Vestuário florido I A imaginação à solta

Reflectindo uma grande aspiração pela simplicidade original e a alegria de cada dia de Sol, a moda do Verão traz consigo o gosto pelas flores de múltiplas espécies e de todos os matizes.

 

Conhecedores da beleza poética de uma rosa, de uma hortênsia, de um malmequer, isto para citar aquelas que enfeitam as minhas varandas, com destaque para os lindos malvaíscos que se agitam com a brisa do vento, percebemos inteiramente os artistas que se dedicam às decorações dos tecidos. Na natureza, maravilhosas são as flores. Maravilhosos são também, os estampados florais dos tecidos.

 

Resumindo acima de tudo estados de alma especiais, traduzidos em sofisticados e modernos grafismos, os tecidos do Verão 2021 veiculam de forma notável as tendências da moda actual. A pujança envolvente de certas cores e a alegria que delas se desprende reforçam, de facto, os novos brilhos da vida. De resto, haverá na Natureza algo mais puro e bonito do que as flores?

 

Sem remontar aos frescos de Cnossos ou às grinaldas de Pompeia que tanto me fascinaram na primeira visita que ali fiz acompanhada do meu saudoso marido, as flores, a partir do séc. XV, têm-se eternizado nas telas dos quadros religiosos, assim como na Literatura de todos os tempos, nos seus perfumes e também no vestuário.

 

Nas múltiplas facetas da moda, uma arte decorativa que me fascina, as flores surgem este ano, mais uma vez a decorar as sedas dos modelos revivalistas do séc. passado, em todas as vertentes da moda do vestuário, participando na vida de todas as mulheres com a contemplação poética de quem as vê com os atributos da alegria e da felicidade.

 

Marionela Gusmão

AlexisMabille_HC019_1
AlexisMabille_HC018_1
ActN1_W025_1
Abodi_W019
DolceGabbana_W058_0
DolceGabbana_W066_0
DolceGabbana_W089_0
LuisaBeccaria_W017_1
LuisaBeccaria_W021_1
Valentino_W021_0
Valentino_W026_0
Valentino_W059_0
Valentino_W061_0
Valentino_W063_0