top of page

MET GALA 2023 I Karl Lagerfeld - Uma Linha de Beleza

A revista Moda & Moda todos os anos em Maio, está presente no MET GALA, um dos acontecimentos importantes num dos museus mais notáveis do mundo, onde esta instituição de arte se transforma numa noite de chuva de estrelas. O Baile de Gala Anual do Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, um dos eventos com mais sucesso no Mundo da Moda, reúne Celebridades, Estrelas de Hollywood, Jornalistas e Estilistas, num cenário de glamour e brilho, que marca a inauguração de uma mostra de moda. Este ano o tema da exposição foi Karl Lagerfeld.
 

Este evento é presidido por Anna Wintour, editora-chefe da Vogue na América. A festa destaca-se pelos vestidos extravagantes que as celebridades usam, como se fosse uma passagem de modelos. Nesta gala, só se regista a Elegância, o Charme e a Sensualidade Estonteante das Estrelas.

 

O Met Gala é um dos eventos mais prestigiados da indústria de Moda. Todos os convidados são aprovados, pessoalmente, por Anna Wintour, directora da versão norte-americana da Vogue. Modelos, designers e celebridades preparam-se minuciosamente para esta noite. Tem funcionado assim nas duas últimas décadas e promete continuar por mais alguns anos. 

Na passadeira vermelha do evento há presenças assíduas, entre elas Gisele Bündchen, Naomi Campbell, Nicole Kidman, Blake Lively ou Kim Kardashian. Não há quem fique indiferente aos coordenados que escolhem, fazendo deles o alvo da noite: tudo é escrutinado até ao mais ínfimo pormenor. Afinal, é a Moda que reina nesta passadeira vermelha. 

Este evento, à parte do glamour vivido, é uma angariação de fundos para o Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque. É uma gala tão exclusiva que os bilhetes chegam a custar cerca de 40 mil dólares para aqueles que não foram convidados. Antes de receber o nome pelo qual hoje a conhecemos, a Met Gala era conhecida como The Costume Institute Gala e é nesta festa que se revela a exposição anual do museu. 

As actrizes Penélope Cruz e Michaela Coel, a cantora Dua Lipa e o tenista Roger Federer são os anfitriões do Met Gala 2023, ao lado da editora-chefe da "Vogue" americana, Anna Wintour.

Além de Anna Wintour, Penélope Cruz, Dua Lipa e Roger Federer foram as três personalidades escolhidas para fazerem parte da comitiva de honra da Met Gala, que em anos anteriores contou com Taylor Swift, Gisele Bündchen e Idris Elba.

 

A exposição “Karl Lagerfeld/Uma Linha de Beleza” está patente de 5 de Maio a 16 de Julho de 2023, no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque.

Andrew Bolton, curador responsável do The Costume Institute, afirmou: "A exposição irá explorar a complexa metodologia de trabalho de Lagerfeld, traçando a evolução das suas modas da bidimensionalidade para a tridimensionalidade. As linhas fluidas dos seus esboços encontraram expressão em temas recorrentes nas suas modas, unindo os seus desenhos para a Chanel, Chloé, Fendi, a sua marca epónima, Karl Lagerfeld, e Patou, criando um corpo de trabalho diversificado e prolífico sem paralelo na história da moda".

A passadeira vermelha mais cobiçada do mundo da Moda recebe convidados que lutam pelo título de mais bem vestidos da noite e trazem os melhores looks inspirados em Karl Lagerfeld. Os modelos deste ano eram extremamente elegantes e cheios de glamour, especialmente das estrelas de Hollywoood.

Este ano todas as atenções estavam concentradas no dia 1 de Maio no MET Gala 2023, em Nova Iorque, um dos momentos mais aguardados do ano no Costume Institute do Metropolitan Museum of Art.

Dezenas de celebridades pisaram a passadeira vermelha que antecede a gala anual do museu de Nova Iorquino, como Rihanna, Kim Kardashian West, Nicole Kidman, Jennifer Lopez, Donatella Versace e as irmãs Hadid. Desfile com mais elegância do que este não há, nem mesmo quando o tema é a Karl Lagerfeld. 

O Met Gala

O Met Gala foi criado em 1948 como uma forma de angariar fundos para o recém-fundado Costume Institute no Metropolitan Museum of Art e marcar a abertura de sua exposição anual.

A primeira gala foi um jantar realizado à meia-noite e os ingressos custaram cerca de cinquenta dólares cada. Baseado no legado deixado pela ex-editora-chefe da Vogue, Diana Vreeland como “consultora especial” do Costume Institute, desde 1973, o Met Gala tornou-se conhecido como um evento de luxo e sucesso do público e é considerado “a jóia da coroa social da cidade de Nova Iorque.”

O Met Gala é amplamente considerado como um dos eventos sociais mais importantes e exclusivos do mundo. É também uma das maiores noites de angariação de fundos da cidade de Nova Iorque. É também é uma das fontes mais notáveis ​​de financiamento para o Instituto.

Pode-se recordar que o evento foi realizado pela primeira vez em 1995 com o objectivo de angariar fundos para o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art.

A mostra com inauguração marcada para dia 5 de Maio, é a maior exposição de sempre do Metropolitan Museum of Art e, como manda a tradição, foi ela a ditar o tema da edição de 2023 da gala. 

O MET Gala 2023 é uma festa quase como um Super Bowl da moda ou a cerimónia de óscares que consegue reunir numa passadeira vermelha algumas das celebridades mais icónicas, de áreas como o cinema e a moda.

O evento apresenta um código de vestuário diferente em cada ano e, por isso, os convidados devem vestir-se de acordo com o tema do evento e eram inúmeros os modelos, muitas celebridades, um show de cores, elegância e glamour.

 

A gala do Metropolitan Museum de Nova Iorque – que anualmente reúne na primeira segunda-feira de maio dezenas de celebridades – dá sempre que falar! Com uma temática concreta, há quem lhe chame Óscares da Moda, e quem nela participa segue geralmente o tema estabelecido, deslumbrando ou chocando, com as maiores excentricidades possíveis. 

Este ano, o evento anual celebrou a exposição "Karl Lagerfeld: Uma Linha de Beleza". A gala homenageou o legado de Lagerfeld - o falecido designer que dirigiu casas de moda como a Chanel, a Fendi e a sua própria linha epónima - e angariou fundos para o Costume Institute do Met.

Tão importante como a exposição é, obviamente, o espectáculo da passadeira vermelha repleta de estrelas que teve lugar enquanto os convidados subiam os famosos degraus do Met. Afinal de contas, a Met Gala - frequentemente apelidada de "Super Bowl da moda" - criou alguns dos mais memoráveis looks de passadeira vermelha de celebridades da última década. Este ano, foi pedido aos participantes da lista que se vestissem "em honra de Karl" - o que significa que vimos alguns conjuntos personalizados que prestavam homenagem às assinaturas de design de Lagerfeld, incluindo os seus tweeds Chanel e o seu próprio uniforme a preto e branco.

Quase vinte anos depois, e sem surpresas, o vestido Chanel de Nicole Kidman continua a assentar-lhe na perfeição. Este modelo Chanel que usou na campanha do perfume Chanel Nº5, em 2004. A actriz contou a La Anthony, durante a entrevista na passadeira vermelha, que o vestido é “muito leve e é incrivelmente confortável, mas é tudo feito à mão. É Alta-Costura e é assim que deve ser."

Todos os anos é o mesmo: ficamos, até ao último segundo, na expectativa de saber se iremos ou não ver Rihanna na Met Gala. Desta vez, a cantora apareceu já no final da passadeira vermelha, mas, como sempre, veio mostrar que a espera compensou, surgindo num espectacular vestido branco Valentino. Durante a subida pela escadaria, Rihanna retirou a capa coberta de camélias, para revelar um vestido que acentua a sua silhueta de grávida, já que a artista está à espera do segundo filho.

Exposição Lagerfeld: Uma Linha de Beleza.

A exposição destaca a metodologia do trabalho de Lagerfeld, centrando-se no vocabulário estilístico do falecido designer, tal como foi expresso através de linhas - temas estéticos e conceptuais que aparecem repetidamente nos seus modelos desde os anos 50 até à sua última colecção em 2019. Mais de 150 peças de vestuário estão em exposição e os esboços de Lagerfeld acompanham a maioria das peças, sublinhando o seu complexo processo criativo e as relações de colaboração com os seus primeiros trabalhos. 

A exposição está patente de 5 de Maio a 16 de Julho de 2023, é a maior exposição de sempre do Metropolitan Museum of Art,  foi este evento a ditar o tema da edição de 2023 da gala.