Anna Kosturova é uma personalidade com um crédito impressionante no mundo da moda.

Natural de Roznava, pequena cidade do lado eslovaco da antiga Checoslováquia, Anna nasceu no ano de 1968, ainda a Perestroika estava longe.

Fã de hóquei em patins, os oceanos e as praias eram o seu verdadeiro sonho.

Anna Kosturova frequentou a Universidade em Liberec, no lado checo, e obteve um mestrado em engenharia mecânica na vertente de tecnologia têxtil.

Com a idade de 24 anos e a Universidade concluída, Kosturova decidir partir à procura do oceano, mudando-se para Vancouver, onde se reuniu com amigos. Recordando-se desses tempos, Anna Kustorova disse: “o Canadá é algo estranhamente lunático” a tal ponto que a comparação com a cultura violenta da América, “ele até parecia pacífico”.

O seu primeiro emprego em Vancouver foi na cozinha do The Railway Club, o centro de música. Mas, o seu inglês ainda estava imperfeito. Perante isso, matriculou-se em Artes de Moda no Vancouver Community College. Depois de se formar foi, de imediato, contratada por uma empresa de vestuário local, como designer, para supervisionar duas colecções por ano. Sem saber explicar muito bem, foi reencaminhada para o potencial que o crochet representa, levando em conta a mão de obra barata que as fábricas das Filipas oferecem.

As criações em crochet de Anna Kosturova são um fenómeno na Saks Fifth Avenue e na Victoria Secret, assim como para os editores de moda famintos de novidades a escaldar.

Nos seus 49 anos de idade Anna Kustorova deseja manter-se mais no anonimato do que nas luzes da ribalta, o que se torna difícil quando uma estilista veste Jennifer Aniston. Em Just Go With It, Jennifer atingiu o número um na bilheteira e o cartaz do filme apresentava a actriz com um vestido de Kosturova. Não se pode tapar o Sol com uma peneira.

Anna Kustorova um nome, de uma mulher da moda, a considerar.

 

M.G.

Apesar dos ventos não estarem a correr de feição para as férias nas praias dos nossos encantamentos, mesmo no nosso país, já que Cannes, Nice ou Capri estão longe do alcance da larga maioria dos portugueses, é tempo de comprar os fatos de banho, biquínis, saídas de praia, sacos e toda a parafernália que faz parte da nossa bagagem dos merecidos dias de descanso.

Aqui, apenas vamos mostrar as tendências dos mais conceituados estilistas em matéria de vestuário de praia, antes que as lojas esgotem os stocks e, depois, as leitoras tenham que se deslocar a Badajoz ou outra localidade de Espanha, mais próxima, porque as peças mais elegantes e atraentes já foram vendidas.

Aqui, nesta redacção, estamos a sentir uma grande falta de férias. Necessitamos de nos libertar das montanhas de pastas com os PR que as agências de comunicação nos mandam e as RP das empresas também, mais os pdf que enchem o computador de notícias… Uff! Santo Deus!

Não tarda muito, deitamos o lixo fora e ficamos só com a nata. A “nata” que paga o nosso trabalho. Não vivemos do ar… Será que as empresas julgam que não se gasta tempo a escrever, a paginar e que as despesas fixas são pagas com o que cai do céu? Esse, seria o país das maravilhas… Mas, a realidade é bem diferente.

Aqui, quando fecharmos as portas para irmos de férias, deixamos os nossos pagamentos feitos a todos quantos contribuem para que a Moda & Moda seja uma revista que “ninguém deita fora”, e que nasça cada vez mais bonita, mais apetecível, mais recheada de bons conteúdos.

Mas, por agora, vamos mostrar os modelos 2017 que desfilaram nas melhores passarelas do mundo, começando pelos celebérrimos modelos das vedetas de Miami, para que as nossas leitoras sejam as mais modernas das praias.

Contudo, agora só apresentamos os modelos das localidades que se dedicam muito especialmente aos modelos de fatos de banho e biquínis assim como a todos os acessórios que fazem furor nas praias de todo o mundo.

Os outros modelos, aqueles que habitualmente fazem parte da nossa rúbrica MODA MAR, serão apresentados mais tarde quando escrevermos mais profundamente sobre as férias.

Portugal tem andado arredio de boas notícias, pois a luz ao fundo do túnel não se vislumbra…

Resta-nos a consolação de saber que as praias da nossa costa têm muitas bandeiras azuis porque as águas são boas e não estão contaminadas. Gostávamos que os veraneantes cumprissem todas as regras e não se deitassem junto de zonas com avisos de PERIGO. Meu Deus, com tanto espaço para quê correr riscos de vida? As Câmaras e as autoridades marítimas avisam, colocam os sinais, e os banhistas insistem, apenas porque não lhes aplicam uma multa bem alta…

Das precauções a ter com o Sol, falaremos depois… a tempo.

Resta-nos alertar para a marcação de hotel, pensão ou casa particular, já que esperamos que essa lei de um proprietário de um andar não ter que estar sujeito à simpatia dos vizinhos. Seria caso para perguntar, onde está a liberdade? Regras? Com certeza, mas com conta peso e medida.

Todo o Algarve, de uma ponta a outra é o meu melhor destino de férias. Na Quinta do Lago e praias circunvizinhas impera o mundo que gostamos. E, no horário que deveria ser interdito, por questões de saúde, a permanecer nas praias não será uma boa ideia percorrer de carro aquelas estradas maravilhosas que vão até às Serras que nos deslumbram?

 

M.G.

A moda que desce às praias é apresentada em vários países do mundo. Desde há muitos que assistimos a convite da Triumph International a desfiles na Grécia e em Budapeste. Por cá, essa empresa também levou às nossas passarelas algumas colecções muito bem conseguidas. Mas, hoje, a sua visibilidade, infelizmente, está reduzida.

Nunca foi propósito desta revista deslocarmo-nos a Lyon (França) onde se realizam muitos desfiles de Moda Praia ou a S. Paulo (Brasil) e ainda às Canárias (Espanha) para assistir aos desfiles dos modelos que vão embelezar o panorama geral das nossas praias de norte a sul.

Sempre apresentámos o que vamos “picando” em cada colecção das que fazem parte dos nossos circuitos, tais como o PAP de Milão, de Nova Iorque, de Paris e a Alta Costura Francesa e Italiana.

Este ano, fomos mais longe. Trazemos as estas páginas a nossa escolha das marcas a que tivemos acesso. Faz bem sair da rotina.

Esperamos que as nossas leitoras se inspirem e na hora da escolha levem em conta os pormenores que marcam a diferença entre uma peça criativa e aquelas que já conhecemos desde há muitos anos.

 

MIAMI E O ENCANTO DAS PRAIAS

Todos são unânimes em afirmar que o litoral da Flórida é o mais apelativo dos Estados Unidos.

As praias, os acontecimentos sociais, assim como as feiras, onde se salientam as de joalharia antiga, atraem turistas das mais diversas paragens do mundo.

Para quem gosta de sentir o Sol sobre a pele e nadar em águas com a temperatura acima do habitual em outras paragens, Miami é um rincão privilegiado.

Toda a cidade está virada para as praias. Desde a SOUTH BEACH, a mais famosa de Miami, à HOLLYWOOD BEACH, muita frequentada pelas celebridades do cinema. Para nós, tem um senão, fica a 24 Km. do centro.

Os turistas mais tranquilos preferem a HAULOVER BEACH com a sua areia branquinha e a água em tons azulados estonteantes, de perder a cabeça.

Porém, os milionários que preferem a sofisticação e a elegância gastam os seus dólares instalando-se na BAL HARBOUR BEACH, uma praia rodeada de centros comerciais luxuosos e de resorts de luxo.

Ora, este clima geral convida a que as estilistas da roupa de praia se instalem num bom hotel e faça as suas apresentações no paraíso que Miami representa.

A Moda & Moda, infelizmente não tem receitas para acompanhar estas novidades da moda, mas dentro do que lhe é possível segue o que vai surgindo e registando as alterações dos calendários cada vez mais carregados.

 

M.G.

Miami I Em Moda para os Desfiles de Praia

Anna Kosturova I A rainha do Crochet

Desfilou em Miami para a actual temporada

As Férias I ... nas praias dos nossos encantamentos

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon