Cuidados Corporais I Um tema da Antiguidade até hoje

Pormenor de Afrodite, no banho.

Vista exterior de um balneário.

Pompeia – Temas de Stubies – pormenores dos vestiários.

Decoração do Frigidário das Termas de Pompeia.

Decoração dos interiores das várias salas de banho em Pompeia.

Decoração dos interiores das várias salas de banho em Pompeia.

Bernard Camille-Reconstituição das Termas de Lutécia e do interior de Cluny – 1814. Aguarela – Paris. Biblioteca Histórica

Secção do Frigidário. Desenho Pompeia - autor: Visconde de Menezes - 1850

Braseira. Desenho Pompeia - autor: Visconde de Menezes - 1850

Banheira – Império Romano Séc I. Mármore - Museu de Cluny.

Cuidados com as pernas e os pés. Desenho Pompeia - autor: Visconde de Menezes - 1850

Momentos de puro lazer nas Termas. Desenho Pompeia - autor: Visconde de Menezes - 1850

Eco e Narciso, igual a si próprio, desdenhando da mulher que o amava. Pompeia Séc. I a.C. Pintura mural. Museu Nacional de Arqueologia de Nápoles.

Jovens em biquíni. Séc. IV a.C. (trabalho em micro -mosaicos). Villa de Casalle Sicília.

Os cuidados corporais datam da Alta Antiguidade, pese embora que os maiores conhecimentos que chegaram até nós passem em grande parte pelos vestígios das termas romanas.

Fricções prolongadas na pele, com unguentos, argila, azeite de azeitonas constituíam uma pequena parte das virtudes do Olimpo. Estas práticas, associadas aos ginásios, infelizmente prioritariamente masculinos, chegaram às mulheres da antiga Grécia por volta do séc. III a.C., até que a partir de Roma se iniciaram os Cuidados Corporais com a divulgação das termas romanas. Em todos os locais por onde essa civilização se espalhou.

E a partir daí…nosso Deus, quantas termas monumentais foram surgindo, quantas proezas técnicas se foram realizando pois é de salientar a alternância calculada entre o banho com água fria e água quente. Além disso, havia ainda a considerar a estufa seca ou húmida cujo objectivo era a provocação de suores que permitissem expulsar qualquer problema no organismo. Mas, isso inscreve-se num passado muito distante.

Hoje, não há mulheres como Agrippa, nem homens como Herodoto.

Actualmente, se quisermos ver um detalhe de Afrodite temos que ir ao Museu de Nápoles, esperar que o Museu Arqueológico abra as suas portas e, francamente, Nápoles é uma bela cidade, mas não fica ao virar da esquina de cada casa portuguesa.

 

Na voragem dos séculos

Com o desenrolar dos tempos chegámos à Idade Média, recatada mas investindo muito particularmente nos cuidados com a “toilette” feminina, já que muitos textos medievais que chegaram aos nossos dias, referem a sedução feminina, como por exemplo: “a sedução fascinante de Beatriz que Raoul de Cambrai (séc. XII), descreveu como mulher de : “mamilo duro e cor branca; enquanto Blanchefleurs, no séc. XIII, citava certa dama de perfil e ancas perfeitas.

O tempo voa e os atractivos do ser humano são um dos alvos que mais movimentam o bom gosto.

Os cuidados corporais estiveram sempre na crista da onda, mas aumentaram muito mais quando a classe burguesa se aproximou do nível de vida das várias classes da nobreza. Evidentemente que um barão não tinha posses para ascender às exigências de um duque, mas as necessidades aguçam o engenho e muitos, menos endinheirados, criaram os seus próprios produtos corporais. Os recipientes podiam ser de barro cozido, mas tinham efeitos iguais aos de prata de alto lavor.

Marionela Gusmão

THALGO NA LINHA DA FRENTE 

Thalgo inspirou-se nas Maravilhas da natureza polar, fontes de água quente, flora marinha incalculável, paisagem de um branco imaculado para criar:

“Merveille Arctique”

 Uma experiência, profundamente empolgante

 

 

MERVEILLE ARCTIQUE

Uma nova experiência SPA, nascida dos rituais escandinavos das riquezas da Aurora Boreal

 

Quinta-essência profissional com a assinatura sensorial THALGO, Merveille Arctique é um novo Ritual de Corpo com a duração de duas horas, onde o calor relaxante e a frescura vivificante se alternam para viver uma experiência única de relaxação e sentir um bem-estar profundo.

Inspirado na Termoterapia Escandinava, nas técnicas de Massagem Suecas e no “Deep Tissue”, o Ritual Spa Merveille Arctique, tal como uma viagem de iniciação e sensorial, ajuda a libertar as tensões para descontrair o corpo e o espírito.

A Termoterapia

Uma verdadeira filosofia de cuidados corporais

A termoterapia estética é um ritual de origem escandinava que se baseia na temática do quente e frio ( já usado há mais de mil anos nas termas romanas), seguido de um período de descanso. A activação por exposição alternada ao calor e ao frio, favorece a descontracção muscular e a eliminação de toxinas, a melhoria da qualidade do sono e a relaxação do corpo e do espírito para aceder a um bem-estar incomparável.

 

Elementos fundadores, criadores de emoções, dotados de uma riqueza infinita, os Oceanos têm o poder de suavizar, saciar e embelezar a pele.

Desde a sua origem, que Thalgo se inspira nos Oceanos para compor Rituais de Excepção, iniciando uma viagem fora do tempo, onde Bem-Estar e Emoções rimam com Eficácia e Sensações.

 

 A INSPIRAÇÂO

Os Cinco Oceanos

A ALGA BOREAL

Uma riqueza incalculável

Nas profundezas do Oceano, as portas do círculo polar, escondem maravilhosas florestas submarinas de Algas Boreais.

Face às condições extremas de vida, estas algas desenvolvem moléculas activas com excepcionais propriedades protectoras que permitem fazer frente às fortes correntes, às temperaturas glaciares e à fraca radiação solar.

Pela sua riqueza em ácido Gulurónico (componente do Ácido Hialurónico), em cálcio, iodo e outros oligominerais marinhos com grande afinidade cutânea, Thalgo seleccionou Crio-Extracto de Merveille Arctique.

A Alga Boreal é instantaneamente congelada, após recolha ao longo do processo de “crio-extracção patenteada” para preservar todas as suas riquezas nutritivas.

O Crio-Extracto Marinho, assim obtido, remineraliza, hidrata e desintoxica a pele.

O corpo revitalizado relaxa-se, as tensões suavizam-se, o espírito descontrai-se.

MERVEILLE ARCTIQUE

Um ritual impactante e sensorial

Ritual Corpo – 2 horas

Inspirado na Termoterapia Escandinava, Thalgo Merveille Arctique tem a particularidade de usar o calor relevante e a frescura vivificante alternadamente com técnicas de massagem sueca e de Deep Tissue, para aceder a uma relaxação e a um bem-estar profundo.

Perfumes com aromas envolventes, texturas surpreendentes, movimentos estudados ao milímetro, compõem esta experiência sensorial nórdica, que actua nos 5 sentidos num momento de descontracção absoluta nas três etapas: Calor, Frescura, Descontracção.

Um cerimonial acolhimento, prelúdio indispensável para personalizar o ritual, à medida, graças a uma técnica de Relaxação Coreana condiciona o corpo e o espírito à descontracção.

 

ETAPA 1

O calor relaxante – 30 m

Embalado pelas ondas de uma hidromassagem, inebriada pelos vapores relaxantes dos Cristais Efervescentes Merveille Arctique, o espírito viaja até às fontes da água islandesa.

Enriquecido por um Oleato de Liquen da Islândia com poderes suavizantes e relaxantes estes cristais efervescentes amaciam e suavizam a pele durante esta exaltante emersão.

 

ETAPA 2

Frescura Vivificante – 30 m

Uma esfoliação de Flocos de Sal e Crio Extracto de Alga Boreal trabalhada em fricções vivificantes renova cada cm. de pele, desperta e estimula a epiderme.

 

ETAPA 3

Massagem – Descontracção Merveille Arctique

Esta massagem exclusiva inspira-se na Massagem Sueca e Deep Tissue – duas técnicas reconhecidas pela descontracção muscular que provocam.

Pernas, costas, nuca, braços, ventre recebem em alternância ritmada, movimentos intensos suecos para atenuar cada tensão com o calor relaxante das mãos de profissional experiente, seguindo-se a frescura vivificante das Esferas de Massagem Relaxantes (“Bulles”) para uma sinfonia de trocas térmicas na superfície da pele, libertadoras de tensões.

Corpo e espírito aliviam-se, harmonizam-se e reequilibram-se.

Em conclusão: com este este momento de suavidade, o cerimonial do fim do ritual, consegue, graças a técnicas exclusivas de balanceamento e estiramentos, que o/a paciente ganhe o corpo suavizado, relaxado, energizado, em suavidade.

 

RITUAL MERVEILLE ARCTIQUE – 2 horas

Imaginar a água dos fiordes protegida em esferas de bem-estar.

O corpo estira-se sob a pressão suavizante destas “bulles” de Massagem Relaxante.

O calor das mãos e a frescura destas esferas sucedem-se para momentos de pura plenitude.

 PRODUTOS DE SENSAÇÕES

Para dar continuidade à experiência “Merveilles Arctique”

 

NEIGE DE DOUCHE

A “Neige de Douche” Merveille Arctique, associada ao Crio Extracto de Alga Boreal Açúcares de Amido, preservam a fundo a função barreira da pele.

Esta espuma voluptuosa branca como a neve, oferece a experiência de um Duche de Sensações deixando um toque de pele aveludado e deliciosamente perfumado.

As peles, mesmo as mais delicadas, ficam perfeitamente limpas, purificadas e suavizadas.

Frasco doseador de 150 ml.

 

GOMMAGE – Aos Flocons de Sais, Esfoliante

Os micro-flocos de três sais esfoliantes ricos em Magnésio relaxante, unem-se ao Crio-Extracto de Alga Boreal no coração de uma textura surpreendente.

Infinitamente sensorial esta Merveille Arctique, renova cada centímetro de pele, descontrai o corpo e deixa a epiderme maravilhosamente suave e aveludada.

Tubo de 270 grs.

 

GELÉE – Lactée Hydratante

Esta geleia evanescente associa a riqueza do Crio-Extracto de Alga Boreal com Oleato de Líquen da Islândia, altamente nutritivo e suavizante.

A sua textura hidratante, delicadamente nacarada, reveste o corpo com um véu de suavidade e deixa um toque de sedoso iridescente.

A aplicação desta geleia é uma verdadeira surpresa sensorial onde a textura de sensações e a performance dos activos marinhos se unem para relaxar, descontrair e sublimar o corpo.

Tubo 200 ml

 

Uma fragrância envolvente

Assinatura dos cuidados e do Ritual Merveille Arctique

Para encerrar com chave de ouro, a Thalgo oferece ainda uma fragrância, desenvolvendo perfume de ambiente para libertar os sentidos da agitação diária e deixar a calma e a serenidade de uma natureza virgem a invadir o espírito.

A fragrância, pode-se afirmar, é um hino branco, um aroma reconfortante, com uma nota de saída muito fresca expressa pelo jacinto, seguida de notas de flores brancas: jasmim, magnólia, flor de laranjeira – um cântico ao amor na sua pureza comparável à brancura da neve.

RESUMO

A Arte da Relaxação inspirada nos 5 Oceanos

É, mesmo isso que a Thalgo acaba de reinventar, repetimos, A Arte da Relaxação – Quinta Essência suprema do Melhor dos Oceanos e dos Rituais Ancestrais do Mundo.

Um “savoir-faire” único, numa experiência SPA, inédita para alcançar: Bem-Estar Físico e Psíquico Inigualáveis.

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon