
Basquiat x Warhol I Pintura a 4 mãos
![]() Cartaz da Exposição Basquiat x Warhol, Pintura a 4 Mãos. Cortesia Foundation Louis Vuitton, Paris. | ![]() Brown Spots (Retrato de Andy Warhol, como uma Banana), 1984. Jean-Michel Basquiat, (Americano, 1960-1988). Acrílico e óleo sobre tela. Colecçãot particular. Cortesia Galerie Bruno Bischofberger, Männedorf-Zurich, Suiça. Crédito do artista : © Estate of Jean-Michel Basquiat Licensed by Artestar, New York. Crédito da fotografia: Courtesy Galerie Bruno Bischofberger, Männedorf-Zurich. Cortesia Foundation Louis Vuitton, Paris. | ![]() “Arm and Hammer II”, 1984/1985. Jean-Michel Basquiat, (Americano, 1960-1988) e Andy Warhol, (Americano,1928-1987). Crédit artiste: © Estate of Jean-Michel Basquiat Licensed by Artestar, New York, © 20…[année d’autorisation] The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc. / Licensed by ADAGP, Paris. Acrílico, tinta serigráfica e óleo sobre tela. Colecção Bischofberger, Männedorf-Zurich, Suiça. Crédito do artista: © Estate of Jean-Michel Basquiat Licensed by Artestar, New York. |
---|---|---|
![]() Duas Cabeça, 1982. Jean-Michel Basquiat, (Americano, 1960-1988) Acrílico e óleo sobre tela em moldura de madeira. Cortesia Gagosian. Fotografia: Robert McKeever. Crédito do artista: © Estate of Jean-Michel Basquiat Licensed by Artestar, New York. Crédito da fotografia: © Robert McKeever. Cortesia Foundation Louis Vuitton, Paris. | ![]() Auto-retrato de Andy Warhol com Jean-Michel Basquiat, 4 Outubro 1982. Andy Warhol, (Americano,1928-1987). Fotografia Polaroid. Colecção Bischofberger, Männedorf-Zurich, Suiça. Crédito da imagem: © 20…[année d’autorisation] The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc. / Licensed by ADAGP, Paris. Cortesia Galerie Bruno Bischofberger, Männedorf-Zurich. Cortesia Foundation Louis Vuitton, Paris. | ![]() Andy Warhol, 1982/1987. Francesco Clemente, (Italiano 1952). Crédito do artista:© Francesco Clemente Crédit fotografia: Courtesy of Francesco Clemente Studio. Colecção Virginia Yearick, Francesco Clemente Studio. Cortesia Foundation Louis Vuitton, Paris. |
![]() Sem Título(Fun Gallery Fridge), 1982. Jean-Michel Basquiat, (Americano, 1960-1988), Keith Haring, (Americano, 1958 – 1990) e outros artistas: Crédito artista:© Estate of Jean-Michel Basquiat Licensed by Artestar, New York. Crédito artista © Keith Haring Foundation. Crédito da fotografia: Cortesia da Colecção Larry Warsh. Colecção Larry Warsh. Cortesia Foundation Louis Vuitton, Paris. | ![]() Retrato de Jean-Michel Basquiat, como David, 1984. Andy Warhol, (Americano,1928-1987). Polímero sintético e tinta serigráfica sobre tela. Crédito do artista: © 20…[année d’autorisation] The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc. / Licensed by ADAGP, Paris. Crédito da fotografia: Cortesia Norman e Irma Braman. Colecção Norman et Irma Braman. Cortesia Foundation Louis Vuitton, Paris. | ![]() Sem título, 1984. Jean-Michel Basquiat, (Americano, 1960-1988) e Andy Warhol, (Americano,1928-1987). Acrílico, tinta serigráfica e óleo sobre tela. Fotografia: Clint Jenkins. Lonian Gallery, LLC Crédito do artista: © Estate of Jean-Michel Basquiat Licensed by Artestar, New York; Crédito da imagem: © 20...[année d’autorisation] The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc. / Licensed by ADAGP, Paris Crédito da fotografia: © Clint Jenkins. Cortesia Foundation Louis Vuitton, Paris. |
![]() Sem título, (Madonna, I’m Not Ashamed), 1985. Keith Haring, (Americano, 1958 – 1990) e Andy Warhol, (Americano,1928-1987). Crédito do artista: © Keith Haring Foundation, Crédito da imagem: © 20…[année d’autorisation] The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc. / Licensed by ADAGP, Paris Crédito da fotografia: Cortesia de Keith Haring Foundation. Cortesia Foundation Louis Vuitton, Paris. | ![]() Colaboração, 1984/1985. Jean-Michel Basquiat, (Americano, 1960-1988) e Andy Warhol, (Americano,1928-1987). Crédito do artista:© Estate of Jean-Michel Basquiat Licensed by Artestar, New York, Crédito da imagem: © 20…[année d’autorisation] The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc. / Licensed by ADAGP, Paris. Colecção The Andy Warhol Museum, Pittsburgh ; Founding Collection Contribution The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc. 1998. Cortesia Foundation Louis Vuitton, Paris. | ![]() Simbolo do Dólar / Não me Pise, 1984/1985. Jean-Michel Basquiat, (Americano, 1960-1988) e Andy Warhol, (Americano,1928-1987). Acrílico, tinta serigráfica e lápis de cor sobre linho. Crédito do artista: © Estate of Jean-Michel Basquiat Licensed by Artestar, New York, Crédito da imagem: © 20…[année d’autorisation] The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc. / Licensed by ADAGP, Paris Colecção The Andy Warhol Museum, Pittsburgh; Founding Collection, Contribution The Andy Warhol Foundatio |
Em 2018, a “Foundation Louis Vuitton” apresentou a exposição "Jean-Michel Basquiat", um grande sucesso que atraiu cerca de 700.000 visitantes.
Este ano, de 5 de Abril a 28 de Agosto, a Fundação continua a destacar a obra de Jean-Michel Basquiat, revelando, desta vez, a sua colaboração com Andy Warhol.
Entre 1984 e 1985, Jean-Michel Basquiat (1960-1988) e Andy Warhol (1928-1987) criaram cerca de 160 pinturas em conjunto, "à quatre mains", incluindo algumas das maiores obras produzidas durante as respectivas carreiras. Keith Haring (1958-1990), que testemunhou a sua amizade e colaboração na produção, viria a comentar de uma "conversa que ocorre através da pintura, em vez de palavras", e de duas mentes que se fundem para criar uma "terceira mente distinta e única".
Na Primavera de 2023, na Foundation Louis Vuitton, em Paris "Basquiat x Warhol. Pintura a 4 Mãos" apresenta a exposição mais importante alguma vez dedicada a este extraordinário grupo de trabalho. Com curadoria de Dieter Buchhart e Anna Karina Hofbauer, em parceria com Olivier Michelon, curador da “Foundation Louis Vuitton”, a mostra reúne mais de 300 obras e documentos, incluindo 80 telas assinadas conjuntamente pelos dois artistas. Estão também apresentadas obras individuais de cada um deles, assim como um conjunto de obras de outros grandes artistas (Keith Haring, Jenny Holzer, Kenny Scharf, Michael Halsband...), a fim de evocar a energia da cena artística da “New York downtown” dos anos 1980. A exposição foi ainda completada e intercalada com fotografias, incluindo a célebre série de fotografias "Boxing Gloves" de Michael Halsband produzida para o cartaz da exposição Jean-Michel Basquiat e Andy Warhol em 1985.
Jean-Michel Basquiat
Jean-Michel Basquiat (1960-1988) foi um pintor neo-expressionista e graffitii norte-americano, o primeiro afro-americano a fazer sucesso nas artes plásticas de Nova Iorque.
Jean-Michel Basquiat nasceu no Brookling, Nova Iorque, no dia 22 de Dezembro de 1960. Filho de Gerard Jean-Basquiat, ex-ministro do interior do Haiti e de Mathilde Andrada, de origem porto-riquenha. O seu pai emigrou para os Estados Unidos e tornou-se proprietário de um grande escritório de contabilidade.
Após a separação dos seus pais, mudou-se com o pai e as irmãs para Porto Rico onde viveu entre 1974 e 1976. Depois de 1976 voltou a Nova Iorque e estudou na Edward R. Murrow High School, mas não concluiu o curso. Com 18 anos saiu de casa e foi morar com alguns amigos quando passou a pintar t-shirts e a. vender nas ruas de Nova Iorque.
Com o amigo, Al Diaz, realizou graffitis nas paredes e o no metro de Nova Iorque e assinava “SAMO”. Começou a aparecer num canal de televisão e foi convidado para participar do filme Downtown 81. Basquiat ficou conhecido internacionalmente, fez amizade com Andy Warhol e começou a pintar telas que foram comercializadas em Nova Iorque, Los Angeles, Zurique e Tóquio.
A arte de Jean-Michel Basquiat era chamada de “primitivismo intelectualizado”, com tendência ao neoexpressio-nismo, que retrata corpos esqueléticos, rostos apavorados e mascarados. Os anos de 1982 a 1985 foram os mais produtivos da carreira de artista, coincidindo com a amizade com Andy Warhol, época que fez colagens e quadros com mensagens escritas. Nessa época participou em grandes exposições com a ajuda de alguns curadores.
Após a morte de Warhol, em 1987, Basquiat sentiu-se perdido e isso reflectiu-se na sua arte. Começou a exagerar no consumo de drogas e morreu de uma overdose de heroína com cocaína. Jean-Michel Basquiat faleceu em Nova Iorque, no dia 12 de Agosto de 1988.
Da arte de rua aos grandes museus e leilões internacionais, a obra e a vida de Basquiat são inigualáveis.
Andy Warhol
Warhol, representa um artista versátil, que nasceu em 1928, em Pittsburgh, e morreu em Nova Iorque em 1987. Ele completou um curso de design no Carnegie Institute of Technology, em Pittsburgh, atualmente conhecido como Carnegie Melon University. Nesta conhecida escola técnica, Andy já exercitava o seu estilo polémico, pois recusava-se a aceitar as normas estabelecidas.
Ao concluir o curso, seguiu para Nova Iorque e logo iniciou a sua carreira como ilustrador de revistas, como Vogue, Harper's Bazaar e The New Yorker, e como produtor de anúncios publicitários para serem exibidos nas montras de vários estabelecimentos comerciais. A sua trajectória profissional como artista gráfico, coroada de êxito, iniciou-se nesse momento. Ao longo da sua carreira conquistou inúmeros prémios como director de Arte do Art Director's Club e do The American Institute of Graphic Arts.
Andy realizou a sua primeira exposição individual em 1952, na Hugo Galley, com a mostra de quinze desenhos inspirados na produção de Truman Capote, jornalista e ficcionista norte-americano. Estes trabalhos foram igualmente exibidos no MOMA, Museum of Modern Art, em 1956, quando ele passou a assinar suas obras como Warhol.
As suas serigrafias das estrelas de cinema alcançaram fama mundial, assim como fizeram as suas reproduções de produtos de consumo. O mundo de Warhol retratou uma sociedade de consumo. De 1962 até à sua morte em 1987, continuou a tomar uma abordagem inovadora que descreve os aspectos da sociedade industrial e comercial. As suas imagens favoritas eram várias marcas de produtos e os rostos das celebridades (Elvis Presley, Beatles).
Na década de 60, a trajectória de Warhol, como artista plástico sofreu uma reviravolta, pois passou a apropriar-se das ideias publicitárias nas suas criações, valendo-se de tonalidades fortes e tintas acrílicas. Neste mesmo período, renovou o movimento conhecido como “Pop Art”, ao gerar mecanicamente inúmeras cópias dos seus trabalhos, através de uma técnica denominada serigrafia - processo de reprodução de imagens sobre papel, madeira, vidro, entre outros materiais. Warhol concretiza assim essa produção artística com temas extraídos do dia-a-dia, como latas de sopas Campbell, garrafas de Coca-Cola, rostos de ícones da indústria cultural. As colagens e a utilização de matéria-prima descartável, geralmente não utilizada pelos artistas plásticos, foram outras técnicas privilegiadas por Andy. Além disto, também criou e financiou a célebre banda The Velvet Underground.
Exposição
A mostra começa com uma série de retratos de Basquiat por Warhol e de Warhol por Basquiat e continua com as primeiras obras, adquiridas pelo Merchant dos dois artistas, Bruno Bischofberger, que beneficiaram de uma colaboração com o artista italiano Francesco Clemente (1952). Após a realização destes quinze quadros em conjunto com Clemente, Basquiat e Warhol prosseguiram a sua colaboração quase diariamente, com entusiasmo e cumplicidade. A energia e a força das suas trocas incessantes são a força motriz da exposição, através de obras como “Ten Punching Bags” (Última Ceia) ou a tela “African Mask” (Máscara Africana) de 10 metros de comprimento.
Basquiat admirava Warhol como um ancião, uma personalidade-chave do mundo da arte e o pioneiro de uma nova linguagem e de uma relação inovadora com a cultura pop. Warhol, por sua vez, encontrou em Basquiat um interesse renovado pela pintura. Graças a ele, voltou a pintar manualmente numa escala muito grande. Os temas de Warhol (jornais, logótipos da General Electric, da Paramount e dos Jogos Olímpicos) servem de base a toda uma série de obras de arte que pontuam a exposição.
"O Andy começava uma (pintura) e punha-lhe algo muito reconhecível, ou um logótipo de um produto, e eu desfigurava-a. Depois tentava que ele a pintasse. Depois tentava que ele trabalhasse mais um pouco, tentava que ele fizesse pelo menos duas coisas", explicou Basquiat. "Primeiro desenhava-o e depois pintava-o como o Jean-Michel. Acho que as pinturas que estamos a fazer juntos são melhores quando não se pode dizer quem fez que partes", observou Warhol.
A exposição mostra um diálogo de estilos e formas que também aborda temas cruciais como a integração da comunidade afro-americana na narrativa da América do Norte - um continente em que Warhol foi um dos principais fabricantes de ícones.
Theresa Bêco de Lobo