Haverá alguém que se divirta mais no Verão do que os Jovens? Obviamente, não!

No sangue dos jovens corre a alegria, o espírito da festa. Em alguns casos, desponta o amor. Em outros, o amor fortalece de tal modo que acaba em vida a dois, de mãos dadas, para sempre.

 

Mas, o que nos interessa agora são as propostas que vos trazemos para umas férias divertidas com festas tipo “sun set” ou nas discotecas mais em moda, de norte a sul do país, embora saibamos que apesar das demasiadas liberdades concedidas pelos pais de muitos jovens, não nos cabe censurar.

Estas páginas têm o único propósito de mostrar à juventude portuguesa a nossa escolha para as múltiplas festas das noites quentes do Verão.

 

Graças a Deus, não parámos no tempo e acompanhamos, como pouca gente, o que se passa lá fora. O melhor exemplo do que dizemos é observar os modelos que apresentamos e que têm as mais notáveis assinaturas de França e de Itália.

 

Sucessora do traje de aparato domingueiro, em voga até aos Anos 50 do século passado, a Moda Jovem nasceu a partir de 1958, reflectindo a mudança de mentalidades consequentes da 2ª. Guerra Mundial, conflito que teve o seu fim em 1945.

Aliás, para entendermos esta mudança basta equacionar os sucessivos prolongamentos de escolaridade, as facilidades de acesso ao ensino complementar e universitário, a abertura de novos cursos, alguns deles jamais sonhados.

Desde o Ano Internacional da Juventude, que teve lugar em 1985, (já eu era a autora dos artigos de moda da revista TV Guia) muito se tem escrito sobre a moda Jovem. As conclusões são sempre idealistas e a esperança remete-nos para um amanhã melhor, sempre muito melhor.

Em termos de vestuário, o protótipo, com ou sem mensagens ideológicas, vem sempre dos artistas da actualidade, especialmente do mundo da canção, mas com largo espaço para as actrizes de cinema mais em voga ou das figuras de proa da realeza europeia, especialmente de Inglaterra e da Holanda, onde a Rainha Maxima é, na actualidade, o exemplo mais seguido embora os nossos vizinhos de Espanha insistam em empurrar a mulher do Rei Filipe VI para o papel de “influencer” na moda do país vizinho, o que não é certo.

Em tempos, o primeiro a influenciar a MODA JOVEM foi o actor James Dean, pese embora para isso muito ter contado a sua tão curta vida e o seu estilo semi-selvagem.

Comparativamente à Alta Costura, o estilo é a ideia (moda) no estado bruto, a espontaneidade criativa, o “apport” dos novos tecidos, novos coloridos e novas formas.

Na moda do vestuário, “estilo” presta-se a várias leituras, mas o “estilo jovem” é, sem dúvida um fenómeno com três décadas mas com muito ainda por desvendar. Para nós, nesta revista que tem aprofundado os vários percursos da moda, em diversos níveis, este estilo tem sido uma boa fonte da mudança que se vai operando na Alta Costura, um sector que será para todos menos para a juventude, com alguma concessão para Giambattista Valli, um italiano que trabalha em Paris e que muito apreciamos desde o tempo em que ele em nome da empresa Ferragamo veio suceder a Ungaro. Não deu nada. Ungaro, era ele próprio, o único, aquele que vestia a Madame Liliane Benttencourt, a mulher mais rica de França por ser a maior accionista da L´Óreal.

Curiosamente, esta senhora estava no jantar no Eliseu, em Paris, quando o Presidente da República, Dr. Mario Soares foi o convidado de honra do Presidente Mitterand e fui eu, esta humilde escriba quem os apresentou.

Mas, eu conhecia muito bem a senhora porque nos convites que me faziam para ir ao Troféu Lâncome ficávamos sempre na mesma tenda, além do já referido encontro sazonal nos desfiles do Sr. Ungaro.

E a vida passa, a minha experiência aumenta, mas continuo a apostar nas vanguardas que rumam em direcção ao futuro.

Com os modelos que escolhemos, as nossas leitoras mais jovens podem tentar com vestuário parecido serem as rainhas das festas nocturnas nas noites quentes do Verão, de Norte a Sul do país, embora saibamos, antecipadamente, que as grandes noites vão acontecer no Algarve. Divirtam-se! Eu, vou lá dizer: Olá! Divirtam-se! Viva a Vida!

 

Marionela Gusmão

MODA JOVEM I FESTAS

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon