Botas I Pelos caminhos da moda

Seguindo as peugadas das cidades onde se apresenta o melhor da moda, fomos a Milão recolher as novidades que permitirão aos passos femininos o sentido veloz das “Botas das Sete Léguas”, o conto que encheu a nossa infância de muita fantasia e sonhos. Milão, porquê? Simples! Consideramos há vários anos que esta é a cidade que a nível de Pronto a Vestir apresenta o que de mais criativo existe. E é com alegria que registamos a presença de Portugal nesse grande lugar de culto, através de Miguel Vieira e Carlos Gil, dois amores que enchem de alegria os corações de todos quantos fazemos a Moda & Moda.

As nossas notícias são curtas porque o mais importante são as imagens, mas não podemos deixar de afirmar que a Moda Outono/Inverno 2019/2020 decretou as botas altas, os botins e os sapatos rasos e à Barbie, de saltos altos.

Acreditamos firmemente na simbologia do calçado de que nos fala Jean Chevalier, para afirmar que as botas e tudo o que se indicar para esta temporada tem que ser visto como uma afirmação social e também de liberdade. Afirmação social que nos vem de Hermès, o “deus” dos viajantes (leia-se caminhantes), que aparece sempre em todas as suas representações, pois caminhar com os pés protegidos é sentir mais liberdade para percorrer todos os atalhos da vida.

Ao assistirmos aos desfiles de P.A.P. e de Alta Costura e à insistência na apresentação das botas, recordámos, uma vez mais, o Northampton Museum de Inglaterra, pouco conhecido entre nós, assim como não nos conformamos com o estado a que chegou o Museu Nacional do Traje, em Lisboa, para o qual tanto trabalhei “pro bono”. Nunca auferi um cêntimo e não é disso que me lamento. Dói-me ver o estado a que chegou um Museu que tinha tanto para dar ao ensino. Pobre país! Pobre em tudo!

O calçado também é, um testemunho da nossa História cultural, económica e técnica.

Enfim, uma moda que associada à economia, cada vez mais um calcanhar de Aquiles para nós, estamos para perceber como é que as mulheres portuguesas irão descalçar o seu enorme “par de botas “.

 

Marionela Gusmão

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon