A exposição Downton Abbey

O ambiente da série inglesa, premiada, “Downton Abbey”, que teve a última das seis temporadas em 2015, está exposto numa das mansões mais notáveis dos Estados Unidos da America - Biltmore, localizada em Asheville, Carolina do Norte, podendo-se admirar uma das exposições mais extraordinárias dos últimos tempos exposta de 8 de Novembro de 2019 a 7 de Abril de 2020.

 

A mostra permite ao visitante uma dupla jornada na nostalgia que envolve o mundo, feito de tradições, elegância e formalismo. A exposição da série de televisão traz os figurinos originais utilizados pelo elenco e a recriação dos cenários mais populares, como a cozinha e a belíssima e sumptuosa sala de jantar da família Crawley.

Este acontecimento é uma experiência que transporta o público numa incrível viagem pela grande casa de “Downton Abbey”, proporcionando uma visão interna do mundo dos Crawley e daqueles que os serviram.

Logo no início da visita, o público é cumprimentado por um holograma do Sr. Carson, o mordomo, que explica como a exposição funciona.

Após esta entrada passeamos pelas salas seguintes, com réplicas da cozinha e do escritório do Sr. Carson, depois surgem os figurinos usados pelos criados. Ao longo da visita, há painéis que explicam todos os detalhes dos espaços.

Percorrendo outras áreas pode-se observar a sala de jantar e o quarto de Lady Mary, entre outros aposentos. As últimas galerias expõem adereços e lindíssimos figurinos de época, incluindo todos os vestidos de noivas.

Os painéis electrónicos estão espalhados por toda a exibição, com alguns personagens, que podem interagir directamente com o público levando-os para a próxima secção. Esses painéis também explicam sobre a vida e os costumes daquela época. Há ainda um óptimo vídeo no final, agradecendo a visita.

Tudo foi recriado milimetricamente: desde a dispensa do Sr. Carson ao quarto da Lady Mary, passando pela sala de refeições dos criados, pela cozinha da Sra. Patmore, e muitos outros ambientes. Também se podem observar, ainda, alguns pormenores como a secretária do Sr. Carson com papeis de contas e correspondência da época, ou as panelas da cozinha, e também, as peças de toucador.

A mostra leva o público a uma viagem no túnel do tempo com destino à Inglaterra do início do século XX. Tudo isso através de instalações que recriam cenários sumptuosos da série e roupas do seu figurino. Estão em exposição mais de 50 figurinos de “Downtown Abbey”, incluindo as peças de vestuário usadas por Dame Maggie Smith, Michelle Dockery e Hugh Bonneville.

Esta extraordinária mostra proporciona ao visitante a oportunidade de entrar dentro do mundo do fenómeno televisivo internacional, assim como o do filme que chegou às salas de cinema em Portugal, a 19 de Setembro. A Moda&Moda esteve presente na ante-estreia, a convite da relações públicas de excepção a Sra. Dona Xenica Jardim, o que nos deixou sensibilizados e gratos.

Em Biltmore, o público tem agora a oportunidade apreciar elementos multimédia jamais vistos, cenários e artes decorativas mais conhecidas das filmagens, envolvendo-as na história social, na cultura e nos momentos mais memoráveis da série de televisão.

Esta exposição fez a sua estreia nos Estados Unidos da América, em Nova Iorque em Novembro de 2017, onde foi reconhecida pelo New York Times como "uma experiência inteligentemente montada com o mesmo cuidado que a própria série".

Após a sua estreia, a mostra fez uma paragem em West Palm Beach e actualmente está em Biltmore.

É-nos sempre grato citar Biltmore por ser um referência na grandeza americana já que representa a paixão de George Vanderbilt, o homem que com o seu talento e requinte transformou Biltmore num dos lugares mais belos da América. A mansão foi projectada por Richard Morris Hunt, - a maior casa da América - um palácio no estilo da Renascença Francesa com 250 quartos.

Este ano, pode celebrar o seu Natal de uma maneira única, pois Biltmore apresenta Downton Abbey. Além das delícias das festas natalícias e a escala monumental das decorações que adornam a Biltmore House até à constelação de luzes festivas em Antler Hill Village & Winery, a mansão oferece essa experiência fantástica comemorando a série de televisão de sucesso global.

A exposição oferece aos hóspedes a chance de entrar nas cenas dentro do mundo do fenómeno televisivo global da Carnival Films e da longa-metragem, proporcionando ainda uma visão fascinante de todos os aspectos da era pós-eduardiana e uma visão aprofundada dos eventos notáveis ​​que moldaram o mundo, como a Primeira Grande Guerra.

Produzida pela NBC Universal International Studios e Imagine Exhibitions.

“Existem muitas semelhanças entre a Downton Abbey e a história da vida real de Biltmore sobre a família Vanderbilt, os seus amigos e empregados.

Com esta exposição, ficamos felizes em oferecer uma experiência nova e interactiva, como nenhuma outra que tivemos em Biltmore,” disse Travis Tatham, director de entretenimento e programação dos eventos de Biltmore.

“Biltmore é uma mansão imponente na história da América, por isso é o espaço perfeito para esta exposição. Para aqueles que apenas se sentem atraídos pelo enredo de Downton ou fãs que desejam experimentar o seu esplendor, esta é a melhor oportunidade para apreciar os cenários reais e se aproximar dos figurinos e artefactos da série. Também se pode observar o contexto histórico e o assunto por detrás do programa, e aprender mais sobre a sociedade, cultura e questões, que levaram às histórias que contamos,” disse Gareth Neame, Presidente Executivo da Carnival Filmes e Produtor Executivo de Downton Abbey.

Dominic Burns, vice-presidente sénior de gestão das marcas da NBCU acrescentou ainda: “Estamos muito satisfeitos por trazer a Exposição Downton Abbey para o cenário majestoso de Biltmore para a quarta paragem da nossa tournée nos Estados Unidos da América. A bela propriedade, com todos os seus tesouros, fornece o cenário perfeito para a nossa exposição, que será certamente um apelo fascinante para os membros e visitantes da Biltmore.”

Ao longo das seis temporadas, a série obteve três Golden Globes e 15 Emmys, num total de 69 nomeações, que tornaram ‘Downton Abbey’ numa das “séries mais nomeadas na história dos Emmys – chegando a ganhar um prémio BAFTA especial e um lugar no Guiness World Record para a série de TV com melhores críticas”.

O vencedor de um Óscar (Melhor Argumento Original, ‘Gosford Park’), Julian Fellowes, que criou a série ‘Downton Abbey’ e escreveu o argumento do filme, “é também produtor, juntamente com Gareth Neame e Liz Trubridge”. A realização está a cargo de Michael Engler.

O filme de “Downton Abbey”, é a primeira adaptação para cinema da conceituada série de televisão que terminou em 2015.

 

Figurinos

Os figurinos foram desenhados por Anna Mary Scott Robbins, trabalhando com John Bright, da companhia de figurinos COSPROP, em Londres, especializada em figurinos históricos, de época. A empresa possui algumas roupas originais da Rainha Mary, que foram estudadas para obter detalhes da construção. O traje da Rainha Mary, feito por Geraldine James, foi construído usando material de um dos vestidos originais da Rainha. Para a cena do baile, Michelle Dockery e Elizabeth McGovern usaram vestidos vintage aos quais foram adicionados outros trabalhos e enfeites. Enquanto Michelle Dockery usa cristais Swarovski na sua tiara, a personagem a condessa viúva de Grantham actriz) Maggie Smith, apresenta uma tiara de platina do século XIX, com 16,5 quilates de diamantes reais da Bentley & Skinner de Piccadilly, joalheiros por nomeação Real. O vestido de baile de Smith foi encontrado numa loja vintage em Paris, e tingido da cor turquesa à lilás.

 

Filme Downton Abbey

A série de televisão original, Downton Abbey, terminou em Março de 2016, após 52 episódios com o último, a terminar na véspera de Ano Novo de 1925. Em Abril de 2016, foi revelado que uma adaptação cinematográfica estava a ser pensada, com Julian Fellowes a trabalhar no esboço de um enredo. Um guia foi distribuído aos membros do elenco original no início de 2017.

O filme Britânico Downton Abbey, do género drama histórico ficou pronto em 2019, foi escrito por Julian Fellowes, que foi o criador e produtor executivo da série televisiva do mesmo nome, e dirigido por Michael Engler. O filme continua o enredo da série, e conta com o retorno de grande parte do elenco original durante a época de 1927, e mostra uma visita oficial feita pelo Rei e pela Rainha da Inglaterra à casa da família Crawley, na zona rural do condado de Yorkshire, Inglaterra. Quando a equipe real desce até Downton, um assassino também chega, e tenta matar o monarca. A família e os empregados são confrontados com a comitiva real, incluindo a dama de honra da Rainha, que se tinha desentendido com os Crawley, especialmente a Condessa Viúva, por uma questão de herança.

Gareth Neame e Fellowes começaram a planear uma adaptação para o cinema em 2016, pouco depois de terminar a série. O filme foi oficialmente confirmado em julho de 2018, e as filmagens começaram no final daquele mês, durando até Novembro. O filme foi lançado no Reino Unido em 13 de Setembro de 2019, e nos Estados Unidos em 20 de Setembro de 2019. Em geral, o filme recebeu críticas positivas dos críticos e já alcançou 113 milhões de dólares em todo o mundo.

 

Filmagens

As filmagens começaram em Londres no final de Agosto de 2018. Em 20 de Setembro, já tinham realizado algumas gravações do filme no Castelo de Highclere, Hampshire, Inglaterra, o qual tinha sido o principal local das filmagens da série de televisão. Também em Setembro, foram gravadas algumas cenas em Lacock, Wiltshire, na Inglaterra, com Dame Maggie Smith, Hugh Bonneville, Elizabeth McGovern e Michelle Dockery, assim como dois novos membros do elenco, Imelda Staunton (mulher de Jim Carter) e Geraldine James; as cenas filmadas em Lacock incluíram uma celebração com cavalos da Artilharia Real Britânica. As filmagens foram concluídas em Novembro de 2018.

A série Downton Abbey foi apresentada em seis temporadas no MASTERPIECE na PBS nos EUA e alcançou mais de 26 milhões de espectadores na sua temporada final, tornando-a a série dramática de maior audiência de todos os tempos. A Downton Abbey é uma das maiores exportações de teatro do Reino Unido de todos os tempos, vista em mais de 250 territórios em todo o mundo. Com 15 vitórias e 69 indicações, é a série não-americana mais indicado na história dos Emmys. Além disso, vencedora de três Globos de Ouro, um BAFTA especial e quatro prémios Screen Actors Guild, a série conquistou uma extensa base de fãs em todo o mundo.

Se é fã da série e do filme, a Exposição de Downton Abbey, trata-se de um dos acontecimentos mais notáveis destes últimos tempos, já que oferece uma experiência única com elementos interativos que conectam os visitantes aos seus personagens favoritos, assim como às modas, ambientes e eventos históricos do período e passar uns dias numa das casas mais bonitas dos Estados Unidos da América.

 

Thereza Bêco de Lobo

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon