma Universidade, o que lhe permitiu explorar as tecnologias de informação para chegar mais longe. E já chegou ao dar novo rumo à sua vida. Fez um Curso de Gemologia onde conheceu a fundo a extraordinária beleza das gemas e do mundo que as envolve. 

Entretanto, também se dedicou aos metais nobres e fez exame na Casa da Moeda para ser perita oficial, de modo a poder, legalmente, comprar e vender ouro e pratas.

Depois, abriu a loja D´ALMA – as duas primeiras letras de Alexandra e Matias – (AL+MA), onde com a loja da Rua Castilho, em Lisboa, uma via onde passa a clientela com a qual lhe é mais fácil um excelente relacionamento, passou agora a designar a sua marca com o nome de ALEXANDRA MATIAS JEWELERY. Na realidade a Alma de Alexandra está em todo o trabalho de excelência que tem desenvolvido.

De salientar, que após concluir o curso de gemologia, adquiriu os equipamentos necessários para montar o seu laboratório e, por isso, não compra nem vende nenhuma pedra que não seja por si analisada. 

Recentemente, depois de ter percorrido os melhores e maiores centros onde se negoceiam jóias, tais como Paris, Londres, Miami, Hong-Kong, Las Vegas, entre outras grandes cidades onde realizam feiras exclusivas para comerciantes, Alexandra dispõe de mais de um “designer” que trabalha exclusivamente para si.

 

Moda&Moda

Quer-nos falar da sua experiência profissional neste “métier” a que entusiasticamente se dedica?

Alexandra Mathias Jewelery 

Compro jóias em 2ª. mão, de origem portuguesa e de outros países, especialmente de grandes marcas, antigas e modernas, mas a minha especialidade é procurar pelo mundo, as peças bonitas e exclusivas, tanto quanto possível assinadas por grandes casas de joalharia, tais como Cartier, Van Cleef & Arpels, Bulgari, Chaumet, Chopard, Verdura, Boucheron, Tiffany, Maubossin, Versace, Marina B.,Harry Winston - a casa que tem à venda os melhores diamantes porque tem a exclusividade de escolha na De Beers. 

Ainda antes de começar este negócio já era uma verdadeira aficionada de Lalique, Verdura e de JAR, precisamente por os considerar, a certo nível criativo, os melhores joalheiros. Conheço-lhes a vida e a obra desde muito cedo. O JAR é um joalheiro muito caprichoso que está vivo e trabalha na Place Vendôme, em Paris, onde ainda espero ter a sorte de conseguir falar-lhe, embora saiba que não é fácil.

Além das compras que me dão muito trabalho porque as deslocações para países tão longínquos com culturas muito diferentes da nossa, os períodos de espera nos aeroportos, torna-se muito cansativo, apenas recompensado quando descubro uma peça e a consigo negociar, sabendo já a quem a vou vender. 

É a própria joalheira que nos diz: “A Alexandra Matias Jewelry nasceu da paixão por jóias e pedras preciosas. Aqui, procuramos estabelecer a diferença com a incessante busca de peças que acreditamos irão despertar a paixão dos nossos mais exigentes clientes (os que já temos em carteira e os que temos a certeza, iremos alcançar).

Aliás, refere Alexandra, a descoberta que existe em cada peça é uma aventura diária com resultados emocionantes.

M&M - Para lá do aspecto do negócio como encara as jóias?

As jóias e em especial, as gemas, fazem parte de um mundo fascinante. São peças especiais que geram, por vezes, um fascínio, que não se consegue explicar. É uma relação emocional que cada pessoa desenvolve à sua maneira com cada peça em particular.

Para todos nós, as jóias são autênticas âncoras. São peças que transportam uma carga emocional que cada um desenvolve à sua maneira com cada uma, em particular. Algumas jóias, para lá da sua beleza permitem-nos recordar momentos especiais e pessoas que nos são muito queridas ou que infelizmente só representam uma infinita saudade.

Antes do casamento de Harry e Meghan já vinham aqui à minha boutique, filhos de clientes com ideias de como queriam os anéis de noivado. Fizemos vários. E perguntamos, agora, qual será a noiva que não fica radiante se receber o seu anel desenhado pelo noivo? E, ainda acrescento, as jóias são intemporais e, por isso, deparo-me aqui com gente jovem que é uma fiel depositária que passará orgulhosamente o anel recebido à geração vindoura. 

De salientar que esses anéis que nos pedem são, algumas vezes, manufacturados com as pedras de jóias de familiares próximos, sendo que de algum modo voltam a usar uma parte das jóias herdadas.

A nossa casa tem um percurso muito interessante e estamos orgulhosos do grande conjunto dos nossos compradores, dos quais já conhecemos a 2ª. geração, também como clientes. São inúmeros os casos dos jovens que recomendados pelas mães, vêm à procura dos anéis de noivado e, posteriormente, mandam fazer as alianças de casamento. São clientes que ficam para a vida deles e para a nossa.

Também temos muitos compradores que nos visitam semanalmente na Rua Castilho onde temos sempre qualquer coisa de novo para lhes agradar. Querem conhecer em primeira mão as novidades. Outros acompanham-nos comodamente pelo Facebook ou pelo Instagram. Estamos a sentir a necessidade de criar uma e-boutique, que lançaremos brevemente, já que temos muitos clientes estrangeiros que nos visitam sempre que regressam a Portugal e, também, porque queremos chegar a uma nova clientela que aprecia as jóias e as marcas de que dispomos.

M&M - O que tem a dizer-nos da mudança de paradigma do luxo?

A definição do luxo tem evoluído com os tempos. Antigamente o luxo estava intimamente conectado com a opulência e a extravagância. Na actualidade, o luxo continua a ser sinónimo de qualidade e excelência, mas de uma forma mais consciente, já que as grandes marcas têm revelado cada vez mais preocupações em assegurar que tudo está assente na sustentabilidade e na ética. 

Concretamente na joalharia, as grandes marcas internacionais estão focadas em metais nobres e pedras preciosas provenientes de minas que assegurem o respeito pelos direitos humanos.

Na Alexandra Matias Jewelry, desde sempre que nos pautamos por esses valores e simultaneamente contribuímos para que os materiais nobres voltem a ser amados.

M&MNão é uma complicação para si entrar e sair com jóias de valores elevados?

Alexandra Matias Jewelry – Não. Cumpro todas as regras através da Câmara de Comércio. Preencho os documentos do que levo com toda a legalidade e quando entro no aeroporto de Lisboa procedo da mesma forma, ou seja não escondo nada. A minha forma de trabalhar não é de risco, é de rigor.

M&M – Quais são projectos da Alexandra Matias Jewelry? 

O verbo superar norteia toda a minha actuação, Por isso, aguardam-se agradáveis surpresas ao nível das peças que vendemos, assim como a relação com os nossos novos clientes na experiência da compra.

Existimos para surpreender e é o que fazemos diariamente com toda a nossa energia. Manteremos este espírito da qualidade/preço, ou seja as nossas peças por serem compradas em 2ª. mão têm um preço mais baixo do que na loja da marca e não é pelo facto de outra pessoa a ter usado ou não que o anel, o colar, a pulseira ou os brincos perdem importância. A nossa qualidade/preço, repetimos, é a nossa melhor oferta.

As peças que vendemos, constituem, sem dúvida, valores seguros.

Marionela Gusmão

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon