Dia do Pai I Dia de São José

Escultura em madeira estofada e dourada, representando a figura de S. José com o seu filho Menino Jesus ao colo. Destaque para o pormenor da açucena, símbolo da pureza do pai do Salvador, em prata. Peca portuguesa do séc. XVIII. Colecção particular.

Pormenor da fachada da Igreja de S. José dos Carpinteiros, em Lisboa, na Rua de S. José.

O Dia do Pai é uma data festiva que se assinala a 19 de Março, em Portugal, Espanha e Itália, precisamente o dia que o calendário católico dedica a S. José.

Em termos históricos é uma data relativamente recente entre nós.

Já dissemos que os festejos desta data tiveram início em 1909, em Washington, graças a  uma rapariga chamada Sonora Louise Smart Dodd, filha de um veterano da Guerra Civil, John Bruce Dodd, a qual ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais, já que ao ver o seu, ter um imenso encargo por ter ficado viúvo, em 1910 enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, Estados Unidos, a manifestar a injustiça de existir um Dia da Mãe e não existir um Dia do Pai. E a sua petição teve tal sucesso que o primeiro Dia do Pai norte-americano foi comemorado a 19 de Junho daquele ano, data do aniversário do pai de Sonora.

Como símbolo deste evento, as flores escolhidas foram as rosas, sendo que as vermelhas se oferecem aos pais vivos e as brancas aos pais já falecidos.

Desde que nos entendemos e vamos tentando acompanhar a evolução de todos os actos sociais, sentimos que é muito complicado gerir certas situações, as quais não sendo a maioria, criam graves embaraços.

A festa do Dia do Pai causa alguma confusão nas situações dos casamentos com pessoas do mesmo género, aliás um problema comum que acontece às mulheres que enveredam por esse caminho, totalmente contra-natura.

Quantos pais têm uma criança num círculo familiar onde a confusão já esteja instalada? É que não é um decreto-lei que faz com que dois homens sejam marido e mulher. O género não muda, a menos que se sujeitassem a uma cirurgia tão complicada que nem sabemos se existe.

Adiante, não nos queremos meter nisso. O problema grave é para as crianças, mas quem aprova estas leis tem que se desenvencilhar dos traumas que causam aos inocentes que crescem no meio dessa grande baralhada.

A menina Sonora Louise Smart Dodd foi uma heroína que se bateu pelo seu pai, da mesma forma que nós o faríamos se tivéssemos sentido essa necessidade.

Curiosamente nos E.U.A. e em muitos países do mundo, o Dia do Pai festeja-se no 3º. Domingo de Junho, mais ou menos na data do aniversário do herói da guerra e da paternidade.

No entanto, estamos totalmente de acordo com a data escolhida por Portugal para o Dia do Pai, porque somos católicos e S. José é uma figura da Igreja com um valor infinito, pois numa situação difícil, acreditou na palavra de Maria e colaborou, tanto quanto lhe foi possível, na educação do Menino Jesus.

A história da vida de S. José é de uma grande humildade e muito bonita.

José, era um carpinteiro que morava em Nazaré. Com a idade de cerca de 30 anos foi convocado pelos sacerdotes do Templo, com outros solteiros da tribo de David, para se casar. Quando chegaram ao templo, os sacerdotes colocaram um ramo sobre cada um dos pretendentes e comunicaram que a Virgem Maria da Nazaré se casaria com aquele em que o ramo se desenvolvesse e começasse a germinar.

Depois, Maria tinha 14 anos de idade e foi prometida em casamento a José, embora continuasse a morar na casa da sua família em Nazaré da Galileia, durante um ano. E foi em sua casa que Maria recebeu o anúncio do Anjo o qual aceitou, dizendo: “Eis-me, sou a serva do Senhor, aconteça em mim aquilo que disseste” (Evangelho segundo S. Lucas).  

Também José teve a visão de um Anjo que lhe disse: ”José, filho de David, não temas casar com Maria, porque aquele que foi gerado nela, vem do Espírito Santo” (Evangelho segundo S. Mateus).

Na Moda & Moda poucos somos aqueles que têm o pai com vida. É óbvio que compraremos umas rosas brancas para colocar junto da sua fotografia.

Mas, hoje vou escrever-lhe uma carta que partilho com os meus leitores.

Sugestões para o Dia do Pai

Azzaro Wanted
Burberry
Montblanc
Legend Montblanc
Bell&Ross
Polo Red
Hermès
Rolex
Duo  Boucheron
Mostrar Mais

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon