Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi

Fendi no Universo da Alta Costura

Não sabemos se foi a morte de Karl Lagerfeld ou se os novos proprietários da Fendi decidiram renovar o estilo da velha marca italiana de grande prestígio que esteve muitos anos dirigida pelas cinco irmãs Fendi, filhas da fundadora da marca. O certo é que a Fendi seguiu os passos da sua fundadora e agora Kim Jones acabou com o Pronto-a-Vestir e criou uma excelente colecção de Alta-Costura para a célebre marca italiana que há muito tempo contava com a colaboração do saudoso Karl Lagerfeld, o rei da casa, em cujo trono esteve sentado 54 anos.

É certo que a empresa Fendi é há nove anos propriedade do grupo LVHM de Bernard Arnault, mas nunca tínhamos visto a sua mulher Helène Mercier-Arnault tão entusiasmada com esta casa, aliás, bem como o próprio marido.

 

O inferno desta pandemia criada pelo COVID 19 limitou-nos a acção, as idas aos desfiles em directo acabaram e não tivemos outra solução a não ser  visionar os desfiles, através de filmes, como este da FENDI com as fotos das imagens do desfile filmado com muita arte.. Quem diria? E, mesmo assim, conseguir esta “faena”, já é preciso um golpe de sorte.

 

O costureiro, autor dos modelos que jamais tínhamos visto nas nossas dezenas de anos a assistir, bem sentadas, pertinho das passarelas,  de seu nome Kim Jones, merece nos nossos maiores elogios. Foi mesmo agradavelmente surpreendente. 

Filho de um hidrogeólogo que percorreu África e grande parte do mundo, conhece África  em pormenor e considera que isso o enriqueceu mas sente-se verdadeiramente inglês. Contudo, tal sentimento não constitui nenhuma problema, pois trabalhar com a italianíssima Fendi é uma questão de respeito. 

Fendi tem em si a história de cinco mulheres fortes e pioneiras. Agora Delfina, a filha de Silvia Venturini Fendi, segue as pisadas da mãe. Silvia pertence à nova geração e já está a criar os acessórios.

 

Eis um pequeno retrato de um mestre da costura que segue Lagerfeld e que além disso ainda é o responsável pela moda masculina da casa Dior.

 

Alguém escreveu que Kim Jones inscreveu a Fendi na hora inglesa. E não concordamos, porque o que o feito deste inglês resume-se a ter inscrito a Fendi no universo da Alta-Costura.

 

Marionela Gusmão