A ceia de Natal é única. Repete-se todos os anos e é sempre um momento mágico que se repete exigindo uma atenção particular. Tempo de amor e carinho, de união e paz, o nascimento de Cristo simboliza o que de mais puro o Homem pode sentir. Reunida à volta de uma mesa, a família celebra essa data de esperança e alegria. A pensar nisso este ano, doze designers americanos foram desafiados para criar composições audaciosas para leiloar, conseguindo assim as mais fabulosas mesas de Natal.

Os Bloomingdales em conjunto com o “Design Industries Foundation Fighting AIDS” (DIFFA)escolheram os melhores designers de interiores do país e juntamente com as marcas preferidas do Bloomingdales, uniram-se à DIFFA para criar 12 extraordinárias e arrojadas decorações de mesas para serem leiloadas em benefício da DIFFA. O leilão realiza-se nos Meses de Novembro e de Dezembro.

Estas composições com requinte, o bom gosto e arrojo que a ocasião merece, transporta-nos para a decoração do espírito de uma época festiva. São as suas sugestões mais belas que a Moda & Moda lhe oferece. Ideias para repetir, fantasias para recriar numa noite que em cada lar se transforma num pequeno recanto de magia.  

 

Deste modo, foram concebidas composições artísticas realizadas por designers célebres de criatividade exemplar que, como quaisquer outras criações, possuem a assinatura de grandes mestres. São verdadeiras prendas de Natal.

Estas composições são extravagantes, muito ousadas, e ao mesmo tempo requintadas. A arte de “servi-las” tem, naturalmente, a assinatura de designers americanos. A cada ambiente preside uma inspiração, rara, como as mesas do Bloomingdales: “O Design da Mesa por Elaine Griffin”, “Design da Mesa por Kim Seybert”, “O Design da Mesa por Drake/Anderson”, “O Design da Mesa por Dufner Heighes”, “O Design da Mesa por Daun Curry”, “O Design da Mesa por Karim Rashid”, “O Design da Mesa por Ghislaine Viñas”, até ao ambiente mais exótico, como “O Design da Mesa por Hariri & Hariri”.   

 

Por exemplo, Elaine Griffin iniciou a sua carreira de design no escritório de Manhattan do arquitecto Peter Marino, após uma carreira de nove anos como publicista em Nova Iorque e Paris, abriu oficialmente o seu escritório em 1999. Elaine destacou-se como uma das designers mais célebres da América.

O “Design da Mesa por Elaine Griffin”, apresenta um cenário de um ambiente rústico de Natal. A toalha é em feltro cinza, onde estão dispostos individuais em vime com a forma oval e porcelanas “Juliska Forest Walk”, copos “Juliska Heritage” e o talher em bamboo “Juliska Natural Bamboo”. O centro de mesa apresenta uma jarra em vidro “Juliska Amalia” com Flores de Outono e penas de faisões, criando assim um verdadeiro ambiente de Natal.

 

Kim Seybert, a "Rainha das Contas", introduziu a sua linha distinta de acessórios de casa e de moda inovadores no início de 1997. Desde então, os seus desenhos coloridos, inspirados na moda e altamente sofisticados decoraram as mesas dos mais selectivos peritos de interiores.

O “Design da Mesa por Kim Seybert”, com o seu design vermelho, dourado e branco, altamente sofisticado decorou esta mesa. É uma celebração vibrante das festividades desta época. Este ambiente é uma ocasião única com individuais vermelhos, “KIM SEYBERT Confetti Placemat”, criação da designer KIM SEYBERT, porcelana “JULISKA Country Estate Winter Frolic Ruby” e toalhas, guardanapos brancos. Talher em prata, “CHRISTOFLE Jardin D'Eden”. Copos e castiçais Baccarat, que iluminam a mesa numa perfeita resplandecência, decorada com arranjos de flores vermelha.

 

O ecletismo dinâmico de Drake/Anderson é a marca da empresa sediada em Nova Iorque, cujo trabalho apresenta um equilíbrio perfeito entre a intemporalidade e a actualidade. Os ambientes resultantes são convidativos, encantadores e, acima de tudo repletos de chique.

 

O “Design da Mesa por Drake/Anderson”. O centro apresenta um arranjo com ramos e flores douradas. Para além do centro, a mesa é composta por uma toalha em xadrez com tons rosa, bordeaux, ocre e branco, onde se evidenciam para além das porcelanas “Wedgwood Vera Wang Jardin”, os cristais” Wedgwood Vera Wang Bande”, uma jarra cor âmbar,” Lalique Tourbillons”, uma garrafa “Lalique Merlot e o talher “Christofle Albi”. O designer nesta mesa conseguiu obter uma composição muito romântica.

 

O designer Dufner Heighes cria residências intemporais para uma clientela cosmopolita sofisticada. Os seus luxuosos designs modernos misturam proporções subtis com uma paleta de cor neutra, com elementos decorativos, como árvores e animais em vidro.

O “Design da Mesa por Dufner Heighes” apresenta uma decoração campestre, evidenciando um centro composto com várias árvores com tamanhos diferentes e mochos em vidro, “Iittala Long eared”. O serviço de jantar em porcelana “Iittala Taika”é muito discreto mostrando um desenho muito delicado, os talheres são “Iittala Artik”. Destaque também para os vidros “Iittala Kastehelmi”, a toalha e os guardanapos em azul turquesa,  dão um certo encanto a esta composição.

 

Daun Curry desde que iniciou a sua firma em 2009, os seus projectos de interiores abrangeram os Estados Unidos da América, cada um deles expondo uma narrativa rica em camadas e nuances e ilustrando uma exploração invulgarmente astuta da forma e da função.

“O Design da Mesa por Daun Curry”, é uma decoração romântica, com uma toalha branca, Matouk Lucerne, com inviduais prateados, Joanna Buchanan e um centro com flores de cores variadas desde rosa, azul-claro e tijolo, “Custom East Olivia Florals”. Sobre a toalha estão ainda dispostas porcelanas “Lenox Vintage Jewel”, e talher dourado “Lenox Portola”. A designer combinou o pormenor harmonioso das flores com os vários elementos decorativos, que compõem a mesa.

 

Karim Rashid é um dos designers mais prolíficos da sua geração. Produziu mais de 4000 designs, recebeu mais de 400 prémios, e actuou em mais de 35 países, que atestam a lenda do design de Karim.

O “Design da Mesa por Karim Rashid”. A decoração do centro apresenta um candelabro, “Nambe Cortina” com velas vermelhas e duas jarras brancas “Vietri Conic Vase” com flores secas brancas, rosa e vermelhas. A porcelana  do serviço de mesa é branca  Vietri, o talher “Christofle L'Ame” e os copos “Waterford Elegance Optic Cabernet Sauvignon Glass”. Esta mesa é composta por um napperon em rede vermelha. O designer combinou o pormenor harmonioso do candelabro com os vários elementos decorativos, como as duas jarras de flores criando deste modo, uma composição vanguardista.

 

“O Design da Mesa por Ghislaine Viñas”

Ghislaine Viñas é uma visionária radical cuja fama deriva do seu estúdio premiado, design de interiores internacional, design de produtos e direcção criativa.

No “ Design da Mesa por Ghislaine Viñas”, a designer propõe uma mesa num estilo ecléctico e humorístico, onde se evidenciam a toalha de cor preta, “Sferra Festival” e o centro é composto por árvores de Natal e bonecos colocados dentro de redomas, a decoração é exuberante num ambiente em festa com caixas em porcelana às riscas pretas e brancas e ainda bolas brancas em fundo preto. As porcelanas do serviço são brancas, Wedgwood Vera Wang Grosgrain. Os copos “Waterford Mixology Circon Coupe” e o talher “Hampton Forge” expressam este eclectismo. Esta mesa representa uma mistura de objectos variados reforçando a elegância exótica e apelando ao maravilhoso mundo da fantasia.

 

Hariri & Hariri Architecture D.P.C., é uma empresa de arquitectura e design multidisciplinar sediada em Nova Iorque, fundada em 1986 pelas irmãs iranianas Gisue Hariri & Mojgan Hariri e educadas na Cornell. Hoje em dia, são famosas, como duas das mulheres mais realizadas na arquitectura e no design americano.

 “O Design da Mesa por Hariri & Hariri”, é um cenário de uma paisagem com relva artificial com maçãs e limões espalhados por toda a mesa e ainda com duas árvores de Natal brancas iluminadas. Sobre a relva estão dispostas porcelanas brancas, “Michael Wainwright Truro Origin”, os guardanapos estampados, “Matouk Citrus”, taças de vidro verde, “William Yeoward Fan”. O ambiente desta mesa é inspirado na natureza com relva, maçãs e limões, expondo deste modo uma imagem ecológica.

 

As mesas do Bloomingdales são um exemplo de poesia e contemporaneidade americana. Aliás, a quadra de Natal está profundamente marcada no espírito dos Estados Unidos da América.

É talvez ao espírito luminoso americano e ao seu respeito pela tradição que se deve o “must” do Natal, as mesas vanguardistas e a eloquente beleza dessas composições expostas.   

Entre as propostas clássicas, outras mais arrojadas, ou sugestões coloridas e até mesmo divertidas, épocas que fizeram história, qualquer das mesas de Natal do Bloomingdales tem um encanto especial, que pode ser descoberto também por si.

Força! Mãos à obra. O Natal está achegar. A sua mesa pode ser maravilhosa.

 

Theresa Bêco de Lobo

Mesas de Natal I Fazer da Festa mais Festa

O Design da Mesa por Elaine Griffin Cortesia Bloomingdales

O Design da Mesa por Elaine Griffin Cortesia Bloomingdales

Elaine Griffin. Cortesia Bloomingdales

O Design da Mesa por Kim Seybert Cortesia Bloomingdales

O Design da Mesa por Kim Seybert Cortesia Bloomingdales

Kim Seybert Cortesia Bloomingdales

O Design da Mesa por Drake/Anderson Cortesia Bloomingdales

O Design da Mesa por Drake/Anderson Cortesia Bloomingdales

Drake/Anderson Cortesia Bloomingdales

O Design da Mesa por Dufner Heighes Cortesia Bloomingdales

O Design da Mesa por Dufner Heighes Cortesia Bloomingdales

Dufner Heighes Cortesia Bloomingdales

O Design da Mesa por Daun Curry Cortesia Bloomingdales

O Design da Mesa por Daun Curry Cortesia Bloomingdales

Daun Curry Cortesia Bloomingdales

O Design da Mesa por Karim Rashid Cortesia Bloomingdales

O Design da Mesa por Karim Rashid Cortesia Bloomingdales

Karim Rashid Cortesia Bloomingdales

O Design da Mesa por Ghislaine Viñas Cortesia Bloomingdales

O Design da Mesa por Ghislaine Viñas Cortesia Bloomingdales

Ghislaine Viñas Cortesia Bloomingdales

O Design da Mesa por Hariri & Hariri Cortesia Bloomingdales

O Design da Mesa por Hariri & Hariri Cortesia Bloomingdales

Hariri & Hariri Cortesia Bloomingdales