Berlin Photo Week I  Amantes da Fotografia reúnem-se em Berlin

Os Banhistas, 1930. George Hoyningen-Huene, (Americano/Russo, 1900–1968). Fatos de Banho, Izod, 1930. Créditos da imagem: © George Hoyningen-Huene Estate Archives Colecção George Hoyningen-Huene Estate Archives Cortesia Berlim Photo Week

Balenciaga, 1938. George Hoyningen-Huene, (Americano/Russo, 1900–1968). Fatos de Banho, Izod, 1930. Créditos da imagem: © George Hoyningen-Huene Estate Archives Colecção George Hoyningen-Huene Estate Archives Cortesia Berlin Photo Week

Greta Garbo, 1955. George Hoyningen-Huene, (Americano/Russo, 1900–1968). Fatos de Banho, Izod, 1930. Créditos da imagem: © George Hoyningen-Huene Estate Archives Colecção George Hoyningen-Huene Estate Archives Cortesia Berlin Photo Week

Crianças a brincar junto do Muro de Berlim, em Berlim, Alemanha 1963. Thomas Hoepker, (Alemão,1936). Créditos da imagem: © Thomas Hoepker / Magnum Photos Cortesia Berlin Photo Week

Crianças a Brincar no Lado Ocidental do Muro de Berlim, Berlim Ocidental, Alemanha, 1963. Thomas Hoepker, (Alemão,1936). Créditos da imagem: © Thomas Hoepker / Magnum Photos Cortesia Berlin Photo Week

Funplace Créditos de imagem:© Kolja Eckert Cortesia Berlin Photo Week

BERLIN PHOTO WEEK 2019 Funplace Créditos de imagem: © Kolja Eckert Cortesia Berlin Photo Week

Memória do Sul, 1957. Heinz Hajek-Halke (Alemão 1898–1983). Créditos da imagem: © Heinz Hajek-Halke und CHAUSSEE 36. Cortesia Berlin Photo Week.

Die üble Nachrede, 1932. Heinz Hajek-Halke (Alemão 1898–1983). Créditos da imagem: © Heinz Hajek-Halke und CHAUSSEE 36. Cortesia Berlin Photo Week.

RAW-Gelände, Berlin 2020. Haubentaucher Cortesia BERLIN PHOTO WEEK

RAW-Gelände, Berlin 2020. Haubentaucher Cortesia BERLIN PHOTO WEEK

Durante os vários dias do mês de Agosto e no início de Setembro, os amantes de fotografia de todo o mundo reúnem-se na cidade de Berlim para assistir a um dos acontecimentos mais importantes da Europa, o Berlin Photo Week.

 

Este ano a terceira edição do festival de fotografia BERLIN PHOTO WEEK (BPW) realiza-se de 26 de Agosto a 3 de Setembro de 2021, permitindo aos visitantes conhecerem um dos eventos mais importantes. A ideia inovadora de realizar uma exposição – a Berlin Photo Week– oferece aos interessados uma mais-valia otimizada – “Imaging e Tech”.

 

O Berlin Photo Week irá receber visitantes no multifacetado pavilhão HAUBENTAUCHER em R.A.W.

 

De acordo com os regulamentos aplicáveis ​​do coronavírus, o festival vai mais uma vez comemorar a fotografia em todas as suas formas, dar-lhe vida e discutir temas relevantes. Para os entusiastas das imagens, profissionais da fotografia e também amadores, haverá muita emoção para oferecer a todos.

 

A indústria global da fotografia preparou um conjunto eventos de criatividade e inovação na Berlin Photo Week 2021, não apenas na capital da Alemanha, mas em todo o mundo. Com um conceito único - combinando fotografia, vídeo e arte com notícias e inovação da indústria da imagem. A Berlin Photo Week reúne criativos, artistas, profissionais de imagem, entusiastas da fotografia e celebridades com empresas de tecnologia, marcas líderes da indústria de imagem e muitos outras marcas globais que veem a fotografia como uma parte fundamental da sua identidade corporativa. Muitas marcas e profissionais da imagem já confirmaram a sua participação, enquanto a Berlin Photo Week também espera milhares de visitantes, além de milhões participantes.

 

A Messe Berlin estabeleceu uma parceria especial com a Berlin Photo Week para a realização de um acontecimento único e inovador destinado a todos os apaixonados da fotografia.

 

Um destaque central do festival é o Funplace, que já gozava de grande popularidade em 2019, e estes anos, apresenta os últimos desenvolvimentos da indústria da imagem de forma lúdica e convida os visitantes a vivenciar e experimentar as novas técnicas fotográficas em instalações walk-in, parques fotográficos e sessões de fotografia ao vivo. Fora do salão, o programa é complementado por áreas de lazer e zonas de diversão ao redor do Badeschiff. 

 

A visão da BERLIN PHOTO WEEK deste ano também pode ser sentida e vivenciada em frente ao espaçoso complexo HAUBENTAUCHER.

 

O público pode mais uma vez esperar inúmeras exposições de alto nível, palestras emocionantes e discussões de especialistas sobre temas da fotografia contemporânea, assim como o popular Funplace, onde "marcas" de renome, como Panasonic, Leica, WhiteWall e outras, convidam os visitantes a experimentar as novas as tecnologias interativas especiais da fotografia.

Um dos destaques da exposição é a apresentação exclusiva do trabalho do icónico fotógrafo americano-russo George Hoyningen-Huene, que é reconhecido como um dos artistas mais célebres no género da fotografia de moda. O seu estilo elegante e sofisticado teve um impacto dramático nas casas de moda em todo o mundo e o seu trabalho continua actualmente a ter uma relevância, como alguém que criou alguns dos retratos fotográficos e composições mais marcantes do século XX. Hoyningen-Huene, que se destacou nas fotografias de moda nos retratos no início dos anos 20 e 30 trabalhou para revistas célebres, como VOGUE, Vanity Fair e Harper's Bazar.

 

Por iniciativa do Director de Arte da Berlin Photo Week, Benjamin Jäger, e com a autorização do George Hoyningen-Huene Estate Archives, fez uma selecção das suas imagens clássicas para expor no espaço da mostra da Villa Grisebach de Berlim.

 

O destaque da segunda exposição na HAUBENTAUCHER, que combina a técnica da fotografia e do cinema, celebrando o trabalho do célebre fotógrafo da Magnum, Thomas Hoepker e de Bruce Gilden.

 

Em exibição está patente a sua importante série a preto / branco "Mauerkinder" ("Parede com Crianças"), vista pela última vez em 2011. Entre as imagens expostas do livro do fotógrafo da Magnum Thomas Hoepker, pode-se observar as Vistas de um País Desaparecido, que contém fotografias da Alemanha Oriental tiradas ao longo de um período de cerca de 30 anos. Elas mostram uma visão única da vida quotidiana dos alemães da zona oriental de Berlim, desde a época em que o Muro foi erguido até a sua demolição.

 

Esta exposição ao ar livre será encerrada com um documentário de "Hoepker - Além da Vida", esta pequena metragem actualmente a ser preparada sobre a vida e obra de Hoepker, foi dirigida por Nahuel Lopez. A estreia está prevista para o final de 2021 (distribuidor: DCM); A Berlin Photo Week irá convidar os principais protagonistas do filme para um colóquio.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, alguns artistas continuaram a usar a fotomontagem mais em privado. Estão expostas na mostra algumas fotomontagens, destacando-se as de Karel Teige, o líder da vanguarda Checa, para o qual fez centenas de trabalhos e especialmente para os seus amigos mais íntimos e principalmente para o seu compatriota Jindrich Heisler, para quem criou as fotomontagens, enquanto se escondia durante mais de três anos para se escapar da deportação. Para estes artistas e outros, as ramificações políticas do surrealismo adquiriram uma importância tal, assim como o poder da fotomontagem para criticar o estado do mundo, criaram série de exemplos de imagens com grande modernidade realizados nos anos de crepúsculo.   

 

A FUNDAÇÃO

A Berlin Photo Week foi iniciada em 2018 como um novo e criativo festival de fotografia. Desde então, a Berlin Photo Week tem como objectivo adicionar às importantes tradições da fotografia de longa data, uma celebração em torno de tudo que está relacionado sobre a fotografia. Dos artistas, da tecnologia e das histórias por trás das imagens, à descoberta de novos talentos, formando novas ligações e vendo a cidade Berlim por novas perspectivas.

 

A NOVA FORMAÇÃO

Berlin Photo Week é, desde o final de 2020, um projecto conceptual e economicamente independente que pode ser visto e ensaiado em toda cidade de Berlim, apresentando um local criativo central com eventos via satélite. A equipa fundadora deste formato de evento inovador BERLIN PHOTO WEEK juntou forças com novos parceiros estratégicos, Messe Berlin GmbH e IMH Imaging Media House GmbH & Co. KG, para organizar a sua terceira edição em 2021 e desenvolver ainda mais o festival de fotografia.

 

O público tem a oportunidade de assistir a exposições, palestras e mesas redondas de especialistas em fotografia, assim como descobrir o FUNPLACE, no qual as marcas líderes como Panasonic, Leica, WhiteWall e outras irão oferecer experiências únicas.

“Com uma equipa experiente e entusiasta da Berlin Photo Week, iremos hospedar um festival de imagens inspirador neste ano 2021. Junto com os nossos parceiros, faremos do Power of Imaging uma experiência tangível com eventos em torno da Imaging Experience, Arts & Culture e Creative City”, disse Wolfgang Heinen, CEO da Berlin Photo Week.

 

As experimentações na arte vanguardista não apenas incluíam o uso da imagem fotográfica como elemento das suas obras como também na construção de novas concepções da fotografia. Esse foi um movimento simultâneo em várias partes da Europa central que procurou explorar as potencialidades do meio fotográfico – assim como foi feito nas várias artes. A questão das inevitáveis escolhas do operador foram ficando gradualmente mais claras e a fotografia pôde privilegiar-se de um reconhecimento mais amplo da sua vocação para a expressão artística. Independente do material, o homem sempre trabalha com escolhas e signos que se tornam marcas deixadas nas suas criações. Então, a máquina fotográfica, símbolo da uma nova era para a humanidade, deixou de ser vista com ingenuidade e foi admitida no círculo da criação pela imaginação e da tradução do visível.

Theresa Bêco de Lobo