Alguns elementos do Júri, professores e concorrentes do concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

Alguns elementos do Júri do concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

Professora Doutora Theresa Lobo (IADE-UE), como um elemento do Júri do concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

Professora Doutora Magdalena Płonka, Diretora da MSKPU, como um elemento do Júri do concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

A aluna Monika Łuczak com o seu modelo sustentável no concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

O modelo sustentável da aluna Monika Łuczak no concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

O modelo sustentável da aluna Monika Łuczak no concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

A aluna vencedora Ewelina Szymańska com o seu modelo sustentável no concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

O modelo sustentável da aluna vencedora Ewelina Szymańska no concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

O modelo sustentável da aluna vencedora Ewelina Szymańska no concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

Modelo sustentável da aluna Mag. Dylewska no concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

O modelo sustentável da aluna Liliana Guzik no concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

O modelo sustentável da aluna Liliana Guzik no concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

O modelo sustentável da aluna Liliana Guzik no concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

O modelo sustentável da aluna Liliana Guzik no concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

A Professora Doutora Magdalena Płonka, Directora da MSKPU, como um elemento do Júri a dar um Diploma a Aleksandra Klekot no concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

A Professora Doutora Magdalena Płonka, Directora da MSKPU, como um elemento do Júri com a aluna vencedora Ewelina Szymańska com o prémio no concurso RFA (2020), em Varsóvia. Responsible Fashion Awards © MSKPU, Varsóvia, 2021.

Moda Varsóvia I Os entusiastas da sustentabilidade

Com a tendência da sustentabilidade a ganhar relevância na sociedade actual, é de  esperar um crescimento das manifestações culturais associadas. Como tal, pelo segundo ano, no início de Março de 2021, a Escola Internacional de Design de Moda MSKPU foi responsável pela organização do segundo evento de moda Sustentável da Polónia: o “Responsible Fashion Awards (RFA).”

 

O RFA foi o primeiro concurso, na Polónia, com foco no desenvolvimento ético e ecológico de produtos de moda para jovens designers e entusiastas da sustentabilidade. Foi idealizado pela escola MSKPU, a única no país que adopta práticas e ensina CSR – “Corporate Social Responsibility”, um modelo de gestão de marcas que contribui para que as empresas se tornem relevantes e tenham um impacto positivo a nível económico, social e ambiental.

 

“O objetivo do concurso é, principalmente, promover a moda sustentável e soluções sustentáveis, tanto tecnológicas como estéticas. Através do concurso, queremos também promover jovens designers que sejam empáticos, sensíveis e comprometidos com o conceito de moda responsável "- disse a Professora Doutora Magdalena Płonka, diretora de MSKPU e conferencista de CSR. 

 

O evento procurou reunir um conjunto de especialistas em moda e sustentabilidade que avaliaram, em formato de desfile, os candidatos com as colecções mais relevantes que abraçaram a temática de forma mais proeminente, tanto na idealização como na concepção das peças. 

 

Os membros estrangeiros do Júri não puderam comparecer pessoalmente ao evento, mas conectaram-se com Varsóvia através do website, graças ao qual puderam ver os projetos dos participantes deste ano, fazer perguntas e escolher o melhor projecto. 

 

Entre os especialistas envolvidos, muito contribuíram com uma visão criativa e crítica sobre a moda na actualidade. Estiveram presentes: Ola Bąkowska (gerente de projeto de têxteis circulares na Circle Economy), Magdalena Floryszczyk (conferencista MSKPU, marca LABO), Wiktoria Frankowska (graduada em MSKPU, vencedora da 1ª edição da RFA), Dobrosława Gogłoza (chefe de estratégia at All Hands Agency), Bram Jespers (Professor The Royal Academy of Fine Arts Ghent), Katarzyna Szpicmacher i Aleksandra Kantor (BIO2materials), Martyna Kozłowska (coordenador da campanha anti-peles da Fundação Viva), Theresa Lobo, a nossa colaboradora (Professora de Moda no IADE –UE Lisboa), Anna Miazga (Especialista e Inovadora em Desenvolvimento Sustentável na Moda), Giovanni Otonello (Professor de Design IED Milano), Piret Puppart (Professor KA- Academia Estónia de Belas Artes), Dra. Magdalena Płonka (Diretora MSKPU e Professora CSR), Anna Sołtys (Diretora do Escritório de Produto Reservado), Ricardo Terzo (Vogue Italia) e Michał Zaczyński (Jornalista, crítico de moda) escolheram a vencedora após longas deliberações.

Através dos “feedbacks” de todos os envolvidos, os alunos puderam perceber o papel da sustentabilidade no sector e imaginar novos paradigmas para o futuro da moda. 

A Professora Theresa Lobo, docente no Mestrado em Design e Branding de Moda, no Mestrado em Design e Branding de Moda, no IADE – Universidade Europeia, ressaltou o papel cultural da moda para um entendimento das mentalidades e revelou considerar muito importante a ligação entre a criatividade e o desenvolvimento de novos tecidos sustentáveis, que devem incorporar a beleza subtil que as peças de vestuário exigem.

 

Ewelina Szymańska foi premiada com o título de melhor designer entre os 10 concorrentes. “A inspiração do meu projeto foi a nostalgia, um sentimento que a maioria de nós, sente hoje.” afirmou Ewelina, a vencedora do RFA, recebeu um prémio em dinheiro, a oportunidade de participar no curso de Sustentabilidade e Responsabilidade na Moda, um ano de bolsa para estudar na MSKPU e a oportunidade de apresentar as colecções completas no MSKPU Diploma Show 2021 e tecidos ecológicos da LPP para a criação da coleção.

 

As imagens do evento e das peças dos concorrentes podem ser visitadas na página oficial do acontecimento e na galeria abaixo.

 

Na esperança de que na próxima temporada a Moda de Escola de Varsóvia continue a dar esperança e sucesso aos seus alunos, Moda & Moda, a revista portuguesa que foi fundada em 1984, em Portugal, tem muito gosto em manifestar o seu entusiasmo com todos vós.

 

Theresa Bêco de Lobo