
Uma Terna (e Política) Contemplação do que Vive
Colecção de Arte Moderna e Contemporânea Norlinda e José Lima
![]() Álvaro Lapa (PT, 1939-2006) Auto-retrato, 1972 Acrílico sobre platex 64,5x80 cm zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Foto: JLT | ![]() Ana Jotta (PT, 1946) Untitled, 2005 Gravura em tecido zetgalery Untiteled, 2005 Gravura em tecido Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Andres Serrano (EUA, 1950)´ A History of Sex (Bondage in Kyoto), 1996 Prova por branqueamento de corante 101x81,3 cm zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT |
---|---|---|
![]() Andy Warhol (EUA, 1928-1987) zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Ângelo de Sousa PT, 1938-2011) Sem Título, 1991 Tintas de acetato de polivinilo e verniz mate talens sobre tela de linho 103,5x 83,3 com 100x80 cm zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Anish Kapoor (IN, 1954) Untitled, 1995 Madeira pintada 39x101,5x64,5 cm zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT |
![]() Baltazar Torres (PT, 1961) Prophet, 2006 82x92x17 cm zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Francisco Laranjo (PT, 1955-2022) Sem título, 1989 Óleo sobre tela 73,3x92 cm zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() António Charrua (PT, 1925-2008) Metamorfose I 1964 Óleo sobre tela 100,3x88,9 cm / 98,4x86,9 cm / 98,5x87,2 cm (s/moldura) zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT |
![]() Francisco Tropa (PT, 1968) Pirâmide, 2012 Madeira de faia pintada, troncos, bronze, madeira de faia natural provas cromogéneas zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Ilda David (PT, 1955) Titulo desconhecido, 1998 Óleo sobre tela 130x195 cm zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Inês Osório (PT, 1984) Escultura de parede composta por 38 pares de sapatos femininos lavados a branco sobre superfície de madeira 230 cmx80 cmx25 cm, 20 kg. zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT |
![]() José de Guimarães (PT, 1939) Marilyn Madeira, luzes de néon, acrílico, plástico e metal 90x94x28 cm zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Julião Sarmento (PT, 1948-2021) Noites Brancas 1982 Têmpera acrílica e colagem sobre papel 172x140 cm zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Karel Appel (NL, 1921-2006) Woman With Trumpet, 1982 Acrílico sobre papel impresso recortado e colado sobre tela 193x224 cm zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT |
![]() Maria José Aguiar (PT, 1948) Dobble (série Dobble), 1986 Esmalte acrílico sobre tela 140x190 cm zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Markus Linnenbrik (AL-1961) Resina epóxi sobre aglomerado de madeira zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Mel Bouchner (EUA, 1940) zetgalery Uer, 2019 Monotipo com colagem gravado a relevos sobre papel Twin Rocker pintado à mão Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT |
![]() Muntean/Rosenblum: Markus Muntean (AT, 1962) - Adi Rosenblum (IL, 1962) They Felt Themselves, 2016 Lapis de cera e acrílico sobre tela 165,5x269,6 cm zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Nobuyoshi Araki (JP, 1940) Kinbaku (Bondage), 2000 Prova de gelatina e prata 39,9x33,8 cm (s/moldura) zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Paula Rego (PT, 1935-2033) A Árvore de Dubuffet ( da série homenagem a Dubuffet), 1985 Acrílico sobre papel montado em tela 223,8x207,5 cm zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT |
![]() Pedro Chorão (PT, 1945) Cabo Verde, 1972 Óleo sobre platex 83x124,5 cm zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Ricardo Pistola (PT, 1980) Extensão # 10, 2006 Acrílico sobre tela zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Shintaro Nakaoka (JP, 1957) Granito zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT |
![]() Sol Lewitt (EUA, 1928-2007) Sem título, 1984 48x 48cm zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Sonia Delaunay UA, 1885-1979) Sem título, 1934 Guache sobre papel 58x77 cm zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Susana Solano (ES, 1946) Mozart, 1985 zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT |
![]() Victor Vasarely (HU, 1906-1997) Kaglo Acrílico sobre tela zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT | ![]() Xana (PT, 1959) Cometa a olhar, 1984 Acrilico sobre tela e polyester zetgalery Co-produção: Sociedade Nacional de Belas Artes e Centro de Arte Oliva. Fotos: JLT |
A Sociedade Nacional de Belas Artes apresenta até i de Maio de 2023, uma magnífica exposição com o título “Uma Terna (e Política) Contemplação do que Vive”, uma seleção de 120 obras da colecção privada do casal Norlinda e José Lima, que nos leva a reflectir sobre o significado de ser livre através de obras de arte.
A colecção privada de Norlinda e José Lima, um casal apaixonado pela arte cujo acervo já ultrapassa as 1300 obras de arte, foi construída, maioritariamente, em contexto democrático, e reflecte a criação durante uma época das vanguardas artísticas que marcaram as décadas de 1960/70 e que acompanharam, e anteciparam, um mundo em mudança.
A mostra tem curadoria de Helena Mendes Pereira, directora da Zet Gallery, de Braga, e reúne trabalhos seleccionados entre as mais de 1.300 peças que compõem a Colecção de Arte Moderna e Contemporânea Norlinda e José Lima, há 10 anos em depósito no Centro de Arte Oliva, em São João da Madeira. Reconhecendo que a história de vida e as opções artísticas desse casal de coleccionadores influenciaram as suas tendências de arte.
José Lima é empresário do sector do calçado e com a sua mulher são proprietários de uma das maiores colecções privadas de arte contemporânea no país a qual conta com mais de mil e trezentas obras reunidas ao longo de três décadas atraído pelas artes.
Além da extensão cronológica, o acervo desta coleçcão particular destaca-se pela diversidade disciplinar e a geografia dos artistas, juntando nomes vindos de Portugal, Espanha, Alemanha e do leste da Europa, mas também dos Estados Unidos da América, de vários países da América Latina, África e Ásia.
Esta multiplicidade geográfica, geracional e de currículo dos artistas é um dos factores que permite levar o visitante a conhecer e percorrer o mundo e pelo tempo do contemporâneo através das obras de arte.
Em 2023, assinalam-se 10 anos que a coleção Norlinda e José Lima está em depósito no Centro de Arte Oliva, em São João da Madeira e, por essa razão a "zet gallery" e a sua curadora, Helena Mendes Pereira, organizou duas grandes exposições representativas da colecção.
De 13 de Maio a 30 de Setembro de 2023, o Forum Cultural de Cerveira acolhe outra seleçcão da coleçcão Norlinda e José Lima, com o mesmo número aproximado de obras e com o mesmo tema.
Já no último trimestre do ano, terá lugar a publicação de um grande livro com um estudo da colecção Norlinda e José Lima, assinado também pela Zet Gallery.
Acerca das opções do casal, a curadora afirmou: “Não obstante a sua escolha ser altamente intuitiva e emocional, no exercício de contemplação que se exige na relação com a obra de arte, há uma tendência por artistas activistas, a quem conhecemos opinião e acção. Essa escolha, consciente ou inconsciente, faz desta uma colecção para pensar a Liberdade, para a louvar, para a preservar”.
Helena Mendes Pereira teve de diminuir a mostra da Sociedade de Belas Artes a menos de um décimo da Colecção Norlinda e José Lima, o que considera “muito limitativo”, mas está segura da selecção que fez das obras à sua disposição, com base em critérios como o impacto da mensagem e o grau de novidade da obra.
A curadora destacou ainda duas das suas opções, como as pinturas da americana Nan Goldin, “relacionadas com a violência doméstica”, e do espanhol Enrique Marty, “que tem trabalhos muito políticos e com mensagens muito fortes”.
Outro ponto importante desenvolvido foi o das obras inéditas, pelo que a mostra exibe aquisições mais recentes da Colecção Norlinda e José Lima, como as do artista contemporâneo Fernão Cruz, da escultora Inês Osório e do fotógrafo americano Andrew Moore.
Entre os vários criadores representados em “Uma terna (e política) contemplação…” incluem-se ainda Julião Sarmento, Mário Cesariny, Cindy Sherman, Francisco Tropa, Julian Opie, António Charrua e Mel Bochner.
“Evitei obras já muito vistas e artistas mais óbvios, não esquecendo , claro, nomes importantes como Helena Almeida ou Andy Warhol. Fizemos ainda questão de trazer autores internacionais como Anish Kapoor”, adiantou a curadora.
O mesmo se aplica à artista portuguesa que morreu em junho de 2022: “Temos nestas peças expostas um trabalho extraordinário da Paula Rego”.
Até 08 de Abril, o propósito de Helena Mendes Pereira é assim dar a conhecer autores cujo trabalho leva a pensar no “significado de ser livre”, no que pretende igualmente proporcionar ao visitante uma oportunidade de “percorrer pela História da Arte Contemporânea” e explorar o seu potencial comunicativo.
“Todas as obras foram escolhidas minuciosamente e com a certeza de que farão reflectir sob o ponto essencial desta exposição, que é pensar a liberdade e as transformações da sociedade nas últimas décadas", concluiu.
Theresa Beco de Lobo
![]() Vista parcial da exposição Foto: JLT | ![]() Vista parcial da exposição Foto: JLT | ![]() Vista parcial da exposição Foto: JLT |
---|---|---|
![]() Vista parcial da exposição Foto: JLT | ![]() Vista parcial da exposição Foto: JLT | ![]() Vista parcial da exposição Foto: JLT |
![]() Vista parcial da exposição Foto: JLT | ![]() Vista parcial da exposição Foto: JLT | ![]() Vista parcial da exposição Foto: JLT |
![]() Vista parcial da exposição Foto: JLT |