A moda do vestuário,  fenómeno que muitos associam à futilidade, outros à cultura e à arte, e alguns a coisa nenhuma, concede a cada pequeno detalhe, uma carga simbólica, que nunca foi nem será fruto do acaso. Vejam-se os modelos absolutamente excepcionais da Dior executados por Maria Grazia Chiuri, a grande criadora que trabalhou com o mestre dos mestres, o Sr. Valentino Garavani, meu querido e grande amigo, que um “ilustre palerma” informou que em Lisboa ninguém sabia de mim, contribuindo para que eu não fosse convidada para a festa que aquele grande senhor da moda realizou num palácio de Lisboa para homenagear um amigo. Há cada paspalho nesta pobre  Lisboa, cidade que tem recebido os retornados com amor e carinho… Fugir desta gentinha invejosa e má!

Contudo, esquecido esse triste episódio, os modelos que estamos a apresentar estão interligados às franjas e foi a Maria Grazia Chiuri, durante muito tempo nos braços de Valentino, que me levou a escolher os dourados para informar as minhas leitoras que o ouro está na moda. (Tão na moda que até quase todos os dias sobe nas principais Bolsas do Mundo). É evidente que aquele ouro que sobe nas Bolsas é o ambicionado metal que os ourives usam para as suas jóias e que nós usamos nos dedos, nas orelhas, nos pulsos e no pescoço.

Maria Grazia Chiuri foi “vendida” no pacote da marca Valentino, mas cansou-se e deu o salto para a Christian Dior onde este ano, criou a sua melhor colecção de sempre. Estes modelos evocativos de imagens da Antiguidade Clássica, são deslumbrantes.

Mas, nem só do luxo orientalizante dos modelos Dior vivem as franjas para ofuscar a noite mais luminosa do Verão 2020. Também escolhemos as franjas, sempre em movimento, de marcas mais acessíveis aos bolsos das portuguesas. Estão nessa opção os modelos das marcas  Miss Bikini, Nuria Gonzalez e Pomeline.

E, porque temos uma grande paixão pela dupla Dolce & Gabanna não deixámos de os incluir. Ambos têm muito talento e vimos os seu primeiro desfile, há já muito tempo, mas ainda vibramos com a emoção que nos causaram num modesto espaço com bancos de madeira. Fui com a Madame Pini, embaixatriz italiana, irmã da Madame Vignol da Samco. Bons tempos!

É evidente que entre os modelos da Dior há uma diferença abismal, mas nunca ninguém ouviu dizer que em tempo de guerra não se limpam armas? E há aqui a arma de sedução, aquela que não mata, nem fere, mas que agrada aos mais modernos.

Viva a moda! Vivam as franjas em movimento!

 

Marionela Gusmão

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Pomeline

Nuria Gonzalez

Miss Bikini

Miss Bikini

Christian Dior

Christian Dior

Christian Dior

Christian Dior

Franjas  I  Entre a moda de rua e o chique das festas

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon