Calça/Casaco I Uma “toilette” clássica

Na fronteira entre a elegância e a criação, acende-se a luz verde da moda de todas as temporadas.

A provar esta nossa afirmação estão os conjuntos de calça e casaco que continuam a invadir os espaços mais cosmopolitas, desejosas de emoções estéticas, clássicas e ou arrojadas, que nos remetem para os Anos 20 europeus e os anos 30 de Chicago.

Sem a menor intenção de decalcar a imagem masculina, os conjuntos de calça e casaco continuam na “ordem do dia”, abrangendo um universo que passa pelas executivas, mas também por todas as outras mulheres de espírito prático, para quem o conforto é uma questão de equilíbrio.

É evidente que a mudança do aspecto geral de cada uma de nós passa pelo espírito descontraído. De resto, já o dissemos, por mais de uma vez, que não é o traje que confere ao homem a bravura ou a força viril.

Com a mudança, cada vez mais evidente, dos cânones estéticos, o dilema feminino entre a saia e as calças prende-se exclusivamente com a elegância do corpo. Por exemplo, nesta revista dirigida por uma senhora com larga experiência em direcção de imagem, não podemos aconselhar uma mulher com medidas acima do 42, a usar a usar conjuntos casaco/calças. Mas, não há nesta escolha um sim ou um não. Quem tiver as pernas demasiado magras ou gordas, pode e deve esconde-las debaixo de umas calças que a tradição, diz serem masculinas.

Na nossa escolha há conjuntos brancos de Michael Kors e de Óscar de la Renta; um cinzento bem ao estilo americano de Ralph Lauren; pretos lisos de Dior e de Ralph Lauren; um de quadrados, com reminiscências dos fatos de homem do séc. XIX, da autoria de Alexander McQueen; outro, preto liso, com blusa garrida de Jean Paul Gaultier; pretos com bordados metidos e rendas de Alexander McQueen; em tecido de grande “toilette” com motivos espelhados (Chanel); negro total com um bordado e camisa branca (Schiaparelli); em cetim “duchesse” branco com dobras, tipo túnica com galões num dos punhos (Giambattista Valli; em brocado com motivos geométricos, salientando o prateado sobre o branco (Ralph Luren); e, por último, o calça casaco clássico em cetim “duchesse” valorizado pelos acessórios prateados, assinado Por Ralph Lauren.

Os conjuntos calça/casaco são uns clássicos da moda que estão sempre na ribalta. Haja Deus que ainda há valores seguros. Pelo menos na moda.

Luísa de Mendonça Pessanha

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon