
Santiago Calatrava I O Escultor da Arquitectura
![]() Cidade das Artes e das Ciências em Valência, Espanha (1991-1996). Vista de Noite | ![]() Cidade das Artes e das Ciências em Valência, Espanha (1991-1996). | ![]() Cidade das Artes e das Ciências em Valência, Espanha (1991-1996). |
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![]() Cidade das Artes e das Ciências em Valência, Espanha (1991-1996) Vista de Noite. | ![]() Estação do Oriente, Parque das Nações, em Lisboa, Portugal (1993-1998). | ![]() Estação do Oriente, Parque das Nações, em Lisboa, Portugal (1993-1998). Pormenor da Estação. |
![]() Estação do Oriente, Parque das Nações, em Lisboa, Portugal (1993-1998.) Vista de Noite. | ![]() Milwaukee Art Museum em Wisconsin (1995-2001). O elemento arquitectónico mais interessante do projecto é a grande asa instalada sobre o edifício, que funciona como um “brise-soleil” para controlar a incidência da luz e do calor sobre o hall de entrada do edifício. Cortesia Milwaukee Art Museum em Wisconsin | ![]() Milwaukee Art Museum em Wisconsin (1995-2001). Pormenor do Hall de Entrada. Cortesia Milwaukee Art Museum em Wisconsin. |
![]() Milwaukee Art Museum em Wisconsin (1995-2001). Exterior do edifício. Cortesia Milwaukee Art Museum em Wisconsin. | ![]() Milwaukee Art Museum em Wisconsin (1995-2001). Pormenor do edificio. Cortesia Milwaukee Art Museum em Wisconsin. | ![]() Milwaukee Art Museum em Wisconsin (1995-2001) Edifício Exterior. Cortesia Milwaukee Art Museum em Wisconsin. |
![]() Milwaukee Art Museum em Wisconsin (1995-2001) Vista à noite. Cortesia Milwaukee Art Museum em Wisconsin | ![]() Centro de Transportes para o World Trade Center em Nova Iorque, (2003 – 2016). | ![]() Centro de Transportes para o World Trade Center em Nova Iorque, (2003 – 2016). |
![]() Centro de Transportes para o World Trade Center em Nova Iorque, (2003 – 2016). Pormenor de um dos Alçados.Vista nocturna. | ![]() Centro de Transportes para o World Trade Center em Nova Iorque, (2003 – 2016). Pormenor do Interior. | ![]() Centro de Transportes para o World Trade Center em Nova Iorque, (2003 – 2016). Pormenor do Interior da Cobertura |
![]() Exterior da Gare de Lyon-Saint-Exupéry França (1989-94). Edificio Exterior | ![]() Intérior da Gare de Lyon-Saint-Exupéry França (1989-94). Pormenor do Interior da Cobertura. | ![]() Museu do Amanhã, Rio Janeiro, 2015. Edifício Exterior Um dos objectivos da construção do Museu foi fortalecer a identidade cultural e internacional da cidade do Rio de Janeiro. |
![]() Museu do Amanhã, Rio Janeiro, 2015. Edifício Exterior | ![]() Museu do Amanhã, Rio Janeiro, 2015. Pormenor do Interior. | ![]() Museu do Amanhã, Rio Janeiro,2015. Pormenor do Interior. |
![]() Gare Liege,Guillemins-railway-station, Belgica, (1996 – 2009). Edificio Exterior. | ![]() Gare Liege Liege,Guillemins-railway-station, Belgica, (1996 – 2009). Pormenor do Interior. | ![]() “Turning-Torso”, Malmö, Suécia, (1999 – 2005). O Edificio gira 90 graus ao longo de nove secções pentagonais. O Edifício "Turning Torso" de Santiago Calatrava foi considerado o primeiro arranha-céus em espiral. É ainda em Malmö, a Torre mais Alta da Escandinávia. |
![]() Florida Polytechnic University,Lakeland, Florida, 2014. Edifício Exterior Vista de Noite. Projecto de Inovação, Ciência e Tecnologia o Florida Polytechnic University em Lakeland é um impressionante edifício escultural com estruturas de alumínio leve que reduzem o ganho solar em até 30%. E o mais impressionante é provavelmente o tecto robótico que se move e o interior que combina cimento armado com vidro e alumínio. | ![]() Exterior edifício do Florida Polytechnic University,Lakeland, Florida, 2014. | ![]() .”Florida Polytechnic University,Lakeland, Florida, 2014. Pormenor do Edifício Exterior. |
Moda & Moda apresenta pela segunda vez os projectos magníficos do arquitecto mundialmente reconhecido, Santiago Calatrava, que realizou algumas das estruturas mais espetaculares da nossa época. A última vez que apresentámos os trabalhos do arquitecto espanhol foi em 2006, através da exposição no Metropolitan Museum, em Nova Iorque, onde salientava o facto de que muitas das formas dos seus edifícios célebres resultaram diversas vezes das suas esculturas.
Incluindo o trabalho mais recente, o Centro de Transportes para o World Trade Center, em Nova Iorque, podem-se admirar cubos, asas e imagens de pássaro, ondas e estruturas com formas aerodinâmicas.
Além do trabalho arquitectónico, Calatrava dedica muito do seu tempo ao desenho e à escultura.
Acerca da última exposição, Philippe de Montebello,ex- director do Metropolitan Museum of Art, afirmou: "Foi uma satisfação, apresentar um trabalho tão completo de um arquitecto e artista, como Santiago Calatrava. Esse evento ofereceu-nos um olhar mais pormenorizado sobre a concepção arquitectónica tão criativa de Calatrava e ao mesmo tempo deu-nos a possibilidade de desvendarmos as ligações entre o artista e o arquitecto e como ele se inspira através de formas, de temas e de construção."
Santiago Calatrava
Santiago Calatrava nasceu em 1951 em Benimamet, perto de Valência, Espanha. Em 1968, matriculou-se na Escola Superior de Arquitectura em Valência, onde se licenciou em arquitectura e, posteriormente, frequentou um curso de pós-graduação em urbanismo. Em 1981, licenciou-se em engenharia civil no Instituto Politécnico Federal de Tecnologia em Zurique. No mesmo ano, Calatrava abriu o seu atelier em Zurique e, em 1989, inaugurou o seu estúdio em Paris.
Santiago Calatrava é membro de inúmeras associações e academias, tendo já recebido diversos prémios e condecorações. Foi galardoado com o doutoramento «honoris-causa» por sete vezes, em Espanha (Valência, Sevilha), Inglaterra (Edimburgo, Salford), Escócia (Glasgow), Holanda (Delft) e Estados Unidos (Milwakee).
As suas estruturas combinam, com rasgos de genialidade, a anatomia humana, a arte (escultura, pintura), a arquitectura e a engenharia, em torno da dinâmica do movimento, do equilíbrio e da tensão.
Pela sua obra tornou-se uma das figuras mais marcantes da arquitectura contemporânea.
Em 1983, Calatrava ganhou o primeiro projecto de arquitectura para a Estação de Caminho Ferro Stadelhofen em Zurique, onde criou um escritório. A reputação internacional deu-se em 1984, quando ganhou o concurso para projectar e construir a ponte Bach de Roda Bridge, encomendada por ocasião dos Jogos Olímpicos em Barcelona. Em 1991, Calatrava ganhou o concurso de arquitectura para completar a Catedral de Saint John the Divine em Nova Iorque, um projecto que ainda não foi realizado.
Outros grande projectos incluem o Terminal do Aeroporto de Lyon em França (1989-94); a Cidade das Artes e das Ciências em Valência, Espanha (1991-96); a expansão muito aclamada do Milwaukee Art Museum em Wisconsin (2001); o Auditório de Tenerife, Ilhas das Canárias (1991-2003); o Complexo Olímpico dos Desportos de Atenas, Grécia (2004) e o “Turning Torso II”, a torre residencial em Malmö, Suécia (Agosto de 2005).
Entre os recentes concursos, Calatrava foi seleccionado para projectar o Museu dell’Opera del Duomo, em Florença, Itália (2002-); o Symphony Center para a Orquestra Sinfónica de Atlanta na Georgia e o Terminal de Transportes para a zona zero em Manhattan ( World Trade Center), Nova Iorque (2003-).
Arquitectura de Santiago Calatrava
Em 1993 Calatrava ganhou o projecto de arquitectura para a Estação do Oriente, em Lisboa, que seria inaugurada por ocasião da Expo 98. O arquitecto-engenheiro entendeu o conjunto da estação como um forte elemento de ordenação urbana, não como um volume isolado, apenas agarrado à linha férrea. Aliás como conjunto, a estação é o somatório de uma estação de caminhos-de-ferro, uma central de camionagem e uma estação de metropolitano. Para cumprir estas intenções urbanas e pragmáticas, Calatrava resolveu a estação de caminhos-de-ferro, que é do tipo de passagem, como uma ponte alargada sobre a qual cais cobertos cumprem simplesmente a sua função.
A ponte é um tabuleiro de betão armado assente em arcos que se entrecruzam “vegetalmente” antes de chegar ao solo. Dela erguem-se os elementos de cobertura dos cais, cuja referência iconográfica, é a árvore. Ou seja cada elemento, construído em metal, é constituído por um “tronco” que se abre em “ramos”, entre os quais, vigas paralelas sustentam placas de vidro. A sua proporção é arbórea, o que leva à existência de copas altíssimas e com um rigor geométrico que permite uma continuidade na cobertura.
Esta referência à Natureza mostra quanto Santiago Calatrava cumpre a continuidade que a sua pesquisa expressiva tem tido a partir da obra de Antoni Gaudi, o grande arquitecto de Barcelona na transição do século XIX para o século XX, que era um dos defensores da via gótica para a resolução da crise da Arquitectura no século passado.
Um dos edifícios mais emblemáticos de Calatrava, é o Museu de Arte de Milwaukee nos Estados Unidos da América. Instalado originalmente num edifício desenhado por Eero Saarinen e David Kahler, o museu, recebeu em 2001 um novo pavilhão com mais de dez mil metros quadrados.
Os trabalhos foram iniciados em 1995, quando o arquitecto espanhol apresentou os seus primeiros “croquis”. O novo espaço ampliou em trinta por cento a área expositiva e assim permitiu a mostra de grande parte do seu acervo permanente, que contém obras como, Gaudi, Picasso e Andy Warhol, entre outros nomes.
Para conseguir uma forte ligação com o edifício existente e com a paisagem do lago Michigan, Calatrava desenhou um pavilhão leve, transparente e curvilíneo, que estabelece um diálogo com o compacto e rectilíneo edifício de Saarinen.
O elemento arquitectónico mais interessante do projecto é a grande asa instalada sobre o edifício, que funciona como um “brise-soleil” para controlar a incidência da luz e do calor sobre o hall de entrada do edifício. Móvel, sustentada por finos tendões de aço, a peça mede cerca de sessenta metros de comprimento no seu ponto mais largo e pesa cerca de noventa toneladas. A direcção do museu chegou a recomendar o uso de materiais mais leves, como fibra de carbono, mas os custos seriam proibitivos.
Assim, considerando a velocidade dos ventos locais, os problemas de operação da asa e as limitações do orçamento, a equipe de Calatrava optou pela estrutura de aço e de grandes painéis de vidro.
Essa peça, como as asas de um anjo, protege a entrada principal do museu, constituída por um átrio em forma parabólica com cerca de trinta metros de altura. A " forma escultórica" resultante transformou-se na identidade institucional do museu e num dos principais ícones da própria cidade.
Os Jardins e as fontes foram projectadas pelo arquitecto paisagista Dan Kiley a completar a obra.
Ocupando uma área com cerca de seis mil metros quadrados, o projecto procurou integrar o museu à cidade, como uma praça de lazer e eventos culturais. Duas fontes monumentais com cerca de dez metros de altura e doze metros de diâmetro funcionam como eixos de articulação do espaço. Entre elas, linhas de jactos de água comandados por sensores de presença, oferecem um divertimento para crianças e adultos. Iluminados com fibras ópticas, elas formam uma cortina de água que dança conforme a passagem de pessoas pelas proximidades.
Outro projecto audacioso de Santiago Calatrava, é o Fordham Spire, uma estrutura que se assemelha a uma broca em direcção ao céu e a sua forma, ao tronco de uma mulher vestida com uma saia ao vento. "Como muitos de meus desenhos, a torre inspira-se numa das minhas esculturas", afirmou o arquitecto espanhol.
A fachada de vidro produz um efeito de pregas descendentes, que foi obtido graças a uma inovação estrutural. À medida que vão subindo, os andares giram duzentos e setenta graus ao redor do pilar central, dando à fachada a impressão de movimento.
Planeado para ocupar um amplo espaço nas margens do Lago Michigan, o edifício abriga um hotel com duzentos e cinquenta apartamentos de luxo.
Este projecto foi baptizado de Fordham Spire pelo seu promotor, Christopher Carley, presidente da construtora Fordham Company.
O estilo de Calatrava está presente no amplo repertório de pontes sinuosas e curvilíneas, em estações de transporte com arcos e marquises inspirados em olhos, pássaros e nas suas próprias esculturas.
O efeito de pregas da fachada de vidro da torre Fordham é obtido mediante uma inovação estrutural: os andares giram 270 graus ao redor do pilar central à medida que vão subindo.
Calatrava, autor da ampliação do Milwaukee Art Museum e artífice do complexo olímpico de Atenas, entre outras obras importantes, afirmou: "é um verdadeiro desafio projectar um edifício para Chicago, seguindo os passos de outros grandes arquitectos".
Chicago é o berço da arquitectura moderna e alimentou a imaginação dos professores Louis Sullivan, Daniel Burnham, Frank Lloyd Wright e Mies van der Rohe. Actualmente, a cidade abriga três dos quinze prédios mais altos do mundo, entre eles a famosa Torre Sears.
Acerca de Chicago ser o cerne da arquitectura contemporânea, Carley, sublinhou: "Queremos seguir essa tradição no século XXI e dar de presente à cidade uma obra prima de um dos inquestionáveis génios da actualidade", admitindo que o projecto é o resultado de um esforço de três anos para levar a arte do arquitecto espanhol a Chicago.
Calatrava recebeu em Fevereiro de 2005 a Medalha de Ouro do Instituto Americano de Arquitectos, o maior prémio que esta organização entregou. Em Abril de 2005, a revista "Time" nomeou-o uma das cem personalidades mais influentes do mundo.
Após catorze anos a viver entre Paris e Zurique, os crescentes compromissos nos Estados Unidos da América levaram-no recentemente a estabelecer-se em Nova Iorque, onde o arquitecto espanhol já possuía um escritório há algum tempo.
Calatrava já tem dois projectos na "cidade dos arranha-céus": um prédio residencial e a uma estação de transporte público para a "zona zero".
Entre as maiores estruturas públicas que Calatrava projectou estão:
Estação Ferroviária de Stadelhofen, Zurique, Suíça, (1983-90);
Pavilhão de Kuwait , Expo '92, Sevilha, Espanha (1991-92);
Terminal do Aeroporto de Lyon, França (1989-94);
Cidade das Artes e da Ciência, Valência, Espanha (1991-96);
Auditório de Tenerife, Ilha das Canárias (1991-2003);
Estação do Oriente, Parque das Nações, em Lisboa, Portugal (1993-98);
Calatrava, conhecido também pelas suas numerosas pontes, comentou que uma ponte é uma referência importante numa cidade e pode ser usada para complementar a paisagem.
Em 2014 concluiu o Edifício do “Florida Polytechnic University”.
Lakeland, Florida. Santiago Calatrava trouxe para imóvel o seu amplo conhecimento e imaginação para criar um projecto de Inovação, Ciência e Tecnologia no “Florida Polytechnic University”, em Lakeland, um impressionante edifício escultural com estruturas de alumínio leve para reduzir o ganho solar em até 30%. A mais impressionante parte do design é provavelmente o tecto robótico que se move e o interior, que combina cimento armado, vidro e alumínio.
Em todos os seus projectos, Calatrava enfrentou desafios complexos, com soluções práticas notavelmente simples e elegantes. As suas concepções são inspiradas frequentemente pela natureza, mas as formas orgânicas são transformadas pelas arrojadas respostas técnicas usando materiais tais como o aço e o vidro - criando uma síntese da luz, do espaço, do material, da forma e da estrutura.
Um mestre que nos transporta a um mundo de sonhos irrepetíveis.
Theresa Bêco de Lobo