


Dia Internacional da Mulher
Porque o Sol quando nasce é para todos
Com um passado inscrito nas lutas feministas dos séc. XIX e XX pela paridade aos direitos masculinos, a actual celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu, em grande parte, o sentido original, transformando-se numa data de carácter festivo com elevado sentido comercial.
Em 1975, o Dia Internacional da Mulher foi adoptado pela ONU, com o objectivo de lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas do mundo feminino. Desde então, o Dia 8 de Março de cada ano, mantém uma relevância internacional.
Mas, perguntamos, sem ser ingenuamente: é mesmo verdade que a igualdade de género existe? As mulheres têm as mesmas facilidades que os homens, em todo o mundo?
Não! Não é verdade! Existe o mesmo tratamento de notícias na comunicação social? Ah!
Esta revista é dirigida por uma mulher, há 33 anos e, pela parte que lhe toca, não sente essa realidade.
As mulheres estão longe de adquirir a apregoada igualdade e a maioria das que nasceram em muitos países do mundo árabe, nem lhes passa pela cabeça o que isso é.
Festejemos nós, nem que seja com uma modesta flor, as nossas colaboradoras e amigas, aguardando que muitos homens respeitem as mulheres nem que seja em memória das mulheres-mães que os trouxeram ao mundo.
Vivam as mulheres e os homens.
Embora saiba que já não é durante a passagem pela terra das mulheres hoje existentes, que veremos a igualdade de direitos, embora esteja consagra na Constituição. Mas, isso é música celestial.
Esperamos que um dia deixe de ser necessário festejar esta data. No dia em que isso se fizer sentir teremos todos (homens e mulheres) atingido o equilíbrio do respeito por todos em geral.
Viva toda a gente, porque o Sol quando nasce é para todos.
M.G.

![]() Looks Dia da Mulher | ![]() Looks Dia da Mulher | ![]() Looks Dia da Mulher |
---|---|---|
![]() Looks Dia da Mulher |