Bolas, uma palavra com cinco letras, dezenas de significados,centenas de memórias, milhões de peças de vestuário executado com o seu padrão.

Bolas da saudade dos tempos  em que nos debruçávamos, à janela da nossa casa,  para soprar por um pequeno tubo o líquido que tínhamos numa pequena taça para a rua, até obtermos as nossas pequenas bolas de sabão, nas maravilhosas cores do arco-íris.

Bolas! Ora bolas! Bolas de vidro, chamadas berlindes, que os meus primos jogavam sempre com grande entusiasmo e que eu achava que as minhas bolas de sabão eram mil vezes mais fabulosas…Tinham um defeito: duravam instantes!

Bolas redondas como essa coisa esférica de trapo ou de borracha que estragam os sapatos de todos os miúdos.

Em termos de história de moda, é de realçar que os tecidos estampados com bolas de vários tamanhos, representam um padrão que surgiu nos Anos 20 do séc. XX e que estão quase a comemorar o seu 1º. Centenário.

Mas, afinal o que são as bolas? Em moda do vestuário a explicação é simples: representam corpos esféricos ciclicamente estampados em vários tecidos e que por regressarem ciclicamente se tornaram num dos valores mais seguros (e duradouros) do efémero mundo da Moda.

É interessante relembrar que, desde tempos remotos, a esfera (bola) simboliza a perfeição e a totalidade. Com um valor idêntico ao do círculo, a bola/esfera está ligada à própria essência da vida, que o tempo faz girar em ciclos.

A Terra, o Sol e a Lua que figuram nas fases celestes zodiacais são, esteticamente falando, semelhantes a essas linhas redondas sem princípio nem fim a que chamamos “bolas”.

Este tema poderia levar-nos a muitas conjecturas sobre os cavaleiros da Távola Redonda, mas deixamos esses aspectos quando for pertinente em algum artigo que se escreva aqui sobre artes plásticas.

Por tudo o que atrás ficou escrito não é difícil imaginar o muito que fica por dizer.

Para o Verão 2019, este padrão concentra, em si, a sedução das transparências, dos tecidos leves e esvoaçantes, no vestuário proposto para as mulheres que não abdicam de reinar em qualquer situação que se lhes depare.

Vivam as bolas, redondas como o Mundo, férteis como a imaginação.

 

Marionela Gusmão

MarcJacobs

AlexandreVauthier

MarcJacobs

MarcJacobs

GiambattistaValli

MaurizioGalante

AlexandreVauthier

RonaldVanDerKemp

CarolinaHerrera

CarolinaHerrera

CarolinaHerrera

GiambattistaValli

ArmaniPrive

ArmaniPrive

GiambattistaValli

ArmaniPrive

MarcJacobs

Escada

Escada

Escada

Escada

Escada

Escada

Cocoa

Cocoa

Bolas I Um padrão prestes a comemorar 100 anos

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon