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Vittore Carpaccio I Contador de Histórias de Veneza Renascentista

Duas Mulheres numa Varanda, (cerca 1492/1494). Vittore Carpaccio, (cerca 1460/1466-1525/1526). óleo sobre painel. Colecção Fondazione Musei Civici di Venezia, Museo Correr, Veneza. Cortesia National Gallery of Art, Washington.

Pesca e Aves na Lagoa Letter Rack , (cerca 1492/ 1494). Vittore Carpaccio, (cerca de 1460/1466-1525/1526). óleo sobre painel. Imagem digital cortesia do Getty's Open Content Program. Colecção The J. Paul Getty Museum, Los Angeles. Cortesia National Gallery of Art, Washington.

Meditação sobre a Paixão de Cristo, (cerca 1494/1496). Vittore Carpaccio, (cerca de 1460/1466-1525/1526). óleo sobre painel. Emprestado por The Metropolitan Museum of Art, John Stewart Kennedy Fund, 1911 Cortesia National Gallery of Art, Washington.

Virgem lendo com o filho ainda criança.) Virgem Adorando a Criança com o Jovem Baptista, (cerca 1496/1497). Vittore Carpaccio, (cerca de 1460/1466-1525/1526). Caneta e tinta castanha sobre giz vermelho, sobre papel. Imagens Bridgeman Colecção The Samuel Courtauld Trust, The Courtauld Gallery, Londres. Cortesia National Gallery of Art, Washington.

Santo Agostinho no seu refúgio, pouco depois de 1502. Vittore Carpaccio, (cerca de 1460/1466-1525/1526). óleo e têmpera sobre tela. Fotografia: Matteo De Fina. Colecção Scuola Dalmata dei Santi Giorgio e Trifone, Veneza. Cortesia National Gallery of Art, Washington.

Estudos de um Jovem Sentado na Armadura, (cerca 1500/1505). Vittore Carpaccio, (cerca de 1460/1466-1525/1526). Giz preto, ponta de pincel e lavagem cinzenta realçada a guache branco sobre papel azul. Emprestado por The Metropolitan Museum of Art, The Elisa Whittelsey Collection, The Elisa Whittelsey Fund, 1954. Cortesia National Gallery of Art, Washington

Nascimento da Virgem, (cerca 1502/1503). Óleo sobre tela. Vittore Carpaccio, (cerca de 1460/1466-1525/1526). Colecção Accademia Carrara, Bergamo. Cortesia National Gallery of Art, Washington

Um Jovem Cavaleiro, 1510 Vittore Carpaccio, (cerca de 1460/1466-1525/1526). Óleo sobre tela. Créditos da imagem: © Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, Madrid Bornemisza, Madrid Cortesia National Gallery of Art, Washington

Leitura da Virgem, (cerca 1510). Vittore Carpaccio, (cerca de 1460/1466-1525/1526). Óleo sobre tela transferido do painel. Colecção National Gallery of Art, Washington, Samuel H. Kress Collection. Cortesia National Gallery of Art, Washington.

São Jorge e o Dragão, 1516. Vittore Carpaccio, (cerca de 1460/1466-1525/1526). Óleo sobre tela Colecção Abbazia di San Giorgio Maggiore, Benedicti Claustra Onlus, Veneza. Cortesia Abbazia di San Giorgio Maggiore.

A Fuga para o Egipto, (cerca 1516/ 1518). Vittore Carpaccio, (cerca de 1460/1466-1525/1526). Óleo sobre painel. Colecção National Gallery of Art, Washington, Andrew W. Mellon Collection. Cortesia National Gallery of Art, Washington.

Leão de São Marcos, 1516. Vittore Carpaccio, (cerca de 1460/1466-1525/1526). Óleo sobre tela Colecção Civici di Venezia, Palazzo Ducale, Venice . Cortesia National Gallery of Art, Washington.

Cerca de 75 obras do pintor veneziano renascentista Vittore Carpaccio  estão expostas na Nacional Gallery of Art, Washington D. C., de 20 de Novembro de 2022, até 12 de Fevereiro de 2023. É a primeira apresentação sobre a obra deste artista nos Estados Unidos da América.

Vittore Carpaccio (cerca 1460/1466-1525/1526) foi uma das figuras principais na arte da Veneza Renascentista e actualmente este artista é mais conhecido pelas suas pinturas espectaculares e narrativas que deram vida à história sagrada. Vittore foi homenageado na sua cidade natal de Veneza durante séculos, amado pelo seu olhar observador com uma imaginação fértil, e uma grande habilidade de contar histórias, Carpaccio permaneceu pouco conhecido nos Estados Unidos da América”, disse o curador da mostra, Peter Humfrey.

A exposição destaca os trabalhos e a reputação do artista entre os visitantes americanos, com cerca de 45 pinturas e 30 desenhos incluindo as grandes telas pintadas, que foram realizadas para a sociedade de Veneza e os retábulos para igrejas, juntamente com obras mais pequenas que decoravam as casas da aristocracia  de Veneza. A exposição é organizada pela National Gallery of Art, Washington, D. C., e pelo Musei Civici di Venezia.

"A National Gallery of Art, tem o prazer de se associar, mais uma vez, ao Musei Civici di Venezia, desta vez para apresentar ao público americano um artista menos conhecido do Renascimento Veneziano, Vittore Carpaccio. Os nossos visitantes ficarão encantados com as pinturas vividas e dinâmicas de Carpaccio, que deram vida a Veneza nos séculos XV e XVI. Através da sua narrativa magistral, Carpaccio ilustrou o império marítimo durante um período fascinante em que era uma encruzilhada cultural entre o Ocidente e o Oriente. Estamos gratos aos muitos museus, igrejas, e coleccionadores que generosamente emprestaram as suas obras para partilhar com o público nesta exposição histórica ", disse Kaywin Feldman, director, da National Gallery of Art. 

Vários quadros foram recentemente conservados para a exposição. Duas das telas mais conhecidas de Carpaccio da “Scuola degli Schiavoni” foram tratadas com o apoio da “Save Venice”, a organização dedicada à preservação do património cultural da cidade, assim como as duas pinturas: “Santo Agostinho no seu Estúdio” (pouco depois de 1502) e “São Jorge e o Dragão” (cerca 1504/1507). Outros tratamentos foram realizados, assim como novas descobertas sobre as composições originais. O tratamento da Virgem na pintura “Leitura da Virgem”, (cerca 1510), foi realizado  pela conservadora Joanna Dunn da National Gallery of Art, em (cerca 1505) revela um menino Jesus anteriormente escondido sob uma pintura posterior que procurava disfarçar onde a tela tinha sido cortada há séculos atrás.

As duas pinturas da “Scuola degli Schiavoni” estão entre várias obras nunca antes exibidas fora de Itália, incluindo o ciclo narrativo completo de seis pinturas, “Vida da Virgem” (cerca 1502-/1508) feitas para a “Scuola di Santa Maria degli Albanesi”. A exposição inclui também a reunificação da obra: “Pesca e Aves na Lagoa Letter Rack” , (cerca 1492/ 1494) de J. Paul Getty Museum e “Duas Mulheres numa Varanda” (cerca 1492/1494) do Museo Correr de Veneza, duas pinturas que provavelmente decoravam uma porta dobrável.

Organização e apoio da exposição

A exposição é organizada pela National Gallery of Art, Washington e pelo Musei Civici di Venezia. A mostra é possível graças ao apoio de liderança de Constance J. Milstein, pelo Círculo do Director da National Gallery of Art e pelo Fundo Annenberg para o Intercâmbio Internacional de Arte, a Embaixada de Itália, e o Instituto Cultural Italiano.

Curadores da exposição

A exposição tem a curadoria de Peter Humfrey, investigador internacional, reconhecido pela pintura veneziana nos séculos XV e XVI e Professor Emérito de História da Arte na Universidade de St Andrews, Escócia, em colaboração com Andrea Bellieni, curadora do Musei Civici di Venezia, e Gretchen Hirschauer, curadora da pintura italiana e espanhola na National Gallery of Art, Washington D.C. 

Após a apresentação da mostra na National Gallery of Art, a exposição será exibida no Palazzo Ducale, Veneza, de 18 de Março, 2023 a Junho 18, 2023.

Visão Geral da Exposição

A mostra Vittore Carpaccio: Contador de Histórias de Veneza Renascentista com uma instalação especial para as duas pinturas: “Pesca e Aves na Lagoa Letter Rack”, (cerca 1492/ 1494) e “Duas Mulheres numa Varanda” (cerca 1492/1494).

As duas composições foram pintadas no mesmo painel de madeira, mas provavelmente foram cortadas ao meio nos anos 1700. Quando vistas juntas, as pinturas contam a história de duas mulheres sentadas numa varanda, enquanto os seus maridos desfrutam de um dia de desporto na lagoa veneziana. Acredita-se que os painéis tenham decorado portas dobráveis que levavam a um espaço doméstico de um palácio veneziano.

A exposição continua com ênfase nas inovações de Carpaccio na pintura veneziana. Os primeiros exemplos das pinturas privadas do artista incluem “a Virgem e a Criança com o Jovem São João Baptista” (cerca 1493/1496) do Museu Städel da Alemanha, uma representação única da “Virgem e da Criança”, mostra como venezianos aristocráticos do século XVadoravam estas pinturas. Outro ponto alto da exposição é a reunificação do ciclo completo de seis telas retratando a “Vida da Virgem Maria” feitas para a “Scuola di Santa Maria degli Albanesi”. Carpaccio apresenta a história do seu próprio dia em Veneza, misturando detalhes da arquitectura, mobiliário e vestuário venezianos com elementos que evocam Jerusalém. Carpaccio também transpôs cenas da mitologia clássica para Veneza contemporânea em outras obras como “Partida de Ceyx de Alcyone (cerca 1498/1503) da colecção da The National Gallery, Londres.

A exposição inclui exemplos dos três ciclos narrativos existentes que Carpaccio foi encarregado de criar. O seu ciclo narrativo final feito para a “Scuola di Santo Stefano” é representado pela Ordenação do Santo Estevão (1511) do “Staatliche Museen zu Berlin”, “Gemäldegalerie”. Entre as maiores obras da exposição está o “Leão de São Marcos” (1516) da “Fondazione Musei Civici di Venezia”, Palazzo Ducale. Com mais de doze pés, a pintura mostra o símbolo tradicional de Veneza, um leão alado. O animal está meio no mar e meio em terra, aludindo ao vasto império marinheiro.

Carpaccio foi pioneiro em temas narrativos em retábulos. O “Martírio dos Dez Mil Cristãos no Monte Ararat” (1515) da “Gallerie dell'Accademia”, Veneza, foi criado para decorar o altar da família Ottobon na igreja de Sant'Antonio di Castello, que já não existe. O seu contexto original pode ser visto noutro quadro, a “ Visão do Prior Francesco Ottobon” (cerca 1513), da Gallerie dell'Accademia.

Mais desenhos de Carpaccio sobrevivem do que os de qualquer outro pintor veneziano da sua geração. Os desenhos incluem esboços de pinturas apresentadas na exposição, juntamente com desenhos preparatórios meticulosos para pinturas demasiado grandes para viajar para esta exposição. Os desenhos preparatórios para um ciclo narrativo da “Vida de Santa Úrsula” para a Scuola di Sant'Orsola, a primeira grande encomenda do artista, que inclui também um notável desenho de dupla face da “Cabeça de uma Jovem de Perfil” (cerca 1488/1489) da colecção do Museu Ashmolean, Universidade de Oxford.

Finalmente, uma sala de interpretação e leitura apresenta “Vista de Veneza” (1500), esta pintura foi extraída da colecção da National Gallery of Art e mostra uma série de edifícios, praças, canais, pontes, jardins, e esculturas que enchiam a movimentada cidade-estado.

Vittore Carpaccio foi um pintor italiano da Escola de Veneza, que estudou com Gentile Bellini. Ele é mais conhecido por um ciclo de nove pinturas chamado: “A Lenda de Santa Úrsula”, ou “Histórias de Santa Úrsula”.

O seu estilo é um tanto conservador, mostrando pouca influência do Humanismo da Renascença, que transformou a pintura do Renascimento durante a época em que viveu. Influenciou-se pelo estilo de Antonello da Messina e da arte dos Países Baixos. Por essa razão, e também porque muitos de seus melhores trabalhos permanecerem em Veneza, a sua arte tem sido negligenciada em comparação a outros seus contemporâneos.

Carpaccio nasceu em Veneza. Pouco se sabe sobre a sua vida, mas acredita-se que os seus principais trabalhos foram realizados entre 1490 e 1519. Foi aluno de Lazzaro Bastiani, Giovanni Bellini e Antonio Vivarini, que eram chefes de um grande atelier em Veneza.

Em 1490, começou a pintar a célebre “Lenda de Santa Úrsula”, para a Scuola di Santa Orsola dedicada à Santa, uma fraternidade social e beneficente de famílias ricas de Veneza. Durante a sua vida, especializou-se em pinturas que narravam cenas bíblicas. A sua obra é cheia de pormenores, num tom quase medieval.

Entre 1504 e 1508 realizou um conjunto de pinturas sobre a História da Virgem para decorar a antiga sala do Albergo da “Scuola di Santa Maria degli Albanesi”, em Veneza, entre elas a Visitação, pinturas que actualmente se encontram dispersas por vários museus.

“A exposição foi montada com uma harmonia superior para exibir as obras do pintor Vittore Carpaccio” disse a Andrea Bellieni, curadora do Musei Civici di Venezia, e acrescentou o seguinte: "O pintor veneziano teve uma linha de evolução absolutamente coerente e poética, como contador de Histórias de Veneza Renascentista ".

Theresa Bêco de Lobo

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