Branco símbolo da Pureza

Todos sabemos que as cores têm uma simbologia hermética, mas ninguém desconhece que o branco é a cor da inocência, da pureza, dos lírios e das açucenas.

E nesta época eufórica, por vezes ensombrada pela falta de ética e de respeito, a imposição do branco como cor mais em moda é, um bom aviso à “navegação”. É qualquer coisa a fazer-nos acreditar que a vida não é correr, não é transgredir os cânones da nossa civilização, mas um tempo próprio de renascer, sorrir, amar e chegar mais alto pelos valores morais.

Na moda da presente temporada a Alta-Costura francesa, está pictoricamente de acordo, pois, há modelos em branco-leite, branco-giz, branco-alvaiade de Veneza, branco das chaminés algarvias. Uma brancura que nos faz sentir saudades do Verão de outrora onde imperava a ingenuidade que há nas casas caiadas, candidamente, na passagem do Alentejo e do Algarve.

Nestas propostas de moda, há, com efeito, qualquer coisa de imaculado, até mesmo quando o modelo tem um toque de ousadia. Talvez seja um sinal de que a pureza ainda se valoriza ou que o branco total é um sonho brando de harmonia simples. Um sonho de amor entre um homem e uma mulher. Um sonho que dê lugares a filhos com mãe e pai.

Esta moda tem um cheiro de flor de laranjeira e o “sorriso” de malmequeres numa alusão à simplicidade que o traje branco, sem mácula, representa. Viva a pureza!

Marionela Gusmão

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon