Férias I Rumo às Praias e ao Sol

Neste período estival que em breve dispara de todos os quadrantes, as férias nas praias são, além de muito saudáveis e recomendadas para crianças e adultos, um tempo de festa diária em família ou com amigos.

Falamos do nosso litoral de norte a sul, embora saibamos que as grandes enchentes vão ter lugar nas praias de sempre, com especial incidência nas que ficam perto de Lisboa (linha do Estoril e Caparica) e, em especial, no Algarve.

O Algarve fica superlotado, mas como tem as ilhas de Faro, Olhão e Tavira, há sempre lugar para mais uma família. O mais complicado no Algarve é para quem vai para casas próprias ou alugadas e tem que fazer as compras nas praças ou nos supermercados. Todavia, quem souber gerir bem o tempo e já conhece os caminhos consegue o tal “desenrascanço” em que os portugueses são peritos.

Pela nossa parte, que não nos tirem as nossas praias algarvias por ser ali que nos sentimos em casa!

Já fizemos férias em praias italianas e praias francesas de grande renome internacional, mas concluímos sempre que os melhores mares são os nossos com temperaturas de água de excelência e areais onde estendemos as nossas toalhas e sentimos como eles se adaptam ao nosso corpo a tal ponto que as nossas formas se moldam, até podendo ver neles o símbolo da nossa matriz. E que pensar do prazer que sentimos quando caminhamos sobre a areia e quando nos deitamos nela? Já lemos que no encontro do nosso corpo com a areia das praias há, inconscientemente, o “regressus ad uterum” que os psicanalistas tanto citam.

Qualquer um de nós quando se deita na areia, mesmo que tenha sofrido as estopinhas para aparcar o automóvel, encontra o repouso que procura, a segurança e até a regeneração.

PROTECTORES SOLARES

Até chegarmos à areia está tudo dito, embora seja mais fácil marcar as férias num bom Hotel, partir de avião, arranjar um transporte acessível, fazer o check-in e ter um bom quarto com ar condicionado e as refeições incluídas. Porém, estas férias não estão ao alcance de todas as bolsas.

Mas, mesmo que se tenham todas as comodidades máximas há um aspecto a considerar: a protecção solar. Aqui, há muitos factores a não esquecer, ou seja: o tipo de pele, as horas a que não se deve estar ao Sol (por mais que apeteça) e saber escolher os melhores protectores que existem nos mercados de farmácia e de perfumaria.

Segundo o nosso especialista o muito amado colaborador da Moda & Moda, Dr. Álvaro Santos “A luz do Sol inclui um espectro visível para nós – do vermelho ao violeta. A designação “abaixo” ou “acima” tem a ver com o inverso dos comprimentos de onda de cada radiação e as respectivas energias que transportam”.

Mas… parece que muita gente se está a esquecer destes aspectos fundamentais e é pena porque na actualidade o uso de protectores solares tornou-se imperativo.

Nesta revista há muito tempo que nos dedicamos a fundo com os problemas resultantes das erradas exposições solares. Quando a Europa começou a sua campanha de sensibilização com a frase: “Sol, use mas não abuse”, já o sócio desta revista, o inesquecível Dr. Firmino dos Santos Fernandes, tinha escrito em 1984 uma imensa lista de medidas a tomar, as quais iam até ao vestuário a usar e, naturalmente, aos protectores solares, apresentadas por marcas credíveis.

A acompanhar as preocupações das autoridades de saúde estão, desde há muito, os laboratórios das grandes marcas cosmetológicas.

Apesar dos receios dos danos que o Sol pode causar nas nossas peles, há uma realidade imutável que continua a existir. Uma delas é a chegada do Verão e os anseios que provoca. É que com o Sol do Verão chegam as palavras mágicas das férias que atrás já referimos, da praia, do sono morno na areia ao final da tarde, dos castelos que as crianças edificam e as ondas do mar desfazem, dos banhos nas águas do Atlântico. Não queremos perder tudo isto, mas o perigo para a pele é uma constante. E o Sol sabe que a nossa pele é o invólucro do nosso corpo e exige cuidados especiais? Pois, é! A saúde é essencial! Essa é outra realidade imutável!

O nosso abraço com o Sol vai consumar-se, mas a nossa pele vai estar devidamente protegida, antes, durante e depois de matarmos saudades. Vejamos o que as marcas que escolhemos nos reservam.

Um dos aspectos mais relevantes é a nossa honestidade. Não escolhemos quem nos pagou. Todas as marcas foram eleitas pelas suas propriedades e por lhes termos feito os testes possíveis, já que os seus representantes nos enviaram amostras que nos permitiram uma certa avaliação. Salientamos a Filorga, a SVR e a Uriage, três marcas de venda em farmácia que constituem uma boa notícia. A Filorga chamamos nós a marca que chegou, viu e venceu, sendo de salientar o UV Bronze para o corpo, assim como o UV-BRONZE – Rosto 50+ e o UV-BRONZE - Brume Mist 50; a SVR (Sun Secure) dos Docteurs Veret de Paris, distingue-se por vários motivos sendo de salientar que é para toda a família além de ter 0% de Parabenos, Óleos Minerais, Octocrileno e Propilenoglicol além de oferecer 8 horas de protecção. Falamos de fórmulas galénicas inéditas  SVR Sun Secure - BLUR , idem BRUME, FLUIDE, CREME e LAIT, além de produtos após a exposição solar. 

Nas nossas escolhas também aprovámos a Anne Moller.

Quanto à marca Collistar, líder em Itália e de venda em perfumarias, recomendamos, por considerarmos que os seus produtos são de altíssimo nível, a nova fórmula Água Super bronzeadora hidratante anti-sal com leite de aloé vera, assim como o SPRAY SOLAR Protecção Activa, de aplicação ultra-rápida, e ainda para os cabelos, a Máscara Intensiva reestruturante para depois do Sol. Nesta casa, no ano passado, todos usámos nas férias os produtos COLLISTAR. Este ano, seremos repetentes.

Pela excelência dos produtos Thalgo é com o maior gosto que seleccionámos a sua linha “Age Defense”da Thalgo, a qual inclui excelentes produtos para antes do Sol, tais como o Leite Activador do Bronzeamento; Os Protectores de rosto e de corpo onde há produtos de protecção baixa, média elevada e muito elevada de venda na Thalgo, telef.  351 219 457 530 e nos Institutos de Beleza e SPAS com formação Thalgo.

Agora, a selecção fica por vossa conta. Boas férias!

 

Marionela Gusmão

 

BRONZEAR SOB CONTROLE

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon