Por mais que os tempos evoluam e que o croché não seja ensinado em nenhuma aula de lavores, o uso deste tipo de trabalho saiu das casas das meninas prendadas de outrora e das raparigas dos campos que o utilizavam para organizar o seu enxoval, para entrar em empresas que usam este tipo de mão-de-obra, muitas vezes, como uma grande exploração.

 

Todas as mulheres que trabalham na nossa redacção, quando decidiam ir à Rua da Conceição, dita dos Retroseiros, equivalia a encontrarem casas de comércio que se dedicavam à venda de rendas a metro, fitas de seda e veludo, flores de pano, linhas para croché, coser ou bordar, fitas de viés, colchetes, molas, grega, bordados ingleses, entremeios, tule de vários tons e finuras, e ainda fivelas e botões, entre outras graças que as divertiam. Neste preciso momento desconhecemos se ainda resta alguma dessas retrosarias, nem que seja para memória do passado. O que hoje por lá se vislumbra são lojinhas de “souvenirs”, de mau gosto, e até latas de conservas de peixe como se isso fosse um grande pitéu,,, para os turistas levarem como presentes aos seus amigos. É uma espécie de compra, parecida como quem vai à Rússia e adquire uma caixinha de caviar Beluga para oferecer aos amigos portugueses. Apre, que é demais!

 

No entanto, a moda do vestuário do Pronto-a-Vestir está há vários anos a socorrer-se desses materiais que fizeram o entretenimento rentável de muitas mulheres, hoje mães ou avós.

 

Nos Anos 90 tudo apontava para o crochet na moda como a recuperação de valores perdidos. Por exemplo, em 1990 o japonês Yohji Yamamoto, os italianos Callaghan, Dolce & Gabanna nas apresentações de Pronto-a-Vestir e até Gattinoni numa proposta de Alta-Costura (Roma) apresentaram modelos de grande inovação, o que nos levou a aguardar uma nova visão de moda.

 

Chegou o ano de 1992 e as novidades encurtaram. Firme esteve o Yamamoto e surgiu a Matsuda, um raio de Sol japonês que desapareceu do nosso horizonte.

 

Em 1993, registámos que aquele lavor que se executa com uma simples agulha de barbela teve um fôlego que nos alegrou com o contributo de Anne Klein, Todd Holdan e o nosso muito amado Christian Lacroix, mas que se estava a desvanecer.

 

Em 1994, Lacroix subiu ao podium, a Dior acompanhou o seu passo; da Itália surgiu a Complice; da América brilhou Tracy Reese e Ralph Lauren.

 

Com um leve interregno, em 1997 a Chanel melhorou a qualidade do croché que se vinha apresentando, Lacroix superou-se com um casaco em “mignardise” e de Itália Mariella Burani completou um excelente “bouquet” de flores. Exultámos de alegria!

Depois, começou a invasão da moda executada por chinesas e outras mulheres asiáticas, com trabalhos de péssima qualidade a começar na matéria-prima: as linhas.

 

Os modelos que apresentamos, em tempo de crise, são uma saída para permitir a cada uma de nós ter a oportunidade de pôr a criatividade à solta.

 

Confessamos que dos milhares de modelos que visionámos não foi fácil encontrar nem na moda do PAP da América, da França, e muito menos na Alta-Costura de Paris e de Roma, aquilo que era nosso desejo. Deixo-vos com o que descortinámos no PAP de Itália, em Milano um conjunto de saia e blusa, muito alegre, jovem e bonito, onde o trabalho arrendado nos remete para o crochet, embora desconhecendo se é manual ou mecânico, da etiqueta Blumarine.

No desfile da dupla Dolce & Gabanna para a actual temporada, vimos quatro modelos que vos apresentamos com a nossa classificação: Muito bom e a saber: Conjunto a formar riscas: casaco curto e saia rodada, absolutamente notável;  um top e saia em crochet e saia em tricot a formar laçadas rematadas por crochet; túnica a saia em crochet a formar rosetas; saia/casaco e crochet de riscas em vários pontos. Um trabalho de excelência.

De Yuima Nakazato, vimos ainda um vestido em crochet em rosetas com grande racha à frente.

De Zimmerman, escolhemos nove modelos que esperamos sirvam de inspiração às nossas leitoras postas, agora, à prova na sua destreza manual.

Viva a criatividade! Viva a esperança! Viva a Moda!

 

Catarina Bacelar

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