top of page

Chatsworth, Belvoire, Waddesdon na Quadra Natalícia

Todos os anos, na quadra natalícia, A revista MODA&MODA costuma realizar uma tournée pelos vários Palácios de Inglaterra, que apresentam as decorações mais notáveis e que abrem as suas portas para celebrar o Natal e o Fim do Ano durante esta época festiva.

Natal Nórdico no Palácio Chatsworth Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Paisagem com Neve com o Palácio Chatsworth. Crédito da imagem: Chatsworth House Trust. Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Paisagem com Neve com o Palácio Chatsworth. Crédito da imagem: Mick Brown Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Paisagem com Neve. Crédito da imagem: Mick Brown Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Paisagem com Neve. Crédito da imagem: Mick Brown Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Hall de Entrada com Decorações de Natal Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Hall de Entrada com Decorações de Natal Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Hall de Entrada com Decorações de Natal Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Corredor com Decorações de Natal Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Corredor com Decorações de Natal Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Decorações de Natal Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants

A Biblioteca com Decorações de Natal Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

A Biblioteca com Decorações de Natal Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

A Biblioteca com Decorações de Natal Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

A Sala de Jantar com Decorações de Natal Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Decorações de Natal Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Decorações de Natal Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Corredor com Decorações de Natal Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Janela com Decorações de Natal Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

O Palácio Chatsworth na Quadra Natalícia

De 5 Novembro 2022 a 8 Janeiro 2023  há celebrações especiais, nomeadamente quando o palácio Clatsworth está completamente decorado para o público que o visita durante este período. 

 

​Durante esta época, Chatsworth é um verdadeiro deslumbramento de luz e de cor. 

​No interior do palácio, o tema é “Um Natal Nórdico em Chatsworth”, uma evocação aos países, como Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia e Noruega onde os longos Invernos são abraçados com tradições para celebrar a luz e o encanto da natureza.

 

A família Devonshire tem uma longa história de celebração da cultura nórdica e de histórias, mitos e rituais de todo o mundo, algumas tradicionais, outras exóticas e contemporâneas, que celebram a luz nesta época tão festiva. 

 

As cenas Natalícias fluem por toda a casa com música, incluindo as de Natal, que são as preferidas dos duques de Devonshire.

 

​De uma cena efusiva e atraente de véspera de Natal, na Grande Sala de Jantar, com árvores decoradas junto às lareiras, e ainda uma mesa festiva adequada para reis e rainhas, estes ambientes convidam os visitantes a entrar no espírito de Festa em Chatsworth.

 

​Quanto a nós, as mais impressionantes salas decoradas são as “State Rooms” e “Sketch Galleries”, normalmente fechadas para conservação, mas durante o período de Natal, estão abertas, fazendo parte da rota pelo palácio, além de estarem lindamente ornamentadas em consonância com esta época festiva.

 

​O Palácio de Chatsworth 

O monumental palácio de Chatsworth, foi construído inicialmente na segunda metade do século XVI, situado no coração do “Peak District National Park”, impressiona não só pela imponência harmoniosa como pela solidez que desafia o tempo. Os jardins dão-nos a impressão de um espaço de natureza disciplinada para o prazer da vista.

 

​O palácio, está repleto de obras de arte, com história e recordações que vêm desde William Cavendish, o 1º Conde de Devonshire.

 

​Aqui, tudo é opulência, bom gosto ou raridade, pertencendo actualmente ao “Treasure Houses of England”, tornando-se um dos lugares mais belos para visitar em Inglaterra.

​Chatsworth House é uma das residências mais importantes da aristocracia inglesa, pertencendo à mesma família há quase 500 anos, repleta de história. 

 

​Chatsworth House é um palácio localizado na região de Derbyshire, em Inglaterra, o qual é o lar do duque de Devonshire e da família Cavendish desde 1549. 

 

​Em 1549 Sir William Cavendish, descendente de uma das famílias mais antigas de Suffolk, na Inglaterra, recebeu terras do rei, como prémio pelos seus serviços prestados. Para aumentar o seu património, Sir William Cavendish resolveu comprar à família Agard, mais terrenos para juntar aos outros, aumentando assim a sua propriedade, que estava localizada em Chatsworth e uns anos depois, iniciou a construção de um palácio.

 

​O Palácio de Chatsworth em estilo Isabelino, sofreu diversas remodelações, como a de 1686 a 1707, realizada no tempo de 4º Conde de Devonshire, que mais tarde recebeu o título de duque, dado pelo rei William III pela sua contribuição na “Revolução Gloriosa” de 1688, a qual levou o rei William e a rainha Mary ao trono de Inglaterra.

 

​Nas margens do Rio Derwent, a mansão está situada num parque extenso com colinas arborizadas. Poucas mudanças foram feitas em Chatsworth até meados do século XVII.

​O 2º e 3º Duques de Devonshire não fizeram mudanças na casa e nos jardins, mas contribuíram muito para a colecção de arte da residência. Este último Duque de Devonshire conhecedor de belas artes, incluiu na sua colecção: pinturas, desenhos e gravuras de antigos mestres, moedas antigas e esculturas esculpidas gregas e romanas. O 4º Duque fez mudanças fundamentais nos jardins, substituindo os jardins formais do 1º Duque com um aspecto mais natural.

Em 1748, o 4º Duque casou-se com Lady Charlotte Boyle, a única herdeira sobrevivente de Richard Boyle, 3º Conde de Burlington. O Lord Burlington era um arquitecto com muitas obras no seu nome. Com a sua morte, as suas importantes colecções foram transferidas para os duques de Devonshire.

 

​William Cavendish, 5º duque de Devonshire, era um nobre, aristocrata e político britânico. O 6º Duque realizou muitas modernizações da Chatsworth House para cumprir os padrões de conforto do século XIX, adequando a um estilo de vida menos formal. O actual duque, Peregrine Cavendish, é o 12º duque de Devonshire.

​A Cinderella no Castelo de Belvoir: Um Verdadeiro Conto de Fadas na Quadra Natalícia 

​O tema deste ano das decorações de Natal é o seguinte: “Cinderella irá ao baile em Belvoir neste Natal”, enquanto o deslumbrante castelo de contos de fadas se transforma para dar vida à história da “Gata Borralheira,” de 18 de Novembro de 2022 a 1 de Janeiro de 2023.

 

Do passeio sinuoso iluminado por luzes cintilantes até ao topo do castelo na colina, passando pela apresentação de figuras vestidas com roupa de baile feitas à mão, surge um carrinho dourado em tamanho real e uma figura com um vestido branco de casamento. “Cinderella em Belvoir” representa uma experiência mágica.

Esta encenação foi criada pela companhia de teatro premiada “CLW Event design” liderada por Charlotte Lloyd Webber. O castelo Belvoir foi transformado para dar vida ao amado conto de fadas da Cinderella numa série de cenas de cortar a respiração encenadas nas salas ornamentadas. 

 

A história começa no hall de entrada da “Sala da Guarda” principal, revelando dois mundos contrastantes numa só casa. Cores luxuosas de jóias e glamour para a madrasta da Cinderela e das suas filhas, enquanto o mundo da Gata Borralheira é decorado de uma forma suave e naturalista para representar a sua vida simples.

O Salão Elizabeth é o cenário perfeito para o mundo flamboyant e indulgente da madrasta de Cinderela enquanto que o “Saloon State Dining Room” apresenta a Fada Madrinha transformando a abóbora numa carruagem. 

 

Claro que nenhuma história poderia ser completa sem ver Cinderela a subir para a sua carruagem da abóbora dourada, desta vez com um vestido de cor do pavão inspirado na insígnia do Castelo.

 

Da “Suite do Rei” aos quartos dos hóspedes é o cenário para a prova do sapato da Cinderella com cada um dos quartos temáticos a Drizella, Anastasia e Cinderella com as duas escadas e árvores de Natal a embelezar os ambientes recheados de artes decorativas a dar o toque final de elegância.

 

A grande final vê Cinderela casar com o seu Príncipe Encantado na “Galeria do Regente” com a noiva vestida com um lindo vestido branco de casamento, complementado por um par de árvores de Natal gigantescas cobertas de cristais.

 

Uma experiência verdadeiramente mágica para todas as idades,  para além destas decorações pode-se admirar a figura do Pai Natal  com os seus ajudantes, que estão a preparar-se para o Natal numa gruta de um bosque encantado, escondido na Cozinha Velha do Castelo para dar vida à magia do Natal aos mais pequenos, onde eles vão gostar de contar histórias dos ajudantes do Pai Natal e conhecer esta figura e levar para casa um presente para guardar para o grande dia. 

 

A aldeia artesanal de “Engine Yard” foi também transformada numa ficção de Inverno com uma gruta “Scandi Santa”, onde os mais pequenos podem encontrar renas, rings de patinagem no gelo e um empório de Natal, juntamente com uma variedade de lojas independentes e a oportunidade de apanhar uma árvore de Natal. Para além da atmosfera sazonal, há coros escolares locais, cantores e bandas que se apresentam todos os fins-de-semana no coreto da “Engine Yard”. 

36.
35.
32.
33.
31.
29.
30.
24.
26.
23.

A Cinderella no Castelo de Belvoir: Um Verdadeiro Conto de Fadas na Quadra Natalícia 

​O tema deste ano das decorações de Natal é o seguinte: “Cinderella irá ao baile em Belvoir neste Natal”, enquanto o deslumbrante castelo de contos de fadas se transforma para dar vida à história da “Gata Borralheira,” de 18 de Novembro de 2022 a 1 de Janeiro de 2023.

 

Do passeio sinuoso iluminado por luzes cintilantes até ao topo do castelo na colina, passando pela apresentação de figuras vestidas com roupa de baile feitas à mão, surge um carrinho dourado em tamanho real e uma figura com um vestido branco de casamento. “Cinderella em Belvoir” representa uma experiência mágica.

 

Esta encenação foi criada pela companhia de teatro premiada “CLW Event design” liderada por Charlotte Lloyd Webber. O castelo Belvoir foi transformado para dar vida ao amado conto de fadas da Cinderella numa série de cenas de cortar a respiração encenadas nas salas ornamentadas. 

 

A história começa no hall de entrada da “Sala da Guarda” principal, revelando dois mundos contrastantes numa só casa. Cores luxuosas de jóias e glamour para a madrasta da Cinderela e das suas filhas, enquanto o mundo da Gata Borralheira é decorado de uma forma suave e naturalista para representar a sua vida simples.

O Salão Elizabeth é o cenário perfeito para o mundo flamboyant e indulgente da madrasta de Cinderela enquanto que o “Saloon State Dining Room” apresenta a Fada Madrinha transformando a abóbora numa carruagem. 

 

Claro que nenhuma história poderia ser completa sem ver Cinderela a subir para a sua carruagem da abóbora dourada, desta vez com um vestido de cor do pavão inspirado na insígnia do Castelo.

 

Da “Suite do Rei” aos quartos dos hóspedes é o cenário para a prova do sapato da Cinderella com cada um dos quartos temáticos a Drizella, Anastasia e Cinderella com as duas escadas e árvores de Natal a embelezar os ambientes recheados de artes decorativas a dar o toque final de elegância.

 

A grande final vê Cinderela casar com o seu Príncipe Encantado na “Galeria do Regente” com a noiva vestida com um lindo vestido branco de casamento, complementado por um par de árvores de Natal gigantescas cobertas de cristais.

 

Uma experiência verdadeiramente mágica para todas as idades,  para além destas decorações pode-se admirar a figura do Pai Natal  com os seus ajudantes, que estão a preparar-se para o Natal numa gruta de um bosque encantado, escondido na Cozinha Velha do Castelo para dar vida à magia do Natal aos mais pequenos, onde eles vão gostar de contar histórias dos ajudantes do Pai Natal e conhecer esta figura e levar para casa um presente para guardar para o grande dia. 

 

A aldeia artesanal de “Engine Yard” foi também transformada numa ficção de Inverno com uma gruta “Scandi Santa”, onde os mais pequenos podem encontrar renas, rings de patinagem no gelo e um empório de Natal, juntamente com uma variedade de lojas independentes e a oportunidade de apanhar uma árvore de Natal. Para além da atmosfera sazonal, há coros escolares locais, cantores e bandas que se apresentam todos os fins-de-semana no coreto da “Engine Yard”. 

Paisagem com Neve com o Castelo de Belvoir. Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Cinderela com o Coche Dourado no “Guard Room” do Hall de Entrada no Castelo de Belvoir. Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Cinderela com o Coche Dourado no “Guard Room” do Hall de Entrada no Castelo de Belvoir. Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

O Coche Dourado com o Pormenor do Pavão. Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Hall de Entrada com Decorações de Natal no Castelo de Belvoir. Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Pormenor de uma das Decorações de Natal no Hall de Entrada do Castelo de Belvoir. Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

32.

Pormenor de uma das Decorações de Natal no Hall de Entrada do Castelo de Belvoir. Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Pormenor da Escadaria com Decorações de Natal no Hall de Entrada do Castelo de Belvoir. Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

Cinderela com o Príncipe no Salão com Decorações de Natal no Castelo de Belvoir. Cortesia Redbrick - Public relations, marketing & communications consultants.

O Palácio Waddesdon com iluminações e decorações de Natal. Fotografia: Hugh Mothersole. Créditos da Imagem: © National Trust, Waddesdon Manor. Cortesia Waddesdon Manor.

O Palácio Waddesdon com iluminações e decorações de Natal. Fotografia: Derek Pelling. Cortesia Waddesdon Manor.

Decorações de Natal no interior do Palácio Waddesdon. Créditos da Imagem: ©-Waddesdon-A-Rothschild-House-Gardens Cortesia Waddesdon Manor.

Pormenor das decorações de Natal numa das Salas do Palácio Waddesdon. Fotografia: Hugh Mothersole. Créditos da Imagem: © National Trust, Waddesdon Manor. Cortesia Waddesdon Manor.

Pormenor da Sala Azul com decorações de Natal do Palácio Waddesdon. Fotografia: Mike Fear. Cortesia Waddesdon Manor.

Pormenor das Iluminações de Natal “Light-Loops” nos Jardins do Palácio Waddesdon. Fotografia: Derek Pelling Cortesia Waddesdon Manor.

Pormenor das Iluminações de Natal “Winter-Light-Dandelions” nos Jardins do Palácio Waddesdon. Fotografia: Peter Greenway. Cortesia Waddesdon Manor.

Pormenor das Iluminações de Natal “Christmas-Winter-Light-Trees” nos Jardins do Palácio Waddesdon. Fotografia: Chris Lacey. Cortesia Waddesdon Manor.

Pormenor das Iluminações de Natal “Elephants ” nos Jardins do Palácio Waddesdon. Fotografia: Derek Pelling Cortesia Waddesdon Manor.

63.

Pormenor das Iluminações de Natal “Miss-Alice-Drive ”nos Jardins do Palácio Waddesdon. Fotografia: Derek Pelling Cortesia Waddesdon Manor.

Pormenor das Iluminações de Natal “Miss-Alice-Drive- Lightboxes- ”nos Jardins do Palácio Waddesdon. Fotografia: Derek Pelling Cortesia Waddesdon Manor.

Pormenor das Iluminações de Natal “Pleasure-Grounds ”nos Jardins do Palácio Waddesdon. Fotografia: Derek Pelling Cortesia Waddesdon Manor.

Pormenor das Iluminações de Natal “Pleasure-Grounds-Christmas ”nos Jardins do Palácio Waddesdon. Cortesia Waddesdon Manor.

Pormenor das Iluminações de Natal “Winter-Light-Christmas-Trail-Flame-Valley” nos Jardins do Palácio Waddesdon. Créditos da Imagem: © Yes Events Ltd Cortesia Waddesdon Manor.

. Pormenor das Iluminações junto da Feira de Natal perto do Palácio Waddesdon. Fotografia: Chris Lacey Cortesia Waddesdon Manor.

O Palácio de Waddesdon na Época de Natal

O Palácio de Waddesdon na Época de Natal de 12 de Novembro de 2022 a 2 de Janeiro de 2023 apresenta celebrações especiais.

 

​Os interiores e os vinte quartos foram decorados com grande criatividade ao longo da temporada de Natal, o qual este ano, está encerrado para receber hóspedes.

 

​Este ano o exterior do palácio apresenta a sua mágica decoração: “Luzes de Inverno em Waddesdon”, tema criado por Bruce Munro que tem tido imenso sucesso junto dos visitantes ao longo dos últimos anos. 

Através de um conjunto de iluminações, pode-se admirar uma encenação dramática de som e cor, banhando a fachada do palácio com uma panóplia de cores do arco-íris, criando deste modo um verdadeiro espectáculo. 

 

​De destacar as duas instalações em frente da casa intituladas Lafite, de Joana Vasconcelos ‑ uma presença portuguesa, com castiçais com 10 metros de altura realizados com 574 garrafas de vinho, cada um deles iluminados ao anoitecer.

 

​O Natal em Waddesdon está de volta em 2022 com luzes mágicas e os jardins brilhando, além de uma Feira de Natal de 30 dias para encantar os compradores. 

 

​A casa não abre neste Natal para receber hóspedes por causa de protocolos de distanciamento social. 

 

​Para aproveitar ao máximo o programa “Luz de Inverno” Os visitantes também são presenteados com o espetáculo da fachada do Palácio iluminada por luzes dançantes com música.

 

​Desde o anoitecer, a decoração “Luzes de Inverno” transformam os jardins através dos “Elementos de Prazer” perto do Aviário com cores dramáticas e instalações lúdicas. Os visitantes podem caminhar por baixo de estrelas e copas das árvores iluminadas com magia e arbustos envoltos em luzes cintilantes, com a plantação transformada pela luz em movimento. Existem recursos de luz envolventes, como um vale de chamas resplandecentes criando um mar de fogo e dezenas de esferas suspensas numa encenação de pontos cintilantes com música sequenciada.

 

​Acerca da decoração dos jardins, Pippa Shirley, directora das Colecções e Jardins de Waddesdon, afirmou: “O Natal é uma época mágica em Waddesdon e, este ano, concentrámo-nos em aproveitar ao máximo a nossa paisagem e edifícios extraordinários para os visitantes desfrutarem ao ar livre, sem aglomeração. O Palácio parece um castelo de conto de fadas nos melhores momentos, e no Natal é verdadeiramente encantador. Estamos ansiosos para receber os visitantes para desfrutar da atmosfera única, brilho, glamour e diversão de Waddesdon nesta época tão festiva do ano”, embora não deixemos estar de luto com a morte da rainha Isabel II.

 

​Waddesdon Manor foi construído no final do século XIX pelo Barão Ferdinand de Rothschild no estilo de um castelo francês do início do século XVI, como um retiro de fim de semana, onde ele poderia receber amigos e familiares. O Barão Ferdinand foi um coleccionador inspirado e a casa foi projectada para mostrar a sua excepcional colecção de pinturas inglesas e francesas, móveis franceses do século XVIII, porcelanas de Sèvres e outras artes decorativas. Quando Ferdinand morreu em 1898,  deixou Waddesdon para a sua irmã, Alice. Após a sua morte, a casa passou para um primo francês, James de Rothschild, que herdou uma parte substancial da grande colecção do seu pai, o Barão Edmond. Em 1957, para garantir o seu futuro perpétuo, Waddesdon foi legado ao National Trust. A família Rothschild continua a administrar Waddesdon em nome do National Trust por meio da Rothschild Foundation sob a presidência de Lord Rothschild.

 

Sabemos que os tempos não correm de feição para grandes deslocações, mas consideramos que esta exposição natalícia é uma grande oportunidade para quem gosta de aprender e encher a sua alma das maravilhas que os artistas foram criando ao longo dos séculos.

 

Theresa Bêco de Lobo

bottom of page