Mar-a-Lago I A Casa de Verão de Marjorie Post 

Portão da Entrada Principal (Actual) da MAR-A-LAGO Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Vista da Casa e dos Jardins Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Vista da Casa e dos Jardins Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Vista da Casa e dos Jardins Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Vista de uma das Entradas da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Entrada da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Um dos Pormenores da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Pormenor da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Pormenor da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Pormenor de uma das Fontes nos Jardins. Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Pormenor de uma das Entradas da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Pormenor de uma das Entradas da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Pormenor de um dos Interiores da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Pormenor de um dos Pátios da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Pormenor de uma das Entradas da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Pormenor de um dos Interiores da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Pormenor de um dos Interiores da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Pormenor de uma das Salas da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Pormenor de uma das Salas da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Pormenor de uma das Salas da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Pormenor da Sala de Jantar Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Pormenor de uma das Salas da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Pormenor de um dos Quartos da Casa Cortesia, Historical Society of Palm Beach County

Mar-A-Lago antiga residência de Marjorie Post, actualmente é património do Palm Beach Club do multimilionário Donald J. Trump. Projectada pelos arquitectos, Marion Sims Wyeth e Joseph Urban, a sua construção foi iniciada em 1923. Mar-A-Lago, o sofisticado “Palácio de Verão” de Marjorie Merriwether Post, filha e herdeira da Postum Cereal Company, uma empresa de produtos alimentares, que viajava frequentemente durante o ano entre as suas casas, Mar-A-Lago em Palm Beach, Hillwood em Washington D.C., Camp Topridge no estado de Nova Iorque e o Apartamento em Manhattan.

 

A casa museu Hillwood em Washington D.C., reúne uma das maiores colecções de arte francesa dos séculos XVIII e XIX e da Rússia Imperial, que já foi notícia na “Moda e Moda” Nºs 18 e 71.

 

Mar-A-Lago está situada num dos locais mais belos do estado da Florida, Palm Beach, entre o Oceano Atlântico e o Lago Worth. A mansão foi inaugurada oficialmente em Janeiro de 1927, depois de quatro anos de construção, com uma recepção espectacular, lembrando os filmes de Hollywood da época.

 

Este património representava o grande sonho de Marjorie Post, pois era um local que a atraía, e tinha todo o esplendor da decoração das salas de visitas inspiradas nos palácios venezianos, que pareciam cenários dos espectáculos de Ziegfeld Follies na Broadway, criados por Joseph Urban.

 

Para Marjorie, Palm Beach seria um lugar de eleição para os seus tempos de lazer, para além de Newport, onde viviam os Vanderbilt, esta região nos Anos 20, seria também um local muito procurado pelos milionários americanos e pelas famílias nobres da Europa. Marjorie Post procurou durante vários anos um sítio em Palm Beach, que fosse localizado principalmente entre o Oceano Atlântico e o Lago Worth.

 

Durante os Anos 20, esta região, não era mais do que mato e pântanos, um local de difícil acesso para construir uma casa. Majorie Post acompanhada de um vendedor de imóveis, visitou o sítio debaixo de um mato terrível, como fosse uma selva impenetrável e o resultado desta pesquisa foi a construção da sua Mar-A-Lago. A belíssima mansão foi construída no meio de um relvado perfeitamente ajardinado de vinte acres. Na zona sudoeste do jardim, surgia um passeio empedrado que se dirigia a um túnel por debaixo do South Ocean Boulevard, um acesso privado à praia Beach Club. O local onde se situa Mar-A-Lago, é considerado actualmente, um dos lugares espectaculares da Florida. A casa de dois andares com a forma alongada e com uma torre abobadada com setenta e cinco pés de altura, beneficia de uma vista panorâmica para o Lago Worth e para o Oceano Atlântico. Para decorar as paredes exteriores da casa, assim como os arcos e alguns dos pormenores arquitectónicos do interior, foi utilizada pedra Dorian importada de Génova, Itália. Esta pedra foi escolhida pelo facto de ter a qualidade de envelhecer rapidamente e também pela sua adaptação a uma escultura muito elaborada. Podem-se admirar formas de pequenas conchas, fósseis e animais esculpidos nesta pedra. Um dos elementos decorativos, que fazem parte da Mar-A-Lago é o notável conjunto de azulejos espanhóis antigos. Majorie Post adquiriu aproximadamente trinta e seis mil peças que tinham sido coleccionados por Horace Havermeyer em 1800. Entre os azulejos mais antigos, destacam-se os do século XV com influências mouriscas.

 

Marjorie quis que os arquitectos introduzissem nesta casa de vários estilos antigos, como o veneziano, o espanhol e o português. Para a primeira fase do projecto contactou Marion Wyeth, um célebre arquitecto em Palm Beach. Para concretizar os seus sonhos , escolheu Joseph Urban, uma vez, que tinha sido o arquitecto do Imperador Franz Joseph e de Khedive do Egipto, vindo de Viena para projectar os detalhes mais elaborados. Urban escolheu, então, os escultores, como o Professor Franz Barwig e o seu filho, que trabalharam na Mar-A-Lago durante quase três anos a criarem esculturas extraordinárias. Ainda estão conservados os moldes dos papagaios, macacos e outros motivos que fazem parte da decoração do edifício.

 

Marion S. Wyeth, nasceu em Nova Iorque e formou-se na Universidade de Princeton em 1910 e na École des Beaux Arts, em Paris, projectou uma série de casas edifícios institucionais em Palm Beach de 1919 até 1975, ano em que se aposentou. Para a Mar-A-Lago só desenhou os projectos da casa e dos jardins. Joseph Urban concluiu o projecto iniciado por Wyeth e criou as decorações extravagantes dos interiores. Urban nasceu em Viena, Áustria, estudou arquitectura e especializou-se em cenários de teatro. Emigrou para os Estados Unidos em 1912, tornando-se então o director de arte da Boston Opera House. Dois anos depois mudou-se para Nova Iorque, onde projectou as produções espectaculares para as Ziegfeld Follies na Broadway e a Metropolitan Opera. A maior parte do trabalho arquitectónico de Urban nos Estados Unidos perdeu-se, com a excepção dos projectos da Mar-A-Lago em Palm Beach, da New School e da Hearst Tower na cidade de Nova Iorque.

 

A Mar-A-Lago, frequentemente intitulada “a Jóia de Palm Beach”, com cento e dezoito divisões tinha cerca de vinte acres de magníficos relvados, estufas de plantas exóticas, um campo de golfe com nove buracos e um túnel privado onde a dona da casa e os seus convidados tinham acesso à praia e a um campo de ténis.

 

Majorie Poste em 1927, mudou-se para a Mar-A-Lago com o seu segundo marido, E.F. Hutton. Juntos viveram num estilo exuberante, dando festas espectaculares, bailes de gala, chás, representações de teatro e recitais.

 

A sala de jantar era notável. Aí Majorie, sentava trinta pessoas à mesa com grande requinte, onde eram dispostos vinte e três serviços de porcelana diferentes e cerca de quatro mil peças de prata, que pertenceu ao Palácio de Chigi em Roma. Outros aposentos apresentavam vários estilos, desde veneziano ao espanhol. O exterior, em estilo de Hispano-Mourisco, apresentam uma enorme selecção de azulejos espanhóis. As varandas e as grades de algumas janelas são de ferro forjado.

 

Praticamente todos os materiais utilizados foram adquiridos localmente, como o ferro forjado de Palm Beach Ocidental e a madeira de ciprestes velhos, boa para portas e vigas foi comprada localmente. As únicas excepções são a pedra Dorian, os azulejos espanhóis e cerca dos vinte mil azulejos cubanos que decoram a moldura da parte superior das paredes exteriores da casa e ainda os dois mil pés quadrados de mármore branco e preto de um velho castelo cubano que foi usado para o chão da sala de jantar.

 

Em Janeiro de 1969, o Departamento do Interior designou este património, como “The Mar-a-Lago National Historic Site”. A mansão foi registada no National Register of Historic Places, em 1972 pelo Congresso dos Estados Unidos da América. Após a morte de Majorie Post em 1973, a Mar-a-Lago foi doada ao governo norte-americano para residência oficial dos presidentes e dos seus convidados. Dez anos mais tarde, devido a problemas de manutenção e segurança, o governo devolveu este património à Fundação Post, porque mantê-lo custava mais de um milhão de dollars por ano. Em 1985, Donald J. Trump comprou a Mar-a-Lago à Fundação de Post e utilizou esta casa, como residência privada até 1995.

 

Ao contrário das expectativas de muitos dos residentes de Palm Beach, Trump não tornou a Mar-A-Lago num casino, nem subdividiu a propriedade em apartamentos. Simplesmente restabeleceu o esplendor como Marjorie Merriwether Post pretendeu na sua época. Acerca desta mansão, Trump afirmava o seguinte, "Algumas pessoas coleccionam obras de arte... Prefiro reunir casas fantásticas."

 

Em Abril de 1995, a casa de Marjorie passou a chamar-se Mar-A-Lago Club, oferecendo aos seus sócios uma vida de luxo e de tranquilidade. Está inscrita no National Register of Historic Places. É um dos patrimónios de Palm Beach, em que o edifício da casa e os jardins mantêm a sua concepção original.

 

Com o apoio e a protecção do National Trust for Historic Preservation, o Mar-A-Lago Club tem realizado obras de conservação e restauro, tornando-o numa unidade hoteleira de cinco estrelas.

 

Agora o edifício do Mar-A-Lago Club, mantém as cento e dezoito divisões de origem, com a área de 110.000 pés quadrados (10.219 m²). A própria casa tem 62,000 pés quadrados (5.636 m²). Depois de adquirir a mansão em 1985, Trump manteve o seu estado original, com os cinquenta e oito quartos, as trinta e três casas de banho, a mesa de casa de jantar em mármore sólido com 29 pés de comprimento, as doze lareiras. Mais tarde foram realizadas ampliações e renovações. Desde então, está incluída a recente construção de um salão de baile com vinte mil pés quadrados.

 

Para além dos restauros e ampliações, Donald J. Trump mandou construir uma piscina magnífica, um salão de beleza, um spa, cinco campos de ténis e um notável campo de criquet. Para além disso, foi modernizado o Salão de Baile Ouro & Branco, renovado o campo de golfe e construído um magnífico Beach Club, o melhor da Florida. As obras de Mar-A-Lago Club terminaram em 2005, com vinte mil pés quadrados, actualmente é a maior unidade hoteleira de Palm Beach. O exterior foi projectado num estilo mediterrânico. O Salão de Baile Ouro & Branco, apresenta um estilo Luís XIV com uma decoração muito elaborada em ouro e espelhos e foi cuidadosamente restaurado, tornando-se num dos melhores espaços do seu género no país.

 

A partir de 2005, o Mar-A-Lago Club tornou-se novamente o local do Baile Internacional da Cruz Vermelha. Fundado por Marjorie Post, tinha por tradição atrair altas personalidades do jet-set internacional, milionários e embaixadores pelo mundo fora em defesa da missão da Cruz Vermelha Americana.

 

O esplendor, o estilo e a elegância de Mar-A-Lago Club, torna este clube privado num dos mais bonitos e exclusivos do mundo e verdadeiramente imutável. Donald J. Trump investiu milhões de dólares restabelecendo e actualizando esta “Jóia de Palm Beach”, tornando-a num lugar luxuoso e calmo de diversão, juntando entretenimento e distinção num local paradisíaco e mundano.

 

Theresa Bêco de Lobo

FESTIVOS

Dia da Mãe

Natal

Páscoa

Dia do Pai

Santo António

ARTE

Exposições

Museus

Colecções

História

Notícias

MODA

Alta Costura

Prêt a Porter

Tendências

Acessórios

Notícias

BELEZA

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

NOTÍCIAS

Perfumes

Tratamento

Novidades

Looks

Cabelos

  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon