Guo Pei I Altíssima Costura com jóias de Caroline Scheufele

DUETO CHINA/SUIÇA …DE SUPERIOR QUALIDADE

 

Já dissemos, há algum tempo, nesta revista online, que a China foi um grande Império com o qual os portugueses mantiveram laços de amizade e um protocolo que estabeleceu a nossa permanência 500 anos em Macau. É essa mesma China que passou por uma terrível convulsão comunista, da qual não se libertou totalmente, que vai avançando no mundo ocidental numa marcha rápida, açambarcando mercados, o mesmo grande país em dimensão que invadiu o mundo com vestuário de má qualidade e péssimo gosto nas imitações, mas que na actualidade  já chegou à Alta-Costura, em Paris. A personalidade dessa nova onda que o mundo civilizado já conhece e reconhece, chama-se Guo Pei e tornou-se célebre ao participar, em 2015, na gala onde Rihanna colaborou, com um vestido da sua autoria, no Metropolitan Museum of Art (MET) de Nova Iorque, além de também ter apresentado duas peças na mesma mostra “China: Through the Looking Glass” (China: Através do espelho”), muito naturalmente sob a influência da estética do seu mundo na moda do Ocidente.Marionela Gusmão 

                                 VESTIDOS CURTOS                             

5B Guo_Pei_1667655

4B Guo_Pei_1667653

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

O que a catapultou à ribalta foi, com efeito, o vestido que Rihanna usou na acima citada Gala, em Nova Iorque, e que na realidade não é mais do que uma grande capa amarela, inspirada num elaboradíssimo uniforme de Napoleão Bonaparte.

​ O traje foi bordado a quatro mãos por duas hábeis chinesas e mesmo assim levou dois anos de trabalho numa seda, cor canário, lavrada à mão, com fio de ouro, flores de metal e guarnições com peles.

​Rihanna, que além de cantora, também sabe de costura— usou o vestido com grande leveza, como se ele não pesasse 25 kilos… Porém, em certo momento, necessitou de ajuda para poder subir uma simples escada. Para Guo Pei, este vestido marca o nascimento da Alta-Costura chinesa moderna no Ocidente.

​O traje inundou as redes sociais e as principais revistas americanas elevaram Guo Pei ao alto das montanhas da fama. Quando se apercebeu do fenómeno que a sua obra estava a merecer, ficou, naturalmente, muito feliz.

​Guo trabalha há trinta anos, mas só alcançou o verdadeiro reconhecimento há apenas dois anos. Actualmente é a costureira mais importante da China. Em 2015, entrou numa nova fase da sua vida profissional, pois a seguir à Mostra no MET em Julho desse ano, realizou a sua primeira exibição em Paris, no Museu de Artes Decorativas, (que tão bem conhecemos desde os tempos em que Yvonne Deslandres esteve à frente dos destinos do sector da moda do vestuário) com o apoio da empresa MAC que a contratou para que criasse uma gama de maquilhagem com 16 cores, entre as quais se salientaram o coral, o rosa e o azul.  

Posteriormente, abriu um pequeno “atelier” em Paris, nas vizinhanças da Rue Saint Honoré. Seis meses após a apresentação do vestido amarelo que Rihanna envergou em Nova Iorque a Chambre Syndicale de la Haute Couture de Paris, (de que a Moda & Moda é membro desde  1984, data do seu nascimento) ofereceu-lhe a possibilidade de ser membro como convidada: a primeira vez que uma personalidade asiática da costura recebeu essa honra durante os quase 150 anos desta importante organização da Alta-Costura francesa.

​O “show” inaugural de Guo, no Ocidente, teve lugar em Janeiro de 2016, durante a Semana da Alta-Costura de Paris, onde apresentou mais de 30 peças de vestuário de uma beleza visual de cortar a respiração.

O “show” a que agora nos reportamos realizou-se em Julho de 2017, durante a semana da Alta- Costura que se realiza duas vezes por ano, em Paris, destinado a mostrar os modelos criados para o Outono/Inverno 2017/2018. E, desta vez contou com a colaboração de Caroline Scheufele, nada menos que a co-presidente e directora artística da CHOPARD, marca suiça de referência. Entre as jóias e os vestidos foi conseguida uma articulação perfeita e a colecção contou com um valor acrescentado jamais visto.

Na China, o “atelier” de Guo Pei encontra-se instalado num lugar improvável para a rainha da Alta Costura da China: no bairro suburbano de Chaoyang, a norte de Beijing. Neste espaço funciona a sua sala de trabalho, a sala dos desfiles e as oficinas onde trabalham os 500 artesãos que formam a sua equipa. Para Guo, a proximidade física e o trato afectuoso contribuem para que todos se sintam uma família onde impera o respeito.

​Na actualidade um modelo de Guo pode custar 300.000 dólares, mas também existem vestidos que não ultrapassam os 75.000 dólares.

A paixão da costura nasceu por um acaso pouco agradável. Guo tinha dois anos quando se apercebeu que a sua mãe, uma professora de Kindergarten, tinha falta de vista e não conseguia enfiar as agulhas. Guo ficava feliz por poder ajudar a mãe, contribuindo assim na confecção da roupa de inverno da família, já que não tinham possibilidades económicas de comprar modelos novos.

​Guo Pei nasceu em 1967, um tempo em que a Revolução Cultural estava no auge. O seu gosto pelo vestuário crescia à medida que caminhava para a adolescência e isso não era muito bem visto. Uma professora chegou a acusá-la de capitalista por levar à escola, os vestidos que ia recebendo da sua mãe.

​E é a grande senhora da costura, a artista genial que nasceu na China quem nos diz: “a culpa teve a minha avó”. Ela viveu os finais da dinastia manchú no seio de uma família rica que perdeu todos os seus bens tendo que se habituar à austeridade do comunismo. Na hora de adormecer, a avó em vez de lhe contar historietas, falava da Ópera de Pequim e da Imperatriz  Zishí, e descrevia os pormenores dos vestidos que as senhoras usavam.

​ Nesta revista, que já conta com 33 anos, dirigida por uma mulher que trabalhou na fundação do Museu do Traje, em Lisboa, e que assinou muitos textos de História de Moda e de moda actual, consideramos que o seu talento merece os maiores aplausos.

Guo Pei não perde o seu tempo a costurar vestidos para o quotidiano nem que as mulheres sejam executivas das maiores empresas. Guo Pei só trabalha para quem vai a grandes festas que tanto podem ser cocktails como grandes galas.

Esta colecção prima pela perícia do trabalho, pela escolha dos melhores cetins, das organizas mais finas, dos bordados executados sobre desenhos rebuscados no passado mas de excepcional beleza. E… pelas linhas que propõe levando em conta a elegância feminina.  

Excelente a colaboração entre Guo Pei e Caroline Schuefele, a primeira chinesa, a segunda suiça, pois ambas conseguiram uma notável colecção a que chamamos uma obra-prima a duas cabeças e quatro-mãos. Parabéns!

 

Marionela Gusmão 

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

Guo Pei

                            VESTIDOS COMPRIDOS                           

CAROLINE SCHEUFELE

A benjamin da família

A grande joalheira

Também é presidente da CHOPARD

 

Caroline Scheufele casada com Fawaz Gruosi, o mestre da Grisogono, é a principal jóia da família.

A autora destas linhas teve há mais de 35 anos um relógio Chopard com brilhantes que giravam no mostrador e ficou sem ele num Hotel, em Paris. Ao certo desconhece se o perdeu ou se alguém que gostava daquele relógio arranjou forma de o fazer sumir. As queixas resultaram em zeros. Tive pena de ficar sem ele, por ter sido um presente do meu marido.

Porém, jóias Chopard, nunca tive nem tenho nenhumas. Mas, as que Caroline criou para acompanhar as criações de moda do vestuário de Guo Pei, deixaram-me maravilhada. Guo Pei é um fenómeno muito raro em moda feminina e, por certo, Caroline Scheufele ficou contagiada com a criatividade desta chinesa de excepção.

Resultado: as jóias de Caroline Scheufele, presidente da Chopard, têm um tal nível de criatividade que me fascinaram.

Percebo perfeitamente o fio condutor da colecção de jóias de Caroline, pois seguem na perfeição as propostas de Guo Pei.

Em termos de cor, Caroline serviu-se das esmeraldas da Colômbia, mas não deixou de integrar o jade tão tradicional na China, criando peças de grande deslumbramento.

Depois, se Guo Pei usou os melhores tecidos, Caroline escolheu as melhores gemas que existem. Os brilhos dos tecidos casam numa perfeita harmonia com os brilhos dos diamantes… Quem resiste a deixar de louvar estas duas colecções?

Caroline, acumula o cargo de Presidente da Chopard com a direcção artística da marca. Logo, tem tudo à sua disposição.

De referir que Caroline conta com o apoio de todos os que fazem parte desta empresa familiar de 156 anos.

Assim, tal como Guo Pei está vocacionada para o universo do luxo, também a Chopard, empresa que está na sua família desde 1963, desenvolve os valores da marca – inovação e alta qualidade.

Para a Moda & Moda um artigo sobre joalharia é uma “marca” da revista. Temos paixão pela beleza das pedras e pelo “design” que tem evoluído de uma maneira vertiginosa.

Se à Chopard já se podia chamar, a marca das artistas de cinema, pela sua presença assídua na entrega dos Óscares de Hollywood e nos Festivais de Cinema de Cannes, estamos certos que Guo Pei não ficará esquecida nos grandes acontecimentos mundanos. Até porque já esteve em Nova Iorque quando Rihanna a tornou conhecida.

Com sorriso franco e aberto, Caroline Scheufele é uma mulher elegante, de pulso forte que até teve grande peso na compra do Hotel Vêndome – um cinco estrelas na mítica praça do luxo francês. Até há quem diga que a França é o país do luxo e que a Place Vendôme é a sua capital…

Numa próxima oportunidade escreveremos mais sobre Caroline, mas, neste momento, a principal vedeta é a Guo Pei. Contudo,  não podemos deixar de enaltecer os valores da Alta Costura e da Alta Joalharia, pois é disso que se trata. As duas , de mãos dadas, deram vida a uma colecção conjunta, na qual a jóia e o vestido se relacionam, embelezando assim duas colecções nascidas da arte de criar, de transformar sonhos em realidades.

As duas, em sintonia, sublimaram a arte do vestuário e dos seus acessórios.

Ao ver a colecção percebe-se, de imediato, que Caroline Scheufele criou jóias de Alta Joalharia inspiradas na Ásia de todos os sonhos, em modelos com materiais que nos invadem de mil e um sortilégios.

A colecção Outono/Inverno 2017/2018 criada por Guo Pei ficará na História da Moda e na História da Joalharia.

Entre as jóias mais deslumbrantes, salientamos vários colares sugerindo rendas antigas, luxuosas e outros que valorizam as pedras de cor como os rubis, as esmeraldas e o jade.

A, magistral colecção de Guo Pei denominada “Silk Road”, valorizada com as jóias Chopard da autoria de Caroline Scheufele, transmitem a velha mensagem: “a união faz a força”.

Grande lição que estas duas mulheres - uma europeia e uma asiática - deram ao mundo. Bravo!

Marionela Gusmão

                                      GUO PEI  I  CAROLINE SCHEUFELE  DUETO CHINA/SUIÇA                                         

A - Guo_Pei_1667592

Guo Pei

B - Guo_Pei_1667628

Guo Pei

C- Guo_Pei_1667638

Guo Pei

D - GuoPei_D010

Guo Pei

E - GuoPei_D031

Guo Pei

F - GuoPei_D023

Guo Pei

G - Guo_Pei_1667647

Guo Pei

H - GuoPei_D030

Guo Pei

I - Guo_Pei_1667654

Guo Pei

J - GuoPei_D032

Guo Pei

K - GuoPei_D034

Guo Pei

L -Guo_Pei_1667658

Guo Pei

M -Guo_Pei_1667661

Guo Pei

N -GuoPei_D035

Guo Pei

O -Guo_Pei_1667666

Guo Pei

P -Guo_Pei_1667669

Guo Pei

Q -GuoPei_D039

Guo Pei

R -Guo_Pei_1667682

Guo Pei

S -GuoPei_D054

Guo Pei

T -Guo_Pei_1667702

Guo Pei

U -Guo_Pei_1667715

Guo Pei

V -GuoPei_D060

Guo Pei

Z- Guo_Pei_1667718

Guo Pei

X -GuoPei_D059

Guo Pei

Z 1 Guo_Pei_1667721

Guo Pei

Z 2 GuoPei_D063

Guo Pei

Z 3 Guo_Pei_1667724

Guo Pei

Z 4 GuoPei_D003

Guo Pei

Z 5 GuoPei_D004

Guo Pei

Z 6 GuoPei_D005

Guo Pei

Z 7 GuoPei_D020

Guo Pei

Z 8 GuoPei_D025

Guo Pei

Z 9 GuoPei_D045

Guo Pei

Z 10 GuoPei_D049

Guo Pei

Z 11 GuoPei_D056

Guo Pei

Z 12 GuoPei_D057

Guo Pei

Z 13 GuoPei_D062

Guo Pei

Z 14 GuoPei_D064

Guo Pei

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon