"Tailleurs" Para Sempre!

A moda do “tailleur” nascida no último quartel do séc XIX, marca uma das principais etapas da evolução do vestuário feminino. Ao contrário do que se defende, não foram as feministas as mulheres que primeiro vestiram estes conjuntos, mas, pelo contrário, as conservadoras. As primeiras, na época, unicamente reivindicavam direitos semelhantes aos dos homens.

 

A saia/casaco, conjunto que apareceu, em 1880, sob o nome de “tailleur”, por ser confecionado por alfaiates, tem sido usada em todas as estações como conjunto indispensável em qualquer guarda-roupa feminino.

 A sua forma, ou as suas linhas, tal como as conhecemos hoje, foram muito usadas em 1912 e predominaram nos Anos 20 do séc. XX, período em que se associaram certos acessórios, retirados ao vestuário masculino.

 

Para esta temporada, o “tailleur”, mais uma vez, marca presença. Agora, tal como nos Anos 50, de cortes cingidos e ombros ligeiramente estruturados, num estilo senhoril, com saias a cobrirem os joelhos, de linhas afuniladas – memórias do empenhamento moral do período pós-guerra. Os Anos 50 foram uma década de reconstrução e de avanços tecnológicos. Tudo se direccionou para o bem-estar e para a elegância.

 

Distribuídos numa paleta de cores que vai dos tons escuros aos claros, os “tailleurs” do Outono 2020, completam-se com blusas de cetim com laçada e outras, malas e sapatos nos tons dos fatos ou dos enfeites.

 

Se, como diz o estudioso do vestuário Giorgio Marangoni, “a Moda não nasce como uma imposição, mas como fruto de mudanças sociais”. Que transformação terá levado os costureiros a encontrarem nos Anos 50 uma das suas fontes de inspiração? Afinal o “tailleur” é o “passe-partout” da elegância a qualquer hora.

 

Os modelos que apresentamos, concebidos e apresentados antes da pandemia COVID 19 transtornar a vida de todas as populações, são por agora o que existe para a moda Outono/Inverno 2020/2021. Pela primeira vez, na existência da Moda & Moda, desde 1984, não damos nem um modelo de Alta-Costura, porque não houve apresentações à imprensa e mesmo aos clientes foram exibidos uns pequenos filmes. Trinta e seis anos depois da nossa existência, convenhamos que esta situação é muito dura e triste. E… graças a Deus por termos o Pronto a Vestir de grande qualidade! A Moda & Moda e a sua equipa continua de pé, sempre a lutar pela melhor informação em todas as áreas do vestuário e das artes monumentais e artísticas, assim como erguendo a nossa bandeira de um grande amor à História em todas as vertentes.

 

 

Marionela Gusmão

Alberta Ferretti

Ultrachic

Ultrachic

Trussardi

Trussardi

Salvatore Ferragamo

Salvatore Ferragamo

Salvatore Ferragamo

Prada

Prada

Prada

Prada

Prada

Moschino

Moschino

Moschino

Missoni

Missoni

Laura Biagiotti

Laura Biagiotti

Laura Biagiotti

Laura Biagiotti

Laura Biagiotti

Laura Biagiotti

Genny

Jil Sander

Etro

Etro

Emilio Pucci

Brognano

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Dolce&Gabbana

Bottega Veneta

Agnona

Alberta Ferretti

Alberta Ferretti

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon